Comprar vinhos é sempre uma boa opção para um encontro entre amigos, um jantar a dois ou até mesmo para ser apreciado sozinho. Mas a hora de escolher um vinho pode ser trabalhosa: tipo de uva, safra do vinho, região de produção do vinho e por aí vai. São tantas coisas, não é mesmo?

Tem pessoas que até desistem de comprar vinho sozinhas porque não sabem nem por onde começar. É como se a prateleira cheia de variedade de vinhos fosse um desafio difícil de ser solucionado. Mas não é tão complicado assim. Confira!

Continuar lendo

Considerado um dos principais guias de vinhos da América do Sul, o Guia Descorchados elege todos os anos os melhores rótulos de países como Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Na edição deste ano, a Famiglia Valduga comemora a seleção de mais de 10 rótulos da Casa Valduga e Ponto Nero, que conquistaram altas pontuações e excelente destaque.

Continuar lendo

Estimado como referência no mundo dos vinhos, o Guia Descorchados trouxe em sua última publicação anual os rótulos eleitos como os melhores da América do Sul. Entre três mil vinhos avaliados, originais da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, os rótulos presentes no catálogo da Domno Wines receberam grande destaque.

O vinho Ombú Sauvignon Blanc trouxe para a vinícola Bracco Bosca os títulos “Vinícola Revelação” e “Melhor Sauvignon Blanc”. 

Continuar lendo

A partir de 26 de janeiro, a Casa Valduga deu início a sua tradicional temporada de colheita de uvas, a Vindima. Durante um mês, os visitantes e hóspedes terão a chance de vivenciar de perto o início do processo que resulta nos tradicionais e premiados rótulos da vinícola. A vindima é a época em que ocorre a colheita das uvas na região do Vale dos Vinhedos.

Neste período, a Casa Valduga oferece pacotes para quem quiser conhecer a região e acompanhar algumas das etapas da produção de um bom vinho. Quem se hospedar na vinícola, poderá participar desde a colheita das uvas até a tradicional “pisa”, quando a fruta é amassada e o vinho começa a ser produzido.

Continuar lendo

Elaborado para comemorar os 130 anos da chegada da família Valduga ao Brasil, o renomado espumante 130 Brut tornou-se o rótulo ícone da vinícola Casa Valduga. Premiado mundialmente e exportado para diversos países, o 130 Brut acaba de ganhar duas novas versões ainda mais sofisticadas: 130 Blanc de Blanc e 130 Blanc de Noir. Os lançamentos estarão disponíveis a partir de fevereiro e representam a mais elegante expressão das uvas Chardonnay e Pinot Noir, respectivamente.

Continuar lendo

Alguma vez você já se pegou com vontade de ter um chef na sua casa para preparar uma refeição digna do vinho que está acompanhando-a, ou mesmo de levar consigo ao restaurante aquela garrafa que você estava guardando para a ocasião certa? Pois então temos uma boa notícia: dependendo do estabelecimento, é, sim, permitido trazer sua bebida de casa, sabia? 

No post de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a chamada “taxa de rolha”, além de como proceder caso queira levar um dos seus rótulos mais especiais para ser degustado junto a pratos igualmente deliciosos. Confira!

Continuar lendo

O vinho é uma bebida muito identificada com o inverno. A cena de uma lareira acesa, uma tábua de queijos e uma taça de vinho povoa a mente dos casais apaixonados e também dos apreciadores da bebida. 

De fato, tomar vinho no inverno é uma delícia, mas não é só a estação mais fria do ano que pede uma boa taça. Ainda que o consumo de vinhos caia durante as estações mais quentes, engana-se quem acha que vinho durante o verão deve ser sinônimo somente de vinho branco gelado.

Confira agora como aproveitar os vinhos no verão e quais são os rótulos que podem ajudar a refrescar os dias mais quentes!

Continuar lendo

Aqui no Brasil, é muito comum associar um bom vinho às estações de baixas temperaturas. Muito se engana quem pensa assim. A bebida é uma das mais versáteis do mundo, já que se apresenta em uma imensidão de variedades.

A verdade é que, faça chuva ou faça sol, o vinho pode ser sempre uma boa pedida. Por isso, nós separamos algumas excelentes possibilidades de vinhos para levar a um dia de praia! Confira!

Continuar lendo

É provável que você já tenha ouvido falar da uva Pinot Noir, ou pelo menos tenha visto os vinhos e espumantes provenientes dela nas prateleiras. 

Sem dúvida, esta é uma cepa com características bastante peculiares. Isso também a torna uma das mais interessantes para aprender e degustar, pois além de compor vinhos, a Pinot Noir é uma das principais uvas na fabricação de champagnes e espumantes

Está curioso para saber mais sobre a uva Pinot Noir? Então, acompanhe o artigo!

Continuar lendo

Produzido e apreciado em diferentes regiões do mundo, o espumante é uma bebida muito usada em celebrações e festas. Seu sabor leve, muitas vezes frutado e fresco, é o que garante o apreço por públicos tão distintos.

Vamos esclarecer, abaixo, as principais dúvidas de enologia para leigos e desmistificar alguns equívocos. Veja a seguir as características mais comuns dos espumantes:

Continuar lendo

Um bom vinho tem em sua base a quantidade perfeita de álcool e ácidos: duas características primordiais para a produção de um rótulo de destaque. Quem conhece a sensação de experimentar um exemplar redondo, sabe a importância do equilíbrio entre todos os seus componentes.

Ao sentir o vinho em boca, álcool, taninos e ácidos se completam em uma experiência gustativa rica. Para entender melhor sobre esse tema, preparamos um artigo sobre o papel do teor alcoólico do vinho.

Prepare-se para aprofundar seu conhecimento sobre a enologia!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!