Você já experimentou algum molho a base de vinho? A bebida tão apreciada no mundo todo e que acompanha os mais diversos pratos, também pode fazer parte da receita, conferindo sabores e aromas irresistíveis.
Carnes vermelhas ou brancas, massas e, até mesmo, sobremesas podem receber o molho de vinho que, por sua vez, pode ser feito com diversos estilos de vinhos. Quer uma experiência gastronômica inusitada e inesquecível? Aposte nessa opção e confira as receitas que separamos para você. Boa leitura!
Contrafilé ao molho de vinho tinto
Que o vinho tinto harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas não é segredo para ninguém, mas regar um suculento contrafilé com um molho obtido através da bebida de baco, é uma experiência que vale ser vivida. A receita é dividida em 3 partes (o caldo de carne, o molho e a carne propriamente dita), mas não se preocupe, tudo será explicado a seguir.
Ingredientes do caldo de carne
- 1 kg de costela bovina;
- 1 cenoura grande;
- 1 talo de aipo;
- 1 cebola;
- 2 dentes de alho;
- 1/2 de alho-poró
Modo de preparo do caldo de carne
O início de todo o processo é a preparação da carne, levando-a até o forno para que seja assada e obtenha uma coloração dourada, indicando que todos os sabores foram extraídos. Em uma panela grande, junte a carne com os legumes, completando o volume da panela com água, até que todos os componentes sólidos da receita estejam cobertos. Deixe ferver por 5 horas em média, acrescentando água, se necessário, até que o caldo esteja denso e concentrado em sabores. Coe e reserve. Lembre-se que esse caldo de carne pode ser utilizado em diversas receitas, conferindo um sabor mais intenso e marcante ao conjunto da obra.
Ingredientes do molho de vinho tinto
- 80 g de manteiga;
- 80 g de farinha de trigo;
- 8 colheres de sopa de caldo de carne;
- 500 ml de vinho tinto seco;
- 2 cebolas roxas cortadas em julienne;
- sal e pimenta.
Modo de preparo do molho de vinho tinto
Em uma panela, doure a farinha na manteiga e acrescente o caldo de carne aos poucos, mexendo sempre. Em outra panela, refogue as cebolas em um pouco de manteiga, junte o vinho e deixe reduzir. Por fim, misture a redução ao caldo, tempere com sal e pimenta, coe e reserve mantendo quente.
Ingredientes do contrafilé
- Manteiga;
- 1 kg de contrafilé em bifes altos
- Sal e pimenta-do-reino.
Modo de preparo do contrafilé
Aqueça uma frigideira grande, derreta a manteiga, disponha os bifes de contrafilé, tempere com sal e pimenta e grelhe até o ponto desejado. Então, junte o molho de vinho e bom apetite! Você pode usar o mesmo molho com outros cortes de carnes vermelhas, como o filé mignon. Outra sugestão é acrescentar champignons fatiados para ainda mais sabor.
Dica: Restaurante Maria Valduga: conheça as principais especialidades
Penne ao molho de vinho rosé
Massas são sempre bem-vindas, concorda? Contudo, quem protagoniza o prato são os molhos. Este fato, fez com que vários molhos fossem desenvolvidos, considerando os gostos e hábitos culturais de cada região.
Mostraremos a seguir um molho obtido de vinho rosé, sendo caracterizado por sabores sutis e muito delicados. Acompanhe.
Ingredientes
- 250 gramas de massa do tipo penne;
- 3 dentes de alho bem amassados;
- Azeite de oliva extravirgem o quanto baste;
- ½ cebola picada;
- ½ taça de vinho rosé;
- 1 lata de creme de leite sem soro;
- Queijo parmesão ralado;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo
Em uma panela, doure o alho e a cebola no azeite. Acrescente o vinho, deixe reduzir e junte o creme de leite. Tempere com sal e pimenta e reserve. Cozinhe o penne ao dente, escorra a água e disponha nos pratos. Regue o macarrão com o molho de vinho rosé, polvilhe o parmesão ralado e sirva com peito de frango grelhado, se preferir. Fácil, prático e delicioso!
Peixe ao molho de vinho branco
O vinho branco é um clássico para harmonizar com os mais variados pratos onde peixes são protagonistas. Nesta receita, ele faz parte do molho trazendo o frescor necessário. O passo a passo é bem fácil, veja.
Ingredientes
- 3 filés de peixe-branco de sua preferência (robalo, linguado, namorado);
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem;
- 2 cebolas picadas;
- 3 dentes de alho amassados;
- 1 colher de manteiga;
- 1 xícara de vinho branco seco;
- 200 gramas de creme de leite
- Salsa e cebolinha picadas;
- Sal e pimenta-do-reino.
Modo de preparo
Em uma frigideira grande e alta, doure os filés de peixe, já temperados com sal e pimenta, em azeite e reserve em outro recipiente. Na mesma frigideira, refogue o alho e a cebola em manteiga, junte o vinho e deixe reduzir por 10 minutos.
Então, acrescente o creme de leite, acerte o sal e a pimenta e misture para incorporar os sabores. Retorne com os filés de peixe e cozinhe por mais 5 minutos. Salpique salsinha e cebolinha picadas e sirva acompanhado de arroz branco e legumes no vapor.
Adquira nossos vinhos na loja online!
Creme de laranja com molho de vinho
O molho de vinho não está somente nos pratos salgados. A bebida também contribui perfeitamente com sobremesas. Esta receita cremosa, traz o cítrico da laranja com a personalidade do vinho tinto.
Ingredientes creme
- 4 ovos inteiros;
- 2 gemas;
- 1 copo americano de suco laranja;
- 2 xícaras de chá de açúcar;
- Manteiga para untar;
- Açúcar para polvilhar.
Ingredientes molho de vinho
- 2 xícaras de chá de açúcar;
- 2 xícaras de chá de vinho tinto;
- 2 colheres de sopa de água.
Modo de preparo
Bata os ovos, as gemas, o suco de laranja e o açúcar no liquidificador até que fique uma mistura homogênea. Unte forminhas de empada com manteiga, polvilhe açúcar e despeje o creme. Leve para assar em banho-maria por 35 minutos em forno médio.
Enquanto isso, faça o molho de vinho reduzindo a bebida com a água e o açúcar até uma consistência de calda. Espere o creme esfriar, desenforme e sirva com o molho de vinho decorado com raspas de laranja.
Existem várias receitas de molhos onde o vinho é o ator principal, desde as salgadas até as doces. Cada uma revelando os aromas e sabores do estilo de vinho escolhido. Os pratos acompanhados pelos molhos são surpreendentes, agradando distintos paladares. Se você ainda não experimentou, não espere muito tempo e vá para a prática.
Achou interessante o nosso post? Sabe de algum amigo que também é apaixonado por vinhos e que adoraria conhecer estas receitas? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que ele veja também!