Vinhos

Para muitos, o vinho é muito mais do que uma simples bebida: é uma expressão cultural. De fato, é possível associar a sua elaboração com a história e o desenvolvimento de diversos países. Um claro exemplo disso é a relevância que os vinhos chilenos ganharam ao longo dos anos. 

Quer saber mais sobre a história do vinho chileno, conhecer as suas principais características e saber quais são as uvas mais utilizadas? Confira o post que preparamos para sanar suas principais dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!

Continuar lendo

Se o vinho é produzido a partir da fermentação da uva, como pode ser que ele nem sempre seja um vinho vegano? Essa é uma questão de extrema importância para aqueles que optam por não consumir nenhum produto de origem animal.

Preparamos este conteúdo para que você saiba identificar os vinhos veganos e possa desfrutar da bebida tranquilamente. Acompanhe!

Continuar lendo

Bastante querido entre os brasileiros, o vinho elaborado a partir da Malbec é uma excelente opção de harmonização para diversos pratos típicos da culinária de nosso país. Por isso, conhecer melhor a sua história e suas características é algo indispensável para quem gosta de apreciar essa bons vinhos. 

Pensando nisso, preparamos um artigo completo com informações importantes sobre esta cepa, além de curiosidades, dicas de harmonização e até mesmo sugestões de bebidas incríveis onde Malbec é a protagonista. Pronto para descobrir tudo sobre a Malbec? Boa leitura!

Continuar lendo

Se você sonha em ter uma coleção de vinhos, mas se sente intimidado pelos preços e pela complexidade desse universo, tenha calma. É possível começar uma ótima coleção dando um passo de cada vez.

Para te ajudar a iniciar essa deliciosa jornada, mostraremos neste artigo tudo o que você precisa saber, desde como planejar o espaço, até quais rótulos adquirir primeiro. Preparado? Então continue a leitura e confira!

Continuar lendo

A festa mais divertida e colorida do ano está chegando. No feriadão, alguns preferem pular e brincar nos blocos e nas ruas, já outros aproveitam para relaxar. Independentemente de qual grupo você se encaixa, já escolheu os seus vinhos para o carnaval?

Aliás, você sabia que existe uma relação entre a festividade e a bebida? Pois é! Segundo a mitologia grega, Dionísio, o deus que criou o vinho, também é criador da comemoração que mais tarde seria o carnaval. Interessante, não é?

Sabendo disso, que tal aproveitar a ocasião para apreciar um bom vinho? Neste post, trazemos as sugestões de acordo com o tipo de folia e região. Ficou curioso? Continue a leitura e confira.

Continuar lendo

Com a grande diversidade de rótulos disponíveis no mercado, quem nunca se perguntou qual é o melhor vinho do mundo? Foi partindo disso que críticos renomados se dedicaram a avaliar bebidas de diferentes regiões por meio de sistemas de pontuação de vinhos.

Esse parâmetro é interessante, pois, além de ajudar o consumidor a escolher novos rótulos para experimentar, também é capaz de alavancar as vendas e influenciar os preços antes mesmo dos vinhos saírem da vinícola. Interessante, não é? Porém, como será que funciona a pontuação de vinhos?

Quais são os principais sistemas de avaliação? Vamos descobrir? Então, acompanhe o post de hoje e confira tudo sobre esse assunto. 

Continuar lendo

Rústica, charmosa e com paisagens marcantes: assim é a região de Alentejo. Ela também nos surpreende com a sua capacidade de elaborar vinhos únicos, distintos e diferenciados, sendo exemplos da qualidade que Portugal conseguiu transportar em suas garrafas.

Essa enorme área se tornou umas das mais importantes produtoras de vinho nos últimos anos e alcançou seu reconhecimento na década de 80. Isso, graças ao avanço da viticultura e dos processos de vinificação, aliados ao legado das parreiras centenárias.

Que tal conhecer um pouco mais sobre esses clássicos portugueses? Saiba como foi a trajetória da viticultura na região e os diferenciais que tornam os vinhos alentejanos excepcionais. Ainda, descubra onde encontrar o melhor rótulo para degustar. Acompanhe-nos!

Continuar lendo

Você sabe quais são as características de um vinho velho? A cor na jovialidade é intensa com o envelhecimento passa a ser alaranjada com nuances atijoladas, os aromas se tornam mais complexos, os aromas frutados dão lugar ao complexo bouquet que pode remeter a um couro, café, tabaco entre outros, no palato o tanino intenso e robusto torna se extremamente delicado e macio. O vinho, diferentemente de outros produtos e bebidas, não apresenta data de validade, ninguém sabe precisamente quando é o seu fim, o que faz com que muitas pessoas não compreendam o que caracteriza a sua qualidade.

Por isso, continue a leitura e saiba quais são as principais características de um vinho evoluído e, ainda, quais são os fatores imprescindíveis que devem ser avaliados antes de escolher por uma garrafa para degustação. Acompanhe!

Continuar lendo

O que faz um vinho se tornar uma bebida harmoniosa e de sabor notável são os elementos indispensáveis que o compõem. O álcool, o tanino e a acidez, por exemplo, são componentes que estruturam e trazem personalidade a um rótulo.

Mas, você sabe como perceber a acidez no vinho? Conhece sua importância? Continue a leitura e aprenda tudo sobre essa particularidade do delicioso néctar da uva!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!