Os vinhos biodinâmicos têm um conceito que vai além dos conhecimentos técnicos utilizados na viticultura convencional ou orgânica. Nesse modelo de agricultura, a biodiversidade ao redor da vinícola é considerada, respeitada e potencializada. Com isso, a própria natureza é a fonte da cura para diversas pragas e doenças, utilizando técnicas alternativas que modificam física, química e energeticamente o terroir.

São diversas as técnicas utilizadas na vitivinicultura biodinâmica, onde os produtores cultivam plantas específicas para controlar a proliferação de pragas, são adeptos de alguns preparos para mineralizar o solo de forma natural e consideram até os ciclos lunares para engarrafar os vinhos resultantes. 

Neste artigo, preparamos uma visão geral sobre os vinhos biodinâmicos, suas características e diferenciais.

Continuar lendo

Imagine passar uma tarde ensolarada em um belo jardim degustando cervejas e vinhos deliciosos e, além disso, perfeitamente harmonizados com iguarias inspiradas nos mais tradicionais pratos italianos. Visualizou a cena em sua mente? Bom, saiba que no Leopoldina Jardim isso é realidade.

Localizado no coração do Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha (Bento Gonçalves–RS), recebe turistas do mundo inteiro, dispostos a ter experiências incríveis, como essa que acabamos de descrever. Ficou curioso para saber mais sobre esse lugar encantador? Continue a leitura e confira!

Continuar lendo

A França é considerada o berço da gastronomia mundial, e isso não é à toa. As mais técnicas dessa cozinha clássica servem de base para a culinária de outros países. E o que combina com comida boa? Sim, os vinhos, é claro.

Os vinhos franceses não ficam atrás dos pratos premiados nascidos ali. As bebidas são reconhecidas mundialmente pela excelência e qualidade, como o Bordeaux e o Champagne. Afinal, o país tem a fama de ser muito exigente em tudo o que faz, e isso reflete em seus produtos.

Ficou curioso para saber mais sobre o universo dos vinhos franceses? Então, continue a leitura deste post, pois, aqui, contamos a fundo as curiosidades desses exemplares. Confira!

Continuar lendo

Você já ouviu alguém dizer que vinhos devem ser consumidos na temperatura ambiente? Pois bem, esse é um dos maiores mitos do mundo do vinho, até porque, "temperatura ambiente" é muito relativo, ainda mais se falarmos da maior parte do nosso querido Brasil. 

Contudo, um dos fatores que mais interferem na degustação é a temperatura em que o vinho é servido. Pode até parecer exagero, mas alguns graus, para mais ou para menos, fazem total diferença no paladar de quem aprecia a bebida. 

Então, se você ficou curioso para entender mais sobre esse assunto e quer aprender a degustar o seu vinho preferido na temperatura ideal, continue a leitura!

Continuar lendo

Todos concordamos que vinhos e gastronomia andam lado a lado. Contudo, uma das iguarias mais deliciosas, populares e versáteis às vezes é deixada de lado. Sim! Estou falando das famosas geleias, sempre bem-vindas em diversos pratos, sejam doces ou salgados. 

Preparamos este post para você desfrutar de vários sabores, desde a clássica geleia de morango, até a inusitada geleia de vinho. Isso mesmo! Vinho. Então, continue a leitura para descobrir o quão prático é produzir sua própria geleia e após, corra para comprar alguns queijos e harmonize com o vinho de sua escolha. 

Continuar lendo

Não existe nada melhor do que chegar em casa após um dia de trabalho e assistir à televisão enquanto degusta uma boa taça de vinho, certo? A combinação pode ficar ainda melhor quando escolhemos boas séries sobre vinhos.

Pensando na perfeita combinação entre séries e vinhos, preparamos este artigo para você aproveitar o momento em grande estilo. Boa leitura.

Continuar lendo

Para uma bela degustação de vinhos é preciso, além de sentir os sabores e aromas, observar alguns aspectos físicos. Assim, é possível ter noção do que esperar daquela bebida. Pensando nisso, você sabe exatamente o que são as lágrimas do vinho?

Ela é uma característica física, que faz parte da análise do vinho. Já reparou quando um enólogo ou outro entendedor de vinhos gira a taça e observa o desenho que a bebida deixa na parede objeto? Na verdade, ele está analisando as lágrimas. Quer entender o que elas significam? Então, continue a leitura, pois é sobre isso que falamos neste post. Confira!

Continuar lendo

Frutas, flores, especiarias, ervas, etc. Você já deve ter escutado diversas pessoas descrevendo vinhos com os mais variados aromas. O mais curioso é que vinhos são o resultado da fermentação alcoólica do suco das uvas, mas os aromas percebidos são completamente distintos da matéria-prima que os origina. Se você tem dificuldade, ou pelo menos dúvidas, sobre a origem dos aromas dos vinhos, acompanhe esse texto e descubra os mistérios acerca das famosas notas aromáticas.

Vamos mostrar o melhor caminho para nunca mais existir dúvidas em relação à bebida com aromas mais instigantes de todo o mundo. Taça na mão? Vamos lá!

Continuar lendo

Nada se compara a uma degustação quando o objetivo é reconhecer as castas, as texturas e os aromas — o desenvolvimento de memória sensorial se destaca entre os apaixonados pelas bebidas fermentadas a partir da uva. Porém, você já pensou que ouvir podcasts sobre vinhos pode lapidar seu conhecimento?

Além de aprender técnicas, curiosidades e histórias relacionadas à cultura do vinho, você pode tornar a rotina mais leve e interessante ao se entreter com áudios dedicados a um tema tão prazeroso.

Continue a leitura e conheça 4 podcasts, entre opções nacionais e internacionais, que vão lhe ajudar a desbravar o assunto e ter boas dicas para compartilhar com os amigos.

Continuar lendo

A uva Viognier é uma variedade muito utilizada na elaboração de excelentes vinhos brancos. De perfil intensamente aromático, as bebidas resultantes desda casta se destacam também pela coloração tendenciando ao dourado e a aptidão ao envelhecimento, quando comparados a maioria dos vinhos brancos. 

Neste post, contaremos um pouco da história dessa variedade e quais são as principais regiões produtoras.

Continuar lendo

Harmonizar vinho e massas é uma prática que deixa a experiência ainda mais especial. Encontrar o rótulo certo para a refeição servida pode parecer algo complicado, mas existem algumas regras básicas de harmonização que facilitam a tarefa de escolher o vinho que será perfeito para o estilo de massa que você pretende consumir. 

Entenda como escolher um bom vinho para acompanhar massas, de acordo com o molho que irá protagonizar o sabor do prato. Boa leitura!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!