Tempranillo Day: comemore o dia da nobre uva da Espanha


Tempranillo Day: comemore o dia da nobre uva da Espanha

Considerada uma das castas mais importantes do mundo, a Tempranillo tem origem na Espanha e, devido à sua versatilidade e facilidade de adaptação, se difundiu para os mais diversos terroirs ao redor do planeta. Pela sua importância, os vinhos elaborados com essa uva ganharam uma data especial: o Tempranillo Day.

A data foi criada por uma associação comercial americana para divulgar os vinhos de todo o mundo elaborados com essas uvas. Celebrar o Dia Internacional da Uva Tempranillo significa apreciar bebidas encorpadas, com aromas complexos e boa acidez.

Continue a leitura e saiba mais sobre o Tempranillo Day e sobre esse vinho tão apreciado!

Quando começou o Tempranillo Day?

A primeira celebração do Dia Internacional da Uva Tempranillo ocorreu em 8 de novembro de 2011. A data foi criada pela TAPAS (Sociedade dos Defensores, Produtores e Amigos da Tempranillo), uma organização sem fins lucrativos composta por produtores, vinícolas e amigos.

A função da TAPAS é promover nos Estados Unidos a variedade Tempranillo e outras uvas nativas da Península Ibérica, além dos vinhos elaborados a partir delas. A sociedade visa, por meio de eventos e reuniões, aumentar o engajamento dos consumidores.

A organização incentiva todos a abrir uma garrafa, curtir o momento com os amigos e compartilhar as experiências online. Para isso, foram criadas as hashtags #TempranilloDay e #Tempranillo.

Dica: Uva Tempranillo: conheça suas particularidades

Por que esse dia é celebrado?

O objetivo é divulgar e incentivar o consumo dos vinhos elaborados a partir das uvas Tempranillo. Entre as atividades programadas, estão promoções e convites virtuais para que todos os internautas degustem uma garrafa de vinho Tempranillo em qualquer parte do mundo.

Proveniente da Espanha, onde tem mais de 60 variações, a uva Tempranillo se espalhou ao redor do mundo e hoje é cultivada em países como Estados Unidos, Chile, Nova Zelândia, Itália, México, África do Sul, França, Turquia, Portugal, Canadá, Argentina e até mesmo na China. São mais de 200.000 hectares dedicados a essa variedade.

Quais são as características das uvas Tempranillo?

Em geral, a casta Tempranillo produz frutos de tamanho médio, com cachos pequenos e compactos, casca grossa e cor escura. As uvas são colhidas ainda jovens e a variedade é mais bem cultivada em regiões de altitude elevada e clima frio, especialmente se o objetivo é obter acidez e certo toque de elegância.

Os vinhos elaborados com essas uvas se destacam pelo aroma complexo e que lembra chocolate, couro e frutas escuras, como a ameixa. A acidez é boa e a bebida é bastante encorpada, sem ser pesada. Apresenta taninos aveludados e tem sabor pronunciado de frutas vermelhas.

Seu visual rústico, de cor rubi intensa, é outra característica marcante. O vinho harmoniza perfeitamente com carnes grelhadas ou defumadas, vegetais cozidos, queijos e massas.

Comemorar o Tempranillo Day é uma ótima oportunidade para saborear um bom vinho e aproveitar o momento com quem você gosta. Além disso, é possível compartilhar suas experiências por meio das hashtags e encontrar outras pessoas que se interessam sobre o assunto.

Conheça os vinhos elaborados com a uva Tempranillo da Famiglia Valduga!

Adquira os vinhos da Famiglia

Gostou de saber sobre o Tempranillo Day? Então compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e reúna seus amigos para saborear uma taça de vinho!




Por
08/11/2018

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!