A magia da gastronomia e da harmonização de vinhos e pratos está nas inúmeras possibilidades de combinações que criam novos sabores e resultam em experiências sensoriais inesquecíveis.

Você já imaginou, por exemplo, degustar um queijo gorgonzola acompanhado de um vinho doce? Acredite, fica delicioso! Achou interessante? Confira no post 10 dicas deliciosas de harmonização de vinhos.

Continuar lendo

A festa mais divertida e colorida do ano está chegando. No feriadão, alguns preferem pular e brincar nos blocos e nas ruas, já outros aproveitam para relaxar. Independentemente de qual grupo você se encaixa, já escolheu os seus vinhos para o carnaval?

Aliás, você sabia que existe uma relação entre a festividade e a bebida? Pois é! Segundo a mitologia grega, Dionísio, o deus que criou o vinho, também é criador da comemoração que mais tarde seria o carnaval. Interessante, não é?

Sabendo disso, que tal aproveitar a ocasião para apreciar um bom vinho? Neste post, trazemos as sugestões de acordo com o tipo de folia e região. Ficou curioso? Continue a leitura e confira.

Continuar lendo

Ao pé da cordilheira dos Andes, existe uma cidade com a história altamente marcada pelo cultivo das uvas e produção de vinhos na América do Sul. A cidade argentina de Mendoza é famosa pelas suas belezas naturais e pela qualidade dos vinhos que lá são produzidos, fazendo da região uma verdadeira referência continental dentre os vinicultores.

Conheça agora um pouco mais sobre a história de Mendoza e saiba como foi a trajetória da cidade até chegar ao patamar de hoje, no qual é considerada a capital dos vinhos argentinos.

Continuar lendo

Se você já foi até a seção de vinhos e espumantes no mercado, certamente ficou perdido com tantos nomes estrangeiros diferentes — Champagne, Cava, Prosecco, Sekt, Cremant. Sem falar nos métodos — Método Charmat, Champenoise, Asti.

De fato, comprar um espumante pode ser uma tarefa um pouco complicada para algumas pessoas. Tem bebida para todos os gostos. Apesar de que rótulo realmente deixar as pessoas leigas um pouco confusas, é super possível entender as diferenças de espumantes e se tornar um conhecedor sobre a bebida.

Você tem um paladar refinado? Gosta de degustar um vinho ou espumante?

Neste artigo, vamos apresentar as principais diferenças de espumantes produzidos em determinadas regiões. Acompanhe a leitura!

Continuar lendo

Com a grande diversidade de rótulos disponíveis no mercado, quem nunca se perguntou qual é o melhor vinho do mundo? Foi partindo disso que críticos renomados se dedicaram a avaliar bebidas de diferentes regiões por meio de sistemas de pontuação de vinhos.

Esse parâmetro é interessante, pois, além de ajudar o consumidor a escolher novos rótulos para experimentar, também é capaz de alavancar as vendas e influenciar os preços antes mesmo dos vinhos saírem da vinícola. Interessante, não é? Porém, como será que funciona a pontuação de vinhos?

Quais são os principais sistemas de avaliação? Vamos descobrir? Então, acompanhe o post de hoje e confira tudo sobre esse assunto. 

Continuar lendo

Existem diversas receitas com vinho que levam a bebida como ingrediente — principal ou apenas para dar um toque especial aos alimentos. Além do mais, você pode se servir com uma taça para saborear enquanto prepara a refeição.

O ideal é escolher um vinho de qualidade e que você goste. Isso é importante porque o álcool evapora e são as propriedades da bebida que ficam na preparação. Você também pode aproveitar para harmonizar a refeição com o próprio vinho que utilizou na receita, evitando desperdícios.

Continue a leitura e conheça as receitas com vinho que preparamos para você.

Continuar lendo

Se por um lado o uso de temperos na gastronomia é algo essencial para realçar o sabor dos pratos, saber escolher a bebida que vai acompanhar cada um deles é primordial para garantir a excelência de uma refeição.

Entretanto, muitas pessoas têm dúvidas quanto à harmonização com especiarias, a fim de obterem uma melhor experiência culinária. Lembre-se que o vinho deve ser muito bem escolhido para harmonizar perfeitamente com qualquer prato.

Para ajudar você a fazer a harmonização com as especiarias ideais, listaremos a seguir os principais temperos utilizados na cozinha e quais são as sugestões de vinhos que podem acompanhá-los. Confira!

Continuar lendo

Entre as pessoas que apreciam vinho, é raro encontrar quem nunca tenha provado os sabores e aromas da uva Cabernet Sauvignon. Trata-se de um dos tipos de mais populares do mundo, cultivada com sucesso em diferentes regiões e tipos de clima, e utilizada na elaboração de uma ampla variedade de rótulos. Por isso, quem quer explorar o universo dessas bebidas deve conhecer as características e os diferenciais dessa que é conhecida como a rainha das uvas tintas.

Seja qual for a sua preferência, se você faz parte do grupo que admira essa uva tão clássica, está na hora de conhecê-la um pouco melhor. Confira a seguir as principais características dessa fruta e os diferentes aromas que compõem os vinhos elaborados a partir dela.

Continuar lendo

Rústica, charmosa e com paisagens marcantes: assim é a região de Alentejo. Ela também nos surpreende com a sua capacidade de elaborar vinhos únicos, distintos e diferenciados, sendo exemplos da qualidade que Portugal conseguiu transportar em suas garrafas.

Essa enorme área se tornou umas das mais importantes produtoras de vinho nos últimos anos e alcançou seu reconhecimento na década de 80. Isso, graças ao avanço da viticultura e dos processos de vinificação, aliados ao legado das parreiras centenárias.

Que tal conhecer um pouco mais sobre esses clássicos portugueses? Saiba como foi a trajetória da viticultura na região e os diferenciais que tornam os vinhos alentejanos excepcionais. Ainda, descubra onde encontrar o melhor rótulo para degustar. Acompanhe-nos!

Continuar lendo

Harmonizar é buscar o equilíbrio entre a bebida, o prato e nosso paladar. Muitas vezes, é um processo complexo, que exige conhecimento das características de todos os elementos. Entre as mais desafiadoras, está a harmonização de vinhos com peixes, crustáceos e moluscos.

O primeiro motivo para isso está na quantidade de animais que representam essas classes e na delicadeza de suas carnes. Entre eles, estão peixes de água doce e salgada, ostras, vôngoles, mariscos, vieiras, mexilhões, polvos, lulas, caranguejos e lagostins. O segundo motivo está na variedade de formas de cocção, temperatura, temperos, entre outros, que são usados.

No entanto, existem algumas dicas que visam facilitar a harmonização de vinhos com peixes, crustáceos e moluscos e tornar a refeição ainda mais agradável. Continue a leitura e saiba mais!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!