Cada um dos fatores que atuam no resultado final de um vinho esconde muitas possibilidades e, para quem está começando a mergulhar no mundo dos vinhos, entender os motivos que geram todas essas diferenças pode ser um tanto complicado.

Pensando nisso, preparamos este post para explicar como é possível que vinhos da mesma região tenham aromas, cores e sabores distintos. Preparado? Acompanhe!

Continuar lendo

No Brasil, os chamados vinhos suaves ou doces ainda sofrem muito preconceito, sendo associados a bebidas de baixa qualidade e que têm a oferecer pouco mais do que uma ressaca memorável na manhã seguinte.

Para ajudar você a quebrar esse preconceito e expandir as possibilidades da sua adega, preparamos este material com tudo o que você precisa saber para se deliciar com alguns dos melhores vinhos já produzidos. 

Continuar lendo

A magia da gastronomia e da harmonização de vinhos e pratos está nas inúmeras possibilidades de combinações que criam novos sabores e resultam em experiências sensoriais inesquecíveis.

Você já imaginou, por exemplo, degustar um queijo gorgonzola acompanhado de um vinho doce? Acredite, fica delicioso! Achou interessante? Confira no post 6 dicas deliciosas de harmonização de vinhos.

Continuar lendo

Em um tempo não tão distante assim, ser apreciador de vinho era uma tarefa que exigia esforço. Pesquisar novos rótulos de vinho e descobrir harmonizações diferenciadas dependia de tentativas, muitas vezes malsucedidas, e as informações eram obtidas por revistas e livros. Atualmente, esse cenário está muito mais acessível, com um bom número de blogs, sites e até aplicativo de vinhos.

Por isso, neste texto, vamos delinear os principais cuidados que devem ser tomados para tornar as experiências com vinho mais agradáveis e, depois, apresentar os 10 melhores aplicativos para você obter informações confiáveis sobre os rótulos. Confira!

Continuar lendo

É comum ouvirmos, mesmo de pessoas que não são boas conhecedoras de vinhos, que o vinho melhora com o tempo. Embora essa afirmação seja parcialmente verdadeira, também é possível apreciar vinhos jovens e ter uma experiência complexa e enriquecedora.

Ao longo deste artigo, abordaremos alguns dos mitos mais comuns que cercam a degustação de vinhos. Também conheceremos alguns dos benefícios de se apreciar vinhos mais jovens e como você pode alargar os seus horizontes e se abrir para rótulos com pouca idade.

Continuar lendo

Se você aprecia um bom espumante, já deve conhecer método Champenoise, que é a forma mais tradicional de elaborá-lo, mas você sabia que essa não é a única maneira de produzir a bebida? Muito difundido mundo afora, o método Charmat é amplamente utilizado, mas pouco conhecido pelos consumidores.

Neste artigo vamos abordar justamente isso: os detalhes do método Charmat, suas peculiaridades e como ele influencia o sabor e os aromas do espumante. Acompanhe!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!