Restaurante Maria Valduga: conheça as principais especialidades


Restaurante Maria Valduga: conheça as principais especialidades

Você conhece o restaurante Maria Valduga? Ele fica no Complexo Enoturístico da vinícola Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos – RS. É o lugar ideal para quem busca uma experiência gastronômica incrível e inesquecível!

Como não poderia deixar de ser, o menu conta com os pratos típicos da culinária italiana servidos em um ambiente acolhedor em que o requinte e a rusticidade estão em perfeita harmonia.

Quem conhece garante momentos agradáveis e que deixam boas lembranças. Quer saber mais sobre esse local encantador? Então, continue a leitura e confira!

A história

Para quem não conhece, o Complexo Enoturístico é localizado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Lá, se encontra a vinícola Casa Valduga, pioneira no enoturismo da região, desde 1992.

O lugar oferece diversas atrações aos que desejam conhecer mais sobre vinhos e a gastronomia italiana. Entre os passeios nos vinhedos e na vinícola, as degustações e os cursos de vinhos e queijos  dentre outros atrativos, está o restaurante Maria Valduga.

O recinto recebe o nome da matriarca da família, pois foi construído a partir da simples cantina do senhor Luiz Valduga onde Maria fazia sucesso entre os filhos com suas receitas deliciosas que, anos depois, encanta turistas de todas as partes do país e do mundo.

Dica:Você conhece as delícias do restaurante Casa Madeira?

Os ambientes

Assim que se entra no restaurante Maria Valduga é impossível não admirar um belo lustre de cristais no salão principal. No piano, canções italianas e clássicas são tocadas para embalar o almoço nos finais de semana e feriados.

O lugar é requintado e de nada lembra a cantina simples em que os irmãos Valduga faziam os experimentos da vinícola. No entanto, mantém as raízes tão importantes para a história da família com as pedras de basalto e os grandes barris que ornamentam os recintos.

No total, o restaurante conta com 4 ambientes, que recebem de casais apaixonados e famílias a pequenos e grandes grupos, inclusive sendo palco de festas, formaturas e casamentos.

No ambiente principal, a capacidade é para 80 pessoas. Com decoração contemporânea e rústica, ele apresenta uma adega climatizada para abrigar os rótulos da Casa Valduga.

Já no ambiente superior, que acomoda até 70 pessoas, as mesas são feitas das pipas de vinhos utilizadas pela Família Valduga na elaboração dos seus vinhos. O destaque fica por conta de duas grandes pipas de 1500 litros cada.

Também há o salão, com 180 lugares, para grandes eventos e recepções. O ambiente mantém o mesmo cuidado no preparo dos pratos e nos serviços que os demais.

Por último, a Cave das Pipas que é uma sala com valor histórico para a Família Valduga, já que é o lugar em que a elaboração e produção de vinhos foi iniciada. Nela, há uma mesa única para 50 lugares, cercada por pipas centenárias.

A iluminação é baixa, o que deixa o ambiente mais acolhedor e romântico. Com certeza vale uma visita a esse lugar para admirar a bela decoração que não deixa a desejar em nada aos restaurantes mais requintados.

Saiba degustar cada exemplar ao máximo, inovar e criar combinações podem ser boas pedidas para agradar o paladar.

manual gastronômico

As especialidades e a harmonização

Ao mesmo tempo em que o espaço físico foi remodelado elevando a simplicidade a um status de sofisticação, o cardápio original foi preservado com os pratos típicos de uma boa cantina italiana.

Para quem não abre mão de um menu completo e que traga boas lembranças, não pode ficar de fora dessa experiência incrível em sistema de sequência slow food, que começa com entradas e pratos principais terminando em deliciosas sobremesas.

Tudo isso acompanhado, é claro, dos mais importantes vinhos e espumantes da Casa Valduga, e o suco de uva integral da Casa Madeira. A seguir, confira um exemplo do cardápio oferecido pelo restaurante.

Entradas

O banquete é servido começando pela focaccia com antepasto Casa Madeira. Após, uma sopa de capeletti conforta com seus sabores inesquecíveis. Depois, são servidas saladas de folhas verdes, a polenta e o pão caseiro para abrir o apetite.

Para acompanhar essas delícias, o espumante 130 Brut elaborado com Chardonnay e Pinot Noir. Ele é harmônico, elegante e delicado, ideal para esse momento.

Dica: 3 receitas de Focaccia para harmonizar com vinhos

Pratos Principais

Cantina italiana é sinônimo de quê? Sim, massas! É evidente que no restaurante Maria Valduga elas não poderiam faltar. Entre as opções estão o bigoli ao molho de tomate seco, além do tortéi ao molho bolonhesa e fusilli aos quatro queijos, todas preparadas artesanalmente com farinha de grano duro.

Na parte de proteínas, as linguiças e o galeto fazem muito sucesso. Porém, o destaque do cardápio é a costelinha de porco assada servida com geleias, como a de morango com pimenta, da Casa Madeira.

As sugestões de bebidas aqui ficam por conta do Terroir Merlot e o Villa Lobos Cabernet Sauvignon. O primeiro é um vinho varietal versátil, democrático e frutado, com tempo de maturação de 8 meses em barris de carvalho francês.

Já o segundo, cujo nome é em homenagem ao maestro Heitor Villa-Lobos, é um tinto seco com mais potência — intenso e clássico. A maturação é de 12 meses em barris de carvalho francês.

Sobremesas

Para encerrar a refeição com chave de ouro existem 2 opções de sobremesas deliciosas: panna cotta com frutas vermelhas ou sagu de vinho com creme.

O vinho da vez é o 1875 Vinho Tinto Licoroso. Elaborado com Cabernet Sauvignon e Merlot, o rótulo é complexo, denso e com nuances evoluídas. O tempo de maturação é de 6 anos em carvalho francês.

Com um cardápio tão rico em sabores e aromas, nada é melhor do que um bom vinho para harmonizar. No restaurante Maria Valduga, a carta de vinhos conta rótulos da própria casa.

Há também o Jantar Harmonizado  com a assessoria do Chef italiano Franco Gioelli. Nessa ocasião, os pratos combinam com os vinhos e suas propriedades gustativas de modo que um ressalta as características do outro gerando uma experiência extremamente agradável. A cada jantar um novo cardápio é desenvolvido.

No banner abaixo confira todos os produtos da loja online!

conheça mais sobre os produtos da Famiglia

O diferencial

O diferencial da experiência de fazer uma refeição no restaurante Maria Valduga está na tradição de suas massas e pratos típicos. Ainda hoje, todas as receitas são preparadas de maneira tradicional, como há décadas atrás pela matriarca da família.

Os ingredientes são selecionados de maneira a preservar o sabor e a essência da culinária italiana. Para isso, os temperos vêm da própria horta orgânica que é cultivada no local garantido o gosto especial e a qualidade às preparações.

Vale dizer que o restaurante Maria Valduga serve a melhor refeição do Vale dos Vinhedos. Sendo assim, quem vai à região não pode deixar de conferir o lugar e passar bons momentos.

O restaurante Maria Valduga é uma das atrações do Complexo Enoturístico Casa Valduga. Nele, a rusticidade e o requinte são aliados para proporcionar um ambiente acolhedor. Já a experiência gastronômica é incrível com os pratos típicos italianos que preservam a essência da matriarca da família: fartura, simplicidade e muito sabor.

Ficou curioso e quer conhecer mais do restaurante Maria Valduga? Então, acesse o site e saiba tudo sobre esse lugar incrível. Lá você encontra mais informações sobre o local, além do contato. Vale a pena conferir!




Por
08/08/2019

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!