Há quase 150 anos, diversos imigrantes italianos vieram para os solos tupiniquins buscar uma oportunidade de trabalho, fugindo da fome. Mas não por isso, se esqueceram das coisas boas da sua terra, onde a alegria e a gratidão por tudo que produzem estão presentes em tudo que fazem. A maior prova disso são as comemorações que ocorrem na época da colheita da uva, chamada de Vindima.

Por isso, convido você a conhecer um pouco mais sobre as curiosidades acerca da Vindima. Neste artigo, você saberá tudo sobre essa época especial, desde a uva até as festividades.

Continuar lendo

A região faz parte da Serra Gaúcha e compreende os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. O local é morada das mais conceituadas vinícolas brasileiras, como a Casa Valduga, que permite que os seus visitantes apreciem alguns de seus melhores rótulos.

Continue a leitura e confira alguns motivos para fazer uma agradável visita a uma vinícola!

Continuar lendo

Reunir os amigos e a família, ou ter aquele encontro especial a dois, envolve um cardápio mais elaborado. E todos concordamos que para surpreender os convidados nada melhor que a companhia de bons vinhos?

Embora para muitas pessoas produzir pratos elaborados pareça desafiador, nossa proposta é simplificar este processo, tornando a experiência muito mais dinâmica e divertida. Para isso, basta seguir algumas dicas para harmonizar os pratos com as bebidas, para aproveitar melhor o momento.

Quer saber como fazer isso? Então, continue a leitura, pois é sobre esse assunto que falaremos neste post!

Continuar lendo

O brandy é perfeito para ser degustado em noites frias — já que seu teor alcoólico é cerca de 40% — e também como aperitivo, seja antes da refeição (acompanhado de nozes, queijos e embutidos) ou após o jantar (com chocolates e outros doces, por exemplo). Ou seja, é o toque que não pode faltar em qualquer ocasião especial.

Ficou interessado em saber mais sobre essa sofisticada bebida? Para entender mais sobre o brandy e impressionar os seus convidados, continue a leitura!

Continuar lendo

Produzido e originado em Portugal, esse vinho tem uma rica e complexa história que começou muito antes dos portugueses chegarem às costas do litoral brasileiro. Conhecê-la é, portanto, um exercício muito interessante para que saibamos ainda mais sobre as nossas origens e sobre essa maravilhosa bebida que encanta a tantos ao redor do mundo.

Afinal, qual é a história da criação desse vinho tão importante? Quais são as suas principais características? Em qual região as uvas responsáveis pela produção são cultivadas? Como podemos harmonizar essa bebida com alimentos e consumi-la da melhor maneira? Continue a leitura e tire todas essas dúvidas sobre esse produto!

Continuar lendo

Principal feriado da Irlanda, o dia 17 de março é muito importante para os irlandeses e sua rica cultura. Nessa data, é comemorado o St. Patrick’s Day — em homenagem ao santo padroeiro do país. Ele é conhecido por ter levado a religião católica para o local.

Por trás de toda essa celebração, existe muita tradição e história. Por isso, preparamos este artigo para você conhecer um pouco mais sobre o St. Patrick’s Day e aproveitar a data — que também é comemorada no Brasil. Boa leitura.

Continuar lendo

O carnaval é sinônimo de folia no Brasil e merece ser celebrado. Seja para manter o pique ou relaxar, vinhos e espumantes são uma ótima opção para curtir essa época do ano. Por isso, a Domno e Ponto Nero selecionaram rótulos ideais para cada tipo de festa e local para todos os bolsos.

Confira a lista dos 10 melhores rótulos para celebrar o carnaval!

Continuar lendo

Estamos no período da vindima no Brasil e quem mora ou conhece alguma região vitícola sabe que esta época é sinal de celebração e de muito trabalho — especialmente no Vale dos Vinhedos, que abre suas portas para os turistas nacionais e internacionais. 

Continue a leitura e conheça mais sobre a temporada de vindima no Brasil e as possibilidades para aproveitar o momento!

Continuar lendo

Como um bom enófilo certamente você já sabe que existem diversos estilos de vinhos. Porém, como o universo da enologia é vasto, muitas vezes é difícil conhecer todos eles com profundidade, especialmente os que não são tão famosos ou consumidos, como os vinhos licorosos.

Neste artigo, iremos ajudar você a entender mais sobre esse tipo de vinho, abordando as suas principais características, quais as diferenças quando comparados a outros vinhos e ainda apresentando alguns dos seus melhores exemplares. Quer dominar o assunto? Então, continue acompanhando.

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!