Vinhos para o Carnaval: entenda quais opções combinam com a festa


Vinhos para o Carnaval: entenda quais opções combinam com a festa

A festa mais divertida e colorida do ano está chegando. No feriadão, alguns preferem pular e brincar nos blocos e nas ruas, já outros aproveitam para relaxar. Independentemente de qual grupo você se encaixa, já escolheu os seus vinhos para o carnaval?

Aliás, você sabia que existe uma relação entre a festividade e a bebida? Pois é! Segundo a mitologia grega, Dionísio, o deus que criou o vinho, também é criador da comemoração que mais tarde seria o carnaval. Interessante, não é?

Sabendo disso, que tal aproveitar a ocasião para apreciar um bom vinho? Neste post, trazemos as sugestões de acordo com o tipo de folia e região. Ficou curioso? Continue a leitura e confira.

Vinhos para o carnaval de rua

Geralmente, as festas de rua são comemoradas durante o dia, nos famosos bloquinhos. Quem acha que não dá para beber vinho nessa ocasião está muito enganado, basta escolher uma opção mais leve e gelada para refrescar.

Existem inúmeros rótulos de vinhos brancos e rosés para aproveitar a folia. Os mais pedidos são os vinhos suaves, como os da linha Naturelle, da vinícola Casa Valduga. Contudo, se você prefere as borbulhas dos espumantes, escolha o delicioso Ponto Nero Live Celebration Glera, sempre nos convidando para a próxima taça

Se você curte brincar com os aromas e sabores, porque não investir em drinks super refrescantes e democráticos? Já ouviu falar do Drink Mimosa? Agora, se quer uma bebida alegre e colorida por essência, que seja a cara do carnaval, aposte no Arte Brut Rosé

Dica: Como saber qual estilo de vinho que mais combina comigo?

Vinhos para o carnaval na praia

Se a sua viagem de carnaval é para vislumbrar as belezas do litoral, um bom espumante demi-sec é a sugestão. Eles são servidos gelados e combinam com canapés, petiscos e comidas típicas de praia, como camarão e caranguejo, ou seja, uma harmonia perfeita com o lugar.

Agora, se você é do time que não abre mão de um bom vinho tinto, fique calmo que sempre há uma saída. Basta escolher uma bebida com taninos mais macios, como as elaboradas com a uva Pinot Noir, pois geralmente são leves e frutados, e além disso possuem poucos taninos, ou seja, podemos consumir mais geladinho. Experimente um Pinot Noir da Nova Zelândia, você ganhará um amor de carnaval que durará para sempre, agora, se você é um defensor dos vinhos "brazucas", aposte no Terroir Pinot Noir, o vinho é tão bom que até o nome rima. 

Para um almoço na praia, você pode apostar em um vinho branco seco que harmonize com peixes e frutos-do-mar. Afinal, esse é o cardápio mais apropriado para um dia litoral. Por conta do calor, a bebida mais jovem também é aconselhada, como o Argento Pinot Grigio ou mesmo o democrático Origem Chardonnay

Acesse nossa loja online e escolha os vinhos que mais combinam com a sua festa de carnaval!

 Adquira os vinhos da Famiglia

Vinhos para o carnaval nas montanhas

Se você é do time que prefere relaxar no feriado, uma viagem para lugares montanhosos pode ser a melhor opção para fugir da bagunça. Como essas regiões são mais frescas no verão, um leque maior de vinhos pode ser explorado. 

Um vinho tinto com taninos macios, boa acidez e corpo de leve para médio é a bebida ideal para harmonizar com massas à bolonhesa, risotinhos e carnes grelhadas. Outros pratos que também são constantemente servidos nesses locais são:

  • Bruschettas com vinhos brancos leves;
  • Estrogonofe de frango ou carne com vinho rosé;
  • Fondue com vinho tinto de corpo médio, como um Tempranillo jovem e sem carvalho;
  • Churrasco com vinhos elaborados com as castas Malbec e Cabernet Sauvignon;
  • Pizzas com vinhos das uvas Syrah ou Cabernet Franc.

Vale ressaltar que nem todos os vinhos tintos são encorpados e pesados, e nem todos os brancos e rosés são leves e refrescantes. Todos os vinhos nos reservam surpresas, então consuma sem medo. 

Dica: 4 razões para você aprender sobre vinhos e virar um expert!

Vinhos para o carnaval no Nordeste

O carnaval no Nordeste é um dos mais famosos do mundo. Além de toda a folia dos trios elétricos, os turistas ficam encantados com a rica gastronomia do lugar. Para quem adora um bom vinho qualquer lugar e momento é ótimo para abrir uma garrafa

Na Bahia, o prato mais conhecido e que combina com o carnaval é o acarajé, saboroso e prático, não se pode passar em solo baiano sem consumir esta iguaria. Esse bolinho frito feito de feijão-fradinho e recheado com camarão seco e pimenta vai bem com vinhos mais delicados, menos alcoólicos e mais ácidos. Nesse caso, os aromáticos Viognier ou Torrontés são ótimas escolhas.

Outro prato típico nordestino que ninguém pode deixar de experimentar é o baião de dois que é feito com arroz, feijão-fradinho, carne seca e queijo coalho. Com ele é possível apreciar um vinho tinto mais frutado e sem passagem por barricas, que tal o Origem Merlot?

Vinhos para o carnaval no sul do Brasil

Carnaval é uma festa adorada por muita gente, e não é à toa. Há diversão para todas as pessoas, desde as que querem pular e foliar até as que optam pela paz e descanso. Por isso, os vinhos para o carnaval são ótimas opções de bebidas que acompanham qualquer tipo de folião.

Embora não seja reconhecido pelo seu carnaval, saiba que no sul do país também há opções para desfrutar o melhor da vida. As praias acolhem os mais festeiros enquanto as vinícolas oferecem passeios incríveis. Se você preferir conhecer a Serra Gaúcha, os pratos típicos italianos serão as melhores opções. 

Clique no banner abaixo e confira todos os produtos da Famiglia Valduga em nossa loja online!

Conheça mais sobre os produtos da Famiglia

E como sugestão, você já conhece as empresas do grupo Famiglia Valduga? Tem muitas opções para os turistas animados. Vinhos nacionais, importados, muita gastronomia e até cervejas especiais. Entre no site e dê uma olhadinha.




Por
20/02/2020

Enólogo e Embaixador da Marca


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!