Dia Internacional da cerveja: saiba quando e onde ele é comemorado


Dia Internacional da cerveja: saiba quando e onde ele é comemorado

A cerveja é, atualmente, a bebida alcoólica mais consumida de todo o mundo. Por incrível que pareça, ela ultrapassou em volume até o vinho, e seus diferentes estilos e sabores são apreciados em todo o planeta. Por isso, nada mais natural do que a criação do Dia Internacional da Cerveja.

A celebração dessa bebida vai muito além de um dia especial para degustá-la, já que não há a necessidade de apresentar desculpas para tal feito. Essa comemoração carrega muito contexto, já que a cerveja tem uma grande importância histórica, cultural e faz parte da construção da identidade de muitas sociedades.

Quer saber mais sobre a história dessa bebida tão querida e conhecer alguns aspectos do dia dedicado à sua celebração? Então, basta continuar a leitura e conferir algumas curiosidades sobre a cerveja!

A cerveja e sua origem?

É extremamente difícil precisar quando e onde surgiu a cerveja, já que essa é, muito provavelmente, uma das receitas mais antigas de todo o mundo. Relatos e documentos, no entanto, fazem-nos acreditar que o seu surgimento ocorreu no Egito, em meados dos anos 5.000 a.C.

Sim, é isso mesmo que você leu! De acordo com historiadores, a bebida que hoje conhecemos como cerveja tem cerca de 7.000 anos. Outros dados, no entanto, colocam essa data ainda mais distante da atualidade: 10.000 anos.

De acordo com as pesquisas, a primeira cerveja teria se originado de um erro cometido durante uma receita de pão. O resultado agradou e, a partir daí, ela passou a ser utilizada em celebrações, rituais, oferendas e outras situações cotidianas, sendo consumida até mesmo por crianças no Antigo Egito.

Dica: Conheça os principais tipos de cerveja do mundo

Como essa bebida se transformou na mais consumida do mundo?

Apesar de seu histórico relatar seu frequente consumo em tempos antigos, a cerveja começou a ser ainda mais popularizada durante a Idade Média. Foi nessa época que o estilo moderno surgiu, de um modo bastante parecido com o que conhecemos hoje em dia.

Embora também fosse utilizada durante rituais e eventos específicos, a cerveja passou, nesse período, a ser considerada um componente mais ‘’cotidiano’’ das comunidades feudais. Além disso, nessa época o processo de fabricação da bebida se tornou mais simplificado.

Como já sabemos, a Idade Média foi um período principalmente associado à Europa, local onde existia a maior concentração de pessoas na época. Por isso, com a evolução da sociedade, os europeus disseminaram o consumo dessa bebida pelo mundo, transmitindo os seus costumes aos outros povos.

O que é, afinal, o Dia Internacional da Cerveja?

Com uma história tão antiga, a próxima informação pode parecer um tanto quanto estranha: o Dia Internacional da Cerveja foi criado em 2007, há poucos anos. A sua primeira celebração ocorreu em agosto de 2018 e a sua criação aconteceu na cidade de Santa Cruz, Califórnia e nos Estados Unidos da América.

A celebração desse dia acontece sempre na primeira sexta-feira do mês de agosto de cada ano. Ao redor do mundo, mais de 200 cidades se unem para celebrar, cada um à sua maneira, a existência dessa bebida tão querida por todos.

Dica: Lei da pureza alemã: como ela influencia na qualidade das cervejas?

O objetivo é se unir com amigos e saborear a sua cerveja predileta da maneira que você preferir. Além disso, alguns eventos podem acontecer em cidades cuja produção cervejeira é muito forte, sem falar nas comemorações específicas em pubs e bares ao redor do globo.

Brasil, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Tailândia, África do Sul, Irlanda, Austrália e Suécia são exemplos de países que celebram essa data. Como podemos perceber, pessoas de todos os pontos do planeta se unem em função de uma paixão em comum: a cerveja.

E aí, pronto para comemorar o próximo Dia Internacional da Cerveja? Embora todos os dias sejam ideais para consumir essa bebida, nada mais justo do que um dia dedicado à celebração desse componente tão importante de nossa sociedade, certo? Então, saúde!

conheça mais sobre os produtos da Famiglia




Por
01/08/2019

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!