
Para os mais experientes no mundo cervejeiro, a diferença entre os estilos de cerveja APA e IPA pode parecer óbvia, mas a similaridade entre as siglas causa grandes dúvidas para quem está começando a adentrar esse universo.
Acompanhe o blog de hoje e descubra de vez a diferença entre esses estilos tão amados pelos apreciadores da bebida!
A intensa e encorpada cerveja IPA
Existem várias histórias e teorias acerca da origem das cervejas Indian Pale Ale (IPA), porém estudos mais recentes mostram que o estilo foi desenvolvido inicialmente pelos ingleses durante a colonização da Índia, com o objetivo de resistir à travessia do oceano até o continente asiático.
O estilo foi aprimorado pelos americanos e conquistou diversos paladares ao redor do mundo, ganhando diferentes variações de acordo com as preferências de cada país. Porém, a IPA clássica é conhecida pela sua coloração dourada média, com notas intensas do lúpulo e amargor característico.
A Cerveja Leopoldina IPA é uma clássica American IPA. Forte, encorpada e muito equilibrada, ela apresenta grande persistência e aroma intenso, com notas cítricas e florais provenientes do lúpulo utilizado.
Além disso, ela proporciona uma harmonização perfeita com pratos mexicanos, indianos e japoneses, além de pratos gordurosos, como hambúrguer e peixes empanados.
A aromática e equilibrada cerveja APA
A American Pale Ale (APA) foi criada nos Estados Unidos, entre os anos 1970 e 1980, como uma adaptação da IPA, tendo como principal característica a presença de lúpulos norte-americanos na sua composição.
Apesar do destaque para os aromas cítricos e levemente condimentados dos lúpulos, a APA apresenta delicadas nuances de malte, resultando em um estilo de grande equilíbrio e com perfil mais refrescante do que o já conhecido na Indian Pale Ale.
Com coloração dourada, a Cerveja Leopoldina APA apresenta nuances cítricas, com amargor característico do estilo e da perfeita harmonia entre as notas do malte e a intensidade aromática dos lúpulos.
Para uma experiência ainda mais especial, harmonize-a com comida mexicana, massas com molhos diversos e petiscos.
Por fim, a grande diferença entre os dois estilos é que a APA é menos amarga e apresenta menor graduação alcoólica, proporcionando uma degustação mais leve, enquanto a IPA é marcada pela intensidade de sabor, aroma e amargor.
Agora, escolha a opção que mais combina com seu gosto pessoal e aproveite as nuances incríveis das cervejas Leopoldina!