O que é e como funciona o sistema de pontuação de vinhos?


O que é e como funciona o sistema de pontuação de vinhos?

Com a grande diversidade de rótulos disponíveis no mercado, quem nunca se perguntou qual é o melhor vinho do mundo? Foi partindo disso que críticos renomados se dedicaram a avaliar bebidas de diferentes regiões por meio de sistemas de pontuação de vinhos.

Esse parâmetro é interessante, pois, além de ajudar o consumidor a escolher novos rótulos para experimentar, também é capaz de alavancar as vendas e influenciar os preços antes mesmo dos vinhos saírem da vinícola. Interessante, não é? Porém, como será que funciona a pontuação de vinhos?

Quais são os principais sistemas de avaliação? Vamos descobrir? Então, acompanhe o post de hoje e confira tudo sobre esse assunto.

O que são os sistemas de pontuação de vinhos? 

Os sistemas de pontuação de vinhos servem para padronizar a especificação da bebida por meio de pontos atribuídos conforme a qualidade oferecida por garrafa, sendo que esta é a mais comum. Entretanto, alguns críticos preferem a classificação por estrelas. 

E como isso funciona? São atribuídas notas aos vinhos degustados a partir da avaliação de suas características organolépticas sob o aspecto visual, olfativo e gustativo com base na qualidade de produção e tipicidade. Geralmente essa avaliação é feita em grupo e sem saber quais vinhos são.

É importante lembrar que o método de avaliação não é decisivo, uma vez que a análise depende da preferência pessoal. Assim, a opinião deles deve ser valorizada e servir como referência na hora de escolher um rótulo, mas não ser tomada como uma verdade.

Dica: Vinho para iniciantes: 7 dicas para quem está começando a aprender sobre esse universo

Para atribuir as notas, os degustadores usam uma ficha com critérios padronizados, os quais são avaliados separadamente para ser o mais técnico possível. Em termos de atribuição de pontos, é comum dar notas entre 50 e 100, sendo que os melhores vinhos estão acima de 90 e poucos chegam a esse patamar. 

De maneira geral, as classificações numéricas podem ser interpretadas assim:

  • 100 a 90: são os vinhos excelentes, raros ou extraordinários;
  • 89 a 80: são os vinhos com poucos defeitos e também considerados bem elaborados;
  • 79 a 70: são os vinhos médios, que apesar de serem agradáveis não são muito complexos em sabores, aromas ou corpo; 
  • 69 a 60: são os vinhos que estão abaixo da média por serem considerados como desequilibrados ou com falhas;
  • 59 a 50: são os vinhos inferiores, de má qualidade que não são aceitáveis para paladares exigentes.

Existem vários sistemas de pontuação de vinhos ao redor do mundo e cada crítico utiliza o sistema que considera mais eficiente. Então, antes de escolher seu próximo vinho que tal descobrir qual é o crítico que tem o paladar mais parecido com o seu? Confira, a seguir, os principais sistemas de pontuação de vinhos.

Quais são os principais sistemas de pontuação de vinhos?

Vamos conhecer os mais renomados sistemas de pontuação!

Guia Descorchados

Em 1999, era lançada a primeira edição do Guia Descorchados. Com apenas vinhos chilenos, o guia foi idealizado e organizado pelo jornalista e escritor Patrício Tapia. Passados 21 anos do seu lançamento, ele também passou a avaliar os vinhos da Argentina, Brasil e Uruguai

Ele utiliza o sistema de classificação de 50 a 100. Também traz informações sobre as regiões vinícolas, recomendações, harmonizações e os melhores vinhos de cada país em diversas categorias, como melhor tinto, marca ou linha revelação e melhores estilos. Que tal experimentar um desses vinhos? Conheça o Gran Reserva Syrah.

casas del bosque gran reserva syrah

Clique na imagem para ver detalhes do produto!

Um tributo à elegância e complexidade, caracterizada por aromas predominantes de frutas como groselha e ameixa-preta intensos que revelem as maiores riquezas da uva. Um vinho de fresca acidez e taninos firmes e que ganha complexidade com a passagem por carvalho francês

Decanter Magazine 

A revista inglesa Decanter Magazine promove desde 2004 a Decanter World Wine Awards (DWWA). Esse concurso pontua os vinhos de todo o mundo, seguindo o sistema de 50 a 100 pontos. Contudo, até o ano de 2012 adota o um sistema de classificação de vinhos de 0 a 5 estrelas, idealizado por Michael Broadbent.

O Decanter Magazine também premia com medalhas de ouro, prata e bronze as melhores opções e faz menções honrosas. Em seu site oficial, os enófilos podem acessar artigos sobre o mundo dos vinhos, suas tendências, comentários sobre rótulos e regiões vinícolas

 Um desses vinhos foi Sur lie Casa Valduga eleito o ícone da América do Sul pela Decanter, com aroma de grande complexidade e elegância, com equilíbrio entre as notas de amêndoas, adquiridas durante os 30 meses de maturação, e as notas de frutas tropicais frescas. Perfeitamente equilibrado. Um balanço muito bom entre o frescor advindo da acidez e a cremosidade.

espumante sur lie

Clique na imagem para ver detalhes do produto!

James Suckling

James Suckling é um crítico de vinhos e jornalista americano que passou muitos anos escrevendo para a revista Wine Spectator. Ele tornou-se referência para quem acompanha o universo dos vinhos ao avaliar diversos exemplares todos os anos. Os rótulos são classificados de acordo com a escala de 100 pontos.

Em sua lista constam apenas os vinhos com mais de 90 pontos. Seu site também é recheado de conteúdo relacionado às vinícolas e produtores, com foco especial em Itália, Espanha, Chile, Argentina, Austrália e Nova Zelândia. Se você ficou com vontade de experimentar um vinho premiado pelo James nossa sugestão é o Maquis Gran Reserva Cabernet Sauvignon

Maquis Gran Reserva Cabernet Sauvignon

Clique na imagem para ver detalhes do produto!

O Maquis representa vinhos de grande personalidade. Ele é elaborado para apreciadores de vinhos tintos concentrados. Frutas vermelhas maduras e licor de frutas negras são as notas dominantes. As nuances de especiarias são intensificadas pela passagem por barricas de carvalho.

Wine Spectator

A Wine Spectator é uma revista norte-americana especializada em avaliações de vinhos desde 1996. Também pontua os vinhos de 50 a 100, seguindo o sistema desenvolvido por Robert Parker. Anualmente, a WS publica o top dos 100 melhore vinhos e sua avaliação tem grande influência no mercado americano.

Em seu site também tem acesso às áreas exclusivas, que contém avaliações de degustação de vinhos. Além de cursos online, vídeos sobre vários temas e um espaço para tirar dúvidas para os assinantes. 

Se você ficou com vontade de beber um vinho premiado pela Wine Spectator conheça o Vistalba Corte C. Tem aroma de frutas vermelhas mesclada com notas de chocolate, tabaco e pimenta preta. No paladar, é frutado, com taninos firmes e retrogosto persistente.

VISTALBA CORTE "C"

Clique na imagem para ver detalhes do produto!

O sistema de pontuação de vinhos não necessariamente indica o quão delicioso um vinho é. Porém, são excelentes fontes de informação para ajudar você na escolha da garrafa ideal. Não há nada melhor do que você mesmo provar diferentes rótulos e encontrar aquele que mais agrada o seu paladar.

Acesse a loja online da Famiglia Valduga e escolha o rótulo ideal para você!

Adquira os vinhos da Famiglia

Gostou de conhecer mais sobre o universo dos vinhos? Então, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais novidades. Estamos Facebook e Instagram.




Por
11/02/2020

Enólogo e Embaixador da Marca


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!