O espumante é usado desde as comemorações da alta sociedade romana, e sempre foi considerado um artigo de luxo, mas foi só no século XVI que ele foi aperfeiçoado da maneira que conhecemos hoje. As classes mais baixas que não podiam pagar pelos altos preços e consumir a bebida diariamente criou o hábito de tomar o espumante em datas especias, como na virada do ano.

Neste post listamos alguns dos melhores espumantes para a sua festa de Réveillon! Continue a leitura e saiba qual é a melhor maneira de harmonizá-los na hora de servir!

Continuar lendo

Se você é um aspirante a enófilo, muito provavelmente já ouviu falar dos vinhos fortificados. De modo geral, esses vinhos são basicamente aqueles que possuem aguardente vínica ou outro tipo de destilados adicionados à sua mistura no processo de produção.

Continue a leitura e saiba tudo sobre este conteúdo para que você conheça tudo sobre esse processo que deixa os vinhos com sabores únicos. Acompanhe!

Continuar lendo

A proximidade do Natal é uma excelente oportunidade para escolher um bom vinho para degustar com a família na hora da ceia. Mas, para fazer a escolha certa, sem medo de errar e pecar na harmonização de vinhos e carnes, é sempre bom buscar adequadas informações prévias.

Continue a leitura e usufrua o máximo de sabor que a combinação certa pode proporcionar para você e sua família!

Continuar lendo

O final do ano vem chegando e junto com ele uma das comemorações mais esperadas de todas: o Natal.Nesse momento, a harmonização de vinhos e carne branca é algo que pode despertar muitas dúvidas. Por exemplo, existe a regra básica de que carne branca é servida com vinho branco e carne vermelha com vinho tinto. 

Porém, toda regra tem sua exceção e, no universo dos vinhos, não poderia ser diferente. Combinações inusitadas de carne branca e vinho tinto podem surpreender até os mais finos paladares. Continue a leitura e descubra combinações especiais para servir nesse Natal.

Continuar lendo

Entre os espumantes mais consumidos está o Moscatel, produzido por meio do Método Asti, um processo de fermentação diferenciado. É essa técnica a responsável por fornecer à bebida suas características mais marcantes.

Não sabe muito bem o que significam esses termos e quer entender mais sobre o espumante Moscatel e sobre o Método Asti? Então continue a leitura deste post e fique por dentro!

Continuar lendo

Imagine a seguinte cena: você entra em uma vinícola e avista uma fileira de barris, alocados cuidadosamente em caves escuras, contendo deliciosas safras. Se você é um amante de vinhos, esta certamente é uma imagem reconfortante.

Além de brincarem com a imaginação de qualquer pessoa, as barricas de carvalho também guardam um papel importante para a formação do sabor dos vinhos. A madeira que envolve a bebida influencia na sua qualidade e maturação.

Continue a leitura e confira o conteúdo para que você conheça mais sobre o processo de envelhecimento.

Continuar lendo

A maturação é uma etapa importante na elaboração de um vinho. Sua função é fazer com que haja o equilíbrio entre os aromas e sabores, ou seja, dar início à evolução da bebida, para que atinja sua expressão máxima com o envelhecimento em garrafa. 

Continue a leitura e entenda como funciona o processo de maturação do vinho e tome suas decisões de compra com sabedoria.

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!