Curiosidades

No início do século XVI, os primeiros exemplares da uva Vitis vinifera chegaram na Argentina junto dos seus colonizadores. Porém, só em 1551 o cultivo se espalhou por toda a região. O solo e as condições climáticas ao redor dos Andes favoreceram a agricultura dos vinhedos e, atualmente, os vinhos argentinos são apreciados em todo o mundo.

No noroeste da Argentina, a região de Cafayate apresenta tradição e uma excelente reputação no mundo da viticultura. A pequena cidade está localizada na província de Salta e é famosa pelos vinhedos mais elevados do mundo, com mais de 1.500 metros de altitude. 

As condições ambientais da região fazem com que a produtividade das videiras seja baixa, o que gera pouca quantidade de uvas, mas com excelente qualidade. As principais castas produzidas são Cabernet Sauvignon, Syrah, Malbec e Torrontés. Continue a leitura e saiba mais sobre os vinhos argentinos de Cafayate!

Continuar lendo

Há alguns anos cientistas relacionam vinho e saúde. A bebida, que antes era degustada apenas com a intenção de sentir o prazer de seus sabores e aromas, agora também é consumida para trazer inúmeros benefícios ao organismo. Aliás, você sabe exatamente quais são?

O que se fala, genericamente, é que uma taça de vinho tinto por dia faz bem para o coração, e isso é verdade. Porém, existem muito mais vantagens no consumo regular dessa bebida. Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura, pois, neste guia completo, contamos tudo o que você precisa saber. Confira!

Continuar lendo

Poucas coisas são tão boas como vinhos. Filmes são bons exemplos! Agora, dificilmente existirá combinação tão perfeita como filmes sobre vinhos. Um par ideal que deixa qualquer produção cinematográfica elegante e refinada e faz os nossos momentos de lazer serem muito mais agradáveis.

Se você gosta de vinhos e filmes e, principalmente, dos dois ao mesmo tempo, vai adorar esta seleção de 26 filmes que souberam fazer um casamento incrível entre a bebida divina e a sétima arte.

Continuar lendo

Não existe nada melhor do que chegar em casa após um dia de trabalho e assistir à televisão enquanto degusta uma boa taça de vinho, certo? A combinação pode ficar ainda melhor quando escolhemos boas séries sobre vinhos.

Pensando na perfeita combinação entre séries e vinhos, preparamos este artigo para você aproveitar o momento em grande estilo. Boa leitura.

Continuar lendo

Nada se compara a uma degustação quando o objetivo é reconhecer as castas, as texturas e os aromas — o desenvolvimento de memória sensorial se destaca entre os apaixonados pelas bebidas fermentadas a partir da uva. Porém, você já pensou que ouvir podcasts sobre vinhos pode lapidar seu conhecimento?

Além de aprender técnicas, curiosidades e histórias relacionadas à cultura do vinho, você pode tornar a rotina mais leve e interessante ao se entreter com áudios dedicados a um tema tão prazeroso.

Continue a leitura e conheça 4 podcasts, entre opções nacionais e internacionais, que vão lhe ajudar a desbravar o assunto e ter boas dicas para compartilhar com os amigos.

Continuar lendo

Você já experimentou algum molho a base de vinho? A bebida tão apreciada no mundo todo e que acompanha os mais diversos pratos, também pode fazer parte da receita, conferindo sabores e aromas irresistíveis.

Carnes vermelhas ou brancas, massas e, até mesmo, sobremesas podem receber o molho de vinho que, por sua vez, pode ser feito com diversos estilos de vinhos. Quer uma experiência gastronômica inusitada e inesquecível? Aposte nessa opção e confira as receitas que separamos para você. Boa leitura!

Continuar lendo

Tão importante quanto saber apreciar a bebida é aprender a interpretar os rótulos de vinhos. Neles, encontramos informações essenciais para a escolha de um exemplar que nos agradará em cheio.

Em meio a tantas opções de vinhos no mercado, ficamos até confusos na hora de optar algum. Por isso, neste post, trouxemos algumas dicas relevantes sobre o assunto que lhe ajudarão nessa missão. Quer descobrir quais são elas? Então, continue a leitura e confira!

Continuar lendo

Essa é uma dúvida recorrente entre aqueles que estão começando a apreciar vinhos. Contudo, muito se fala e pouco se sabe sobre o que realmente é o processo de decantação de vinhos. 

Preparamos este post para que você esclareça todas suas dúvidas em relação à decantação. Iremos descrever o que é, como fazer, quais vinhos devem ser decantados, além de desvendar alguns mitos acerca do processo. Confere aí e já escolhe qual o próximo vinho que você irá degustar. Vamos lá?

Continuar lendo

A pimenta é um ingrediente muito usado na culinária brasileira, e está especialmente presente nos pratos do nordeste do país. Ela dá um toque especial às preparações e acentua o sabor dos alimentos. O condimento também é rico em nutrientes e, por isso, existem muitos benefícios da pimenta para a saúde.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer todos os benefícios da pimenta, suas variedades e como incluí-la na dieta. Boa leitura!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!