Taça de vinho personalizada: confira algumas ideias!


Taça de vinho personalizada: confira algumas ideias!

Os amantes do vinho têm, em geral, uma consideração especial por taças e tomam muito cuidado com a forma como elas são manuseadas. Não é à toa! Para apreciar a bebida da maneira mais completa, é importante que ela seja tratada de forma apropriada, e muitos fatores influenciam a experiência, inclusive o recipiente onde será servido o líquido. Por isso, presentear com uma taça de vinho personalizada pode ser uma ótima opção para agradar quem leva esse hábito a sério.

Uma taça é um objeto cheio de significados. Ela confere um ar de sofisticação a qualquer mesa onde seja colocada e está sempre presente nas ocasiões mais festivas. Um brinde nunca tem a mesma graça quando feito com um copo qualquer, e uma bebida de qualidade parece menos saborosa quando oferecida de outro modo.

Por serem tão singulares, esses artigos precisam ser manipulados, higienizados e preservados com uma dedicação extra. E também por seu caráter único, podem compor um presente elegante. Confira a seguir dicas para escolher e cuidar das taças de vinho.

Como escolher a taça certa?

A grande diversidade de taças de vinho disponíveis nas prateleiras do mercado é proporcional à variedade dessa bebida. Para cada estilo de rótulo, existe um formato específico que vai ajudar a extrair daquele líquido as suas melhores características.

Portanto, não se trata de uma mera questão estética. A forma da peça faz diferença na evaporação do álcool e na percepção dos aromas, ela permite maior ou menor “respiro” para o líquido e tem papel importante na regulação da temperatura. O design também interfere no direcionamento da bebida para partes específicas da boca, que vai influenciar a apreciação de seu sabor.

Entre os modelos mais comuns, a taça Bordeaux é ideal para tintos encorpados, pois seu bojo grande com bordas mais fechadas age para concentrar os aromas. A Borgonha, com bojo maior e mais arredondado, é indicada para vinhos complexos, para que eles tenham mais contato com o ar e possam mostrar todo o seu potencial.

Por sua vez, os brancos e rosés devem ser servidos em quantidades menores, para manter sua temperatura praticamente constante, e não perder o seu frescor. Por esses motivos, em geral, precisam ser servidos em taças menores e estreitas. Enquanto isso, os espumantes pedem o tipo flute, bastante alongado, que preserva as bolhas por mais tempo.

Dica: Entenda a função da autólise na elaboração de espumantes

Como limpar a taça de vinho?

Quando o jantar ou a festa termina, quem tem um carinho a mais pelas suas taças fica triste de ver o estado delas. Durante a diversão, elas ganham marcas de dedos engordurados, manchas de batom e chegam ao fim da noite com resíduos de bebidas ressecados no fundo. Antes de serem recolhidas, precisam receber uma atenção especial.

Sejam elas feitas de vidro, sejam de cristal, um dos perigos da lavagem é de riscar ou tirar o brilho do material. Para que nada disso aconteça, a limpeza deve ser feita com delicadeza. Comece retirando o excesso de sujidade com um papel toalha ou guardanapo. Em seguida, utilize água morna e uma esponja bem macia para fazer a lavagem mais completa, sem colocar muita pressão para que não haja quebras ou rachaduras.

Evite usar produtos de limpeza, a não ser que seja realmente necessário. Químicos são capazes de deixar resíduos que sutilmente poderão interferir no sabor e no aroma da próxima degustação. Se a sujeira resistir à lavagem com água, faça uso de um detergente neutro em pequena quantidade.

Para finalizar, vale a pena esterilizar borrifando um pouco de álcool em toda a superfície externa e interna. Por último, dê brilho aplicando um pano limpo de algodão ou microfibra, que seja reservado exclusivamente para essa finalidade.

Acesse nossa loja online e confira todos os vinhos da Famiglia Valduga!

Adquira os vinhos da Famiglia

Como guardar suas taças?

Depois de fazer a limpeza completa de cada taça, elas devem ser guardadas da forma certa para estarem perfeitas até a próxima utilização. A disposição vai depender do espaço que você tem nos armários e pode ser adaptada para cada tamanho de cozinha, mas alguns detalhes devem ser observados em todos os casos.

Em primeiro lugar, elas precisam ser mantidas em local fechado para que não acumulem pó. Aquelas que são usadas mais vezes, podem estar em uma parte mais nobre do armário, que seja fácil de acessar no dia a dia. Já os itens mais singulares, reservados para momentos únicos, podem ser guardados nas prateleiras mais altas.

Na hora de organizar, tente manter os jogos ou taças de mesmo formato lado a lado e ponha as mais altas no fundo, pois isso vai facilitar a visualização do conjunto completo. Outra maneira de arrumar é colocando as semelhantes uma atrás da outra, como uma fila. Essa disposição torna mais fácil alcançar as mais altas.

Já se você tem uma coleção da qual se orgulha e uma seleção de taças personalizadas, vai querer tê-las sempre à vista. Nesse caso, pode dar preferência a um armário com portas de vidro bem posicionado na sala.

Dica: 4 razões para você aprender sobre vinhos e virar um expert!

Por que escolher taças personalizadas?

Para quem gosta de colecionar esses objetos e sabe o valor de cada um para o momento certo, uma taça de vinho personalizada é um ótimo artigo para ter em casa e também é um presente que combina com as festas de fim de ano, sendo recebido com muita alegria. Ganhar uma taça diferente vai levar uma graça a mais para a coleção, garantindo lembranças especiais.

Um conjunto é ainda uma alternativa de recordação para quem está começando a explorar o universo dessa bebida. Isso, porque, ao montar um kit, a vinícola sabe exatamente qual o tipo de taça perfeito para aquela bebida específica e ajuda a educar quem ainda busca mais conhecimento sobre o assunto.

E se você quer marcar o fim de ano com algo mais surpreendente, pode encomendar taças com inscrições exclusivas. Diversas empresas de brindes oferecem esse serviço. Com um presente como esse, os seus amigos e familiares levarão para casa um mimo original para sempre se lembrarem dessa data.

Seja com uma taça de vinho personalizada, seja com uma simples, de cristal ou de vidro, o importante é entender as diferenças básicas e fazer as melhores escolhas possíveis. E, claro, tirar o máximo proveito de cada item da coleção com bebidas de qualidade. Cuidando bem delas, com a rotina apropriada de limpeza e um espaço reservado para sua proteção, as taças podem durar muitos anos e acompanhar todas as celebrações com muito estilo.

Gostou das informações e quer conhecer ainda mais sobre esse assunto? Confira a importância da taça certa na hora de degustar um vinho e saiba escolher a peça ideal.




Por
10/03/2020

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!