Curiosidades

Ao pé da cordilheira dos Andes, existe uma cidade com a história altamente marcada pelo cultivo das uvas e produção de vinhos na América do Sul. A cidade argentina de Mendoza é famosa pelas suas belezas naturais e pela qualidade dos vinhos que lá são produzidos, fazendo da região uma verdadeira referência continental dentre os vinicultores.

Conheça agora um pouco mais sobre a história de Mendoza e saiba como foi a trajetória da cidade até chegar ao patamar de hoje, no qual é considerada a capital dos vinhos argentinos.

Continuar lendo

Existem diversas receitas com vinho que levam a bebida como ingrediente — principal ou apenas para dar um toque especial aos alimentos. Além do mais, você pode se servir com uma taça para saborear enquanto prepara a refeição.

O ideal é escolher um vinho de qualidade e que você goste. Isso é importante porque o álcool evapora e são as propriedades da bebida que ficam na preparação. Você também pode aproveitar para harmonizar a refeição com o próprio vinho que utilizou na receita, evitando desperdícios.

Continue a leitura e conheça as receitas com vinho que preparamos para você.

Continuar lendo

Quer aprender mais sobre vinhos e ter oportunidades incríveis de conhecer vários tipos da bebida? Então, participar de uma confraria de vinho é uma ótima opção. Ela se trata de um grupo de pessoas que se reúnem para degustar os rótulos e trocar informações e experiência desse mundo tão fantástico.

Não conhece ninguém para formar esse tipo de irmandade com você? Não tem problema! Aposte nas confrarias online, que trazem muitos benefícios para quem é apaixonado por vinhos. Quer saber mais sobre elas? Então, continue a leitura, pois, neste post, contamos 8 vantagens de ser membro. Confira!

Continuar lendo

O mês de dezembro é sempre cheio de comemorações, e a virada do ano é uma das mais esperadas. Seja por tradição ou superstição, essa época vem carregada de rituais de passagem e simbolismos. Para entrar no novo ano com o pé direito, as pessoas recorrem a várias tradições, como pular sete ondas, usar as cores da sorte e também apreciar um bom espumante na festa de Réveillon.

Neste post listamos alguns dos melhores espumantes para o réveillon. Continue a leitura e saiba qual é a melhor maneira de harmonizá-los na hora de servir.

Continuar lendo

A viticultura é um estudo abrangente do cultivo das vinhas, compondo diversas curiosidades sobre vinhos e todo o seu processo. Por isso, reunimos algumas delas, abordando cada etapa.

Investir em conhecimento sobre a elaboração dos vinhos é uma prática comum e interessante para os enófilos. Entender como a qualidade da uva é afetada a partir das condições climáticas, do solo, do manejo e dos sistemas de condução, aumenta a percepção visual, intelectual e gustativa.

A seguir, veremos quais são as curiosidades sobre vinhos e viticultura. Assim, você poderá compartilhar com os amigos enquanto degustam uma bebida de qualidade, além de conhecer melhor o processo desde o cultivo até a elaboração. Tenha uma ótima leitura!

Continuar lendo

Quem está despertando o interesse em conhecer a fundo o universo de uma das bebidas mais apreciadas no mundo todo sempre tem muitas dúvidas. Por isso, nada é melhor que buscar informações sobre vinho para iniciantes.

O desafio pode ser grande, mas a evolução do conhecimento e do paladar vem com tempo e estudo. Para ajudá-lo nessa missão, trouxemos algumas dicas que colaborarão para o seu aprendizado, fazendo com que você possa transformar as suas degustações de vinhos em experiências incríveis. Ficou curioso? Continue a leitura e confira!

Continuar lendo

No início do século XVI, os primeiros exemplares da uva Vitis vinifera chegaram na Argentina junto dos seus colonizadores. Porém, só em 1551 o cultivo se espalhou por toda a região. O solo e as condições climáticas ao redor dos Andes favoreceram a agricultura dos vinhedos e, atualmente, os vinhos argentinos são apreciados em todo o mundo.

No noroeste da Argentina, a região de Cafayate apresenta tradição e uma excelente reputação no mundo da viticultura. A pequena cidade está localizada na província de Salta e é famosa pelos vinhedos mais elevados do mundo, com mais de 1.500 metros de altitude. 

As condições ambientais da região fazem com que a produtividade das videiras seja baixa, o que gera pouca quantidade de uvas, mas com excelente qualidade. As principais castas produzidas são Cabernet Sauvignon, Syrah, Malbec e Torrontés. Continue a leitura e saiba mais sobre os vinhos argentinos de Cafayate!

Continuar lendo

Há alguns anos cientistas relacionam vinho e saúde. A bebida, que antes era degustada apenas com a intenção de sentir o prazer de seus sabores e aromas, agora também é consumida para trazer inúmeros benefícios ao organismo. Aliás, você sabe exatamente quais são?

O que se fala, genericamente, é que uma taça de vinho tinto por dia faz bem para o coração, e isso é verdade. Porém, existem muito mais vantagens no consumo regular dessa bebida. Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura, pois, neste guia completo, contamos tudo o que você precisa saber. Confira!

Continuar lendo

Não existe nada melhor do que chegar em casa após um dia de trabalho e assistir à televisão enquanto degusta uma boa taça de vinho, certo? A combinação pode ficar ainda melhor quando escolhemos boas séries sobre vinhos.

Pensando na perfeita combinação entre séries e vinhos, preparamos este artigo para você aproveitar o momento em grande estilo. Boa leitura.

Continuar lendo

Você já experimentou algum molho a base de vinho? A bebida tão apreciada no mundo todo e que acompanha os mais diversos pratos, também pode fazer parte da receita, conferindo sabores e aromas irresistíveis.

Carnes vermelhas ou brancas, massas e, até mesmo, sobremesas podem receber o molho de vinho que, por sua vez, pode ser feito com diversos estilos de vinhos. Quer uma experiência gastronômica inusitada e inesquecível? Aposte nessa opção e confira as receitas que separamos para você. Boa leitura!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!