Com a grande diversidade de rótulos disponíveis no mercado, quem nunca se perguntou qual é o melhor vinho do mundo? Foi partindo disso que críticos renomados se dedicaram a avaliar bebidas de diferentes regiões por meio de sistemas de pontuação de vinhos.

Esse parâmetro é interessante, pois, além de ajudar o consumidor a escolher novos rótulos para experimentar, também é capaz de alavancar as vendas e influenciar os preços antes mesmo dos vinhos saírem da vinícola. Interessante, não é? Porém, como será que funciona a pontuação de vinhos?

Quais são os principais sistemas de avaliação? Vamos descobrir? Então, acompanhe o post de hoje e confira tudo sobre esse assunto. 

Continuar lendo

Existem diversas receitas com vinho que levam a bebida como ingrediente — principal ou apenas para dar um toque especial aos alimentos. Além do mais, você pode se servir com uma taça para saborear enquanto prepara a refeição.

O ideal é escolher um vinho de qualidade e que você goste. Isso é importante porque o álcool evapora e são as propriedades da bebida que ficam na preparação. Você também pode aproveitar para harmonizar a refeição com o próprio vinho que utilizou na receita, evitando desperdícios.

Continue a leitura e conheça as receitas com vinho que preparamos para você.

Continuar lendo

Se por um lado o uso de temperos na gastronomia é algo essencial para realçar o sabor dos pratos, saber escolher a bebida que vai acompanhar cada um deles é primordial para garantir a excelência de uma refeição.

Entretanto, muitas pessoas têm dúvidas quanto à harmonização com especiarias, a fim de obterem uma melhor experiência culinária. Lembre-se que o vinho deve ser muito bem escolhido para harmonizar perfeitamente com qualquer prato.

Para ajudar você a fazer a harmonização com as especiarias ideais, listaremos a seguir os principais temperos utilizados na cozinha e quais são as sugestões de vinhos que podem acompanhá-los. Confira!

Continuar lendo

Entre as pessoas que apreciam vinho, é raro encontrar quem nunca tenha provado os sabores e aromas da uva Cabernet Sauvignon. Trata-se de um dos tipos de mais populares do mundo, cultivada com sucesso em diferentes regiões e tipos de clima, e utilizada na elaboração de uma ampla variedade de rótulos. Por isso, quem quer explorar o universo dessas bebidas deve conhecer as características e os diferenciais dessa que é conhecida como a rainha das uvas tintas.

Seja qual for a sua preferência, se você faz parte do grupo que admira essa uva tão clássica, está na hora de conhecê-la um pouco melhor. Confira a seguir as principais características dessa fruta e os diferentes aromas que compõem os vinhos elaborados a partir dela.

Continuar lendo

Rústica, charmosa e com paisagens marcantes: assim é a região de Alentejo. Ela também nos surpreende com a sua capacidade de elaborar vinhos únicos, distintos e diferenciados, sendo exemplos da qualidade que Portugal conseguiu transportar em suas garrafas.

Essa enorme área se tornou umas das mais importantes produtoras de vinho nos últimos anos e alcançou seu reconhecimento na década de 80. Isso, graças ao avanço da viticultura e dos processos de vinificação, aliados ao legado das parreiras centenárias.

Que tal conhecer um pouco mais sobre esses clássicos portugueses? Saiba como foi a trajetória da viticultura na região e os diferenciais que tornam os vinhos alentejanos excepcionais. Ainda, descubra onde encontrar o melhor rótulo para degustar. Acompanhe-nos!

Continuar lendo

Harmonizar é buscar o equilíbrio entre a bebida, o prato e nosso paladar. Muitas vezes, é um processo complexo, que exige conhecimento das características de todos os elementos. Entre as mais desafiadoras, está a harmonização de vinhos com peixes, crustáceos e moluscos.

O primeiro motivo para isso está na quantidade de animais que representam essas classes e na delicadeza de suas carnes. Entre eles, estão peixes de água doce e salgada, ostras, vôngoles, mariscos, vieiras, mexilhões, polvos, lulas, caranguejos e lagostins. O segundo motivo está na variedade de formas de cocção, temperatura, temperos, entre outros, que são usados.

No entanto, existem algumas dicas que visam facilitar a harmonização de vinhos com peixes, crustáceos e moluscos e tornar a refeição ainda mais agradável. Continue a leitura e saiba mais!

Continuar lendo

Conhecida desde a antiguidade, a cerveja está cada vez mais presente nas mesas de bares e nas reuniões com os amigos. Pesquisas apontam o aumento no consumo: em 2016, ela era consumida em 62,3% dos lares brasileiros, percentual que subiu para 63,4% em 2018. Com isso, muitos mitos sobre cerveja surgem.

Basicamente, existem quatro escolas de cervejas: alemã, britânica, belga e americana. A mais consumida no mundo é do estilo American Lager, mais leve. No Brasil, esse tipo é chamado de pilsen.

Quando o assunto é o mundo cervejeiro, existem alguns mitos sobre a cerveja que devem ser desvendados e algumas verdades que ajudam a deixar a experiência ainda melhor. Confira!

Continuar lendo

Você sabe quais são as características de um vinho velho? A cor na jovialidade é intensa com o envelhecimento passa a ser alaranjada com nuances atijoladas, os aromas se tornam mais complexos, os aromas frutados dão lugar ao complexo bouquet que pode remeter a um couro, café, tabaco entre outros, no palato o tanino intenso e robusto torna se extremamente delicado e macio. O vinho, diferentemente de outros produtos e bebidas, não apresenta data de validade, ninguém sabe precisamente quando é o seu fim, o que faz com que muitas pessoas não compreendam o que caracteriza a sua qualidade.

Por isso, continue a leitura e saiba quais são as principais características de um vinho evoluído e, ainda, quais são os fatores imprescindíveis que devem ser avaliados antes de escolher por uma garrafa para degustação. Acompanhe!

Continuar lendo

Você já ouviu falar em uva Montepulciano? É o nome de uma variedade de uva vinífera, nativa da Itália, mais notavelmente nas regiões de Abruzzo. Ela é umas varietais mais cultivadas e que resultam em excelentes vinhos. Se você ainda não os experimentou, não sabe o que está perdendo.

Não precisa ser um expert para apreciar uma bela garrafa da bebida. Então, que tal conhecer mais sobre a Montepulciano e mergulhar nesse universo de vinhos? Acompanhe o post de hoje. Pois, nele, contaremos um pouco da história dessa variedade e sua principal região produtora. 

Também apresentaremos as características dos vinhos elaborados a partir dela e dicas de onde encontrá-los!

Continuar lendo

Quer aprender mais sobre vinhos e ter oportunidades incríveis de conhecer vários tipos da bebida? Então, participar de uma confraria de vinho é uma ótima opção. Ela se trata de um grupo de pessoas que se reúnem para degustar os rótulos e trocar informações e experiência desse mundo tão fantástico.

Não conhece ninguém para formar esse tipo de irmandade com você? Não tem problema! Aposte nas confrarias online, que trazem muitos benefícios para quem é apaixonado por vinhos. Quer saber mais sobre elas? Então, continue a leitura, pois, neste post, contamos 8 vantagens de ser membro. Confira!

Continuar lendo

O mês de dezembro é sempre cheio de comemorações, e a virada do ano é uma das mais esperadas. Seja por tradição ou superstição, essa época vem carregada de rituais de passagem e simbolismos. Para entrar no novo ano com o pé direito, as pessoas recorrem a várias tradições, como pular sete ondas, usar as cores da sorte e também apreciar um bom espumante na festa de Réveillon.

Neste post listamos alguns dos melhores espumantes para o réveillon. Continue a leitura e saiba qual é a melhor maneira de harmonizá-los na hora de servir.

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!