Entre os espumantes mais consumidos está o Moscatel, produzido por meio do Método Asti, um processo de fermentação diferenciado. É essa técnica a responsável por fornecer à bebida suas características mais marcantes.

Não sabe muito bem o que significam esses termos e quer entender mais sobre o espumante Moscatel e sobre o Método Asti? Então continue a leitura deste post e fique por dentro!

Continuar lendo

Imagine a seguinte cena: você entra em uma vinícola e avista uma fileira de barris, alocados cuidadosamente em caves escuras, contendo deliciosas safras. Se você é um amante de vinhos, esta certamente é uma imagem reconfortante.

Além de brincarem com a imaginação de qualquer pessoa, as barricas de carvalho também guardam um papel importante para a formação do sabor dos vinhos. A madeira que envolve a bebida influencia na sua qualidade e maturação.

Continue a leitura e confira o conteúdo para que você conheça mais sobre o processo de envelhecimento.

Continuar lendo

A maturação é uma etapa importante na elaboração de um vinho. Sua função é fazer com que haja o equilíbrio entre os aromas e sabores, ou seja, dar início à evolução da bebida, para que atinja sua expressão máxima com o envelhecimento em garrafa. 

Continue a leitura e entenda como funciona o processo de maturação do vinho e tome suas decisões de compra com sabedoria.

Continuar lendo

A principal particularidade dos bons espumantes é justamente a presença das borbulhas, que devem ser persistentes, finas e numerosas. Para atingir esse resultado, diversos fatores são necessários, como a qualidade do vinho base e o processo de autólise. Esse último, é um dos grandes responsáveis pela formação dos espumantes.

Continue a leitura e entenda o papel da autólise nas sensações que os espumantes causam a quem os degusta.

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!