Os temperos e especiarias fazem parte da nossa história há bastante tempo. Muito antes de Cabral chegar por aqui, os europeus já haviam desbravado o Oriente em busca de ervas aromáticas, pimentas e corantes. O uso em massa desses ingredientes se espalhou por todo mundo, e hoje quase ninguém faz um prato sem dar aquele toque especial com algum tempero de sua preferência. 

Para não errar na hora da harmonização, veja agora como combinar uma boa taça de vinho com alimentos condimentados!

Continuar lendo

Se o vinho é produzido a partir da fermentação da uva, como pode ser que ele nem sempre seja um vinho vegano? Essa é uma questão de extrema importância para aqueles que optam por não consumir nenhum produto de origem animal.

Preparamos este conteúdo para que você saiba identificar os vinhos veganos e possa desfrutar da bebida tranquilamente. Acompanhe!

Continuar lendo

Você já deve ter reparado que as pessoas mais experientes na degustação de vinhos seguem uma série de etapas para avaliar a bebida, não é mesmo? Isso acontece porque, para realmente apreciar o exemplar, é necessário conseguir identificar suas principais características

Criamos este conteúdo para ajudar você a desenvolver e usar cada um dos seus sentidos na hora de apreciar vinhos. Preparado? Então vamos lá!

Continuar lendo

Você já deve ter ouvido alguém falar que todo champanhe é espumante, mas que nem todo espumante é champanhe. Frase clássica do mundo do vinho, a afirmação se faz verdadeira porque, como você também já deve saber, para ter a nomenclatura francesa, o produto deve ser da região homônima. Afinal, estamos falando de uma Apelação de Origem Controlada (AOC) que é das mais tradicionais e rígidas do mundo.

Mas você sabia que, além de champanhe, há outras denominações mundo afora para a bebida de Dom Perignon? Na Espanha, por exemplo, o espumante Cava é o mais famoso de todos. Ficou curioso? Acompanhe este post e descubra a história, o método de produção e todos os demais detalhes sobre esse vinho delicioso!

Continuar lendo

Organizar um almoço ou jantar para receber os amigos é muito prazeroso. Porém, acertar na harmonização do vinho nem sempre é tão fácil. Ao escolher o prato e o vinho para acompanhá-lo é preciso se ater às suas características gustativas para que um não se sobressaia ao outro. Assim, sua refeição será harmônica e agradável ao paladar.

No Brasil, poucas pessoas entendem de vinhos brancos e acabam errando quando vão harmonizar os alimentos com um Chardonnay, por exemplo. Então, trouxemos neste post algumas dicas que ajudarão você a não errar na harmonização dos alimentos com o vinho Chardonnay.

Continuar lendo

Do cultivo da uva à prateleira do mercado, a elaboração do vinho passa por uma série de etapas extremamente importantes para a qualidade final da bebida. Como uma obra de arte, todas as etapas da vinificação são fundamentais, como o processamento da matéria-prima, fermentação alcoólica, maturação em barricas de carvalho e demais processos, até o momento de seu engarrafamento. 

Muitas vezes passando desapercebido, o envase correto é essencial para que a bebida de Baco seja realmente digna de agradar até os deuses. Não sabe como é feito o engarrafamento? Acompanhe este post e descubra!

Continuar lendo

Bebida mais famosa de todos os tempos e presente desde os primórdios das civilizações, o vinho hoje está presente em praticamente todo o planeta, sendo classificado em Velho Mundo e Novo Mundo. Encontramos excelentes produtos em vários países, desde os mais tradicionais como França e Itália, até os mais modernos, como Austrália e Brasil.

Mas você sabe o que são, afinal, uvas autóctones? Sabia que elas podem ser, por vezes, a melhor expressão de uma região produtora? Para conhecer a história dessas castas e a força que elas possuem junto a enófilos do mundo inteiro, confira o abaixo o material exclusivo que a Casa Valduga preparou para você!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!