Vinhos

Com a grande diversidade de rótulos disponíveis no mercado, quem nunca se perguntou qual é o melhor vinho do mundo? Foi partindo disso que críticos renomados se dedicaram a avaliar bebidas de diferentes regiões por meio de sistemas de pontuação de vinhos.

Esse parâmetro é interessante, pois, além de ajudar o consumidor a escolher novos rótulos para experimentar, também é capaz de alavancar as vendas e influenciar os preços antes mesmo dos vinhos saírem da vinícola. Interessante, não é? Porém, como será que funciona a pontuação de vinhos?

Quais são os principais sistemas de avaliação? Vamos descobrir? Então, acompanhe o post de hoje e confira tudo sobre esse assunto. 

Continuar lendo

Rústica, charmosa e com paisagens marcantes: assim é a região de Alentejo. Ela também nos surpreende com a sua capacidade de elaborar vinhos únicos, distintos e diferenciados, sendo exemplos da qualidade que Portugal conseguiu transportar em suas garrafas.

Essa enorme área se tornou umas das mais importantes produtoras de vinho nos últimos anos e alcançou seu reconhecimento na década de 80. Isso, graças ao avanço da viticultura e dos processos de vinificação, aliados ao legado das parreiras centenárias.

Que tal conhecer um pouco mais sobre esses clássicos portugueses? Saiba como foi a trajetória da viticultura na região e os diferenciais que tornam os vinhos alentejanos excepcionais. Ainda, descubra onde encontrar o melhor rótulo para degustar. Acompanhe-nos!

Continuar lendo

Você sabe quais são as características de um vinho velho? A cor na jovialidade é intensa com o envelhecimento passa a ser alaranjada com nuances atijoladas, os aromas se tornam mais complexos, os aromas frutados dão lugar ao complexo bouquet que pode remeter a um couro, café, tabaco entre outros, no palato o tanino intenso e robusto torna se extremamente delicado e macio. O vinho, diferentemente de outros produtos e bebidas, não apresenta data de validade, ninguém sabe precisamente quando é o seu fim, o que faz com que muitas pessoas não compreendam o que caracteriza a sua qualidade.

Por isso, continue a leitura e saiba quais são as principais características de um vinho evoluído e, ainda, quais são os fatores imprescindíveis que devem ser avaliados antes de escolher por uma garrafa para degustação. Acompanhe!

Continuar lendo

O que faz um vinho se tornar uma bebida harmoniosa e de sabor notável são os elementos indispensáveis que o compõem. O álcool, o tanino e a acidez, por exemplo, são componentes que estruturam e trazem personalidade a um rótulo.

Mas, você sabe como perceber a acidez no vinho? Conhece sua importância? Continue a leitura e aprenda tudo sobre essa particularidade do delicioso néctar da uva!

Continuar lendo

No mundo dos vinhos existem muitos termos que podem ser desconhecido para a maioria das pessoas. Porém, para quem gosta do assunto é sempre interessante aprender mais. Pensando nisso, você sabe o que é o efeito agulha?

O nome pode causar certa estranheza, mas se você é degustador de vinhos, provavelmente já experimentou esse fenômeno. Ficou curioso para saber o que é, onde encontrar e como harmonizar as bebidas que apresentam essa sensação? Continue a leitura, pois, neste post, falamos tudo o que precisa conhecer sobre efeito agulha. Confira!

Continuar lendo

A primavera é a meia-estação em que as árvores florescem e o clima começa a esquentar. Nessa condição, os vinhos que melhor simbolizam a estação são os rosés e os espumantes, principalmente — mas os brancos e tintos mais leves não devem ser deixados de lado.

vinho rosé é caracterizado pelo seu frescor e harmoniza muito bem com o clima ensolarado. Já os espumantes são opções leves e com acidez. Confira, em detalhes, os melhores vinhos da Casa Valduga e da Domno Importadora para apreciar na primavera!

Continuar lendo

Se você está dando seus primeiros passos no universo dos vinhos vai entender que um exemplar excepcional é aquele que proporciona prazer ao paladar e nos instiga intelectualmente. Quem não gostaria de aprender sobre vinho e poder compartilhar o conhecimento com amigos enquanto degusta uma garrafa, não é? 

Porém, muitas pessoas ainda se perguntam por que os amantes dessa bebida fazem isso. Por isso, gostaríamos de dividir com você algumas das razões. Então, confira o post de hoje e descubra por que faz sentido aprender mais sobre ela. Quem sabe você também se anima e começa a querer entender sobre o assunto. Vamos lá?

Continuar lendo

São muitos os motivos que levam as pessoas até Borgonha, como sua gastronomia, seus campos cobertos de vinhedos, suas vilas simpáticas e sua herança histórica e arquitetônica. Por isso, no post de hoje vamos descobrir um pouco mais sobre a história dessa região abençoada pela natureza e pelos monges.

Preparado? Então, confira a história de Borgonha e suas principais atrações turísticas. Também entenda como essa região tornou-se referência na elaboração de vinhos excepcionais e conheça suas uvas e bebidas mais famosas. Boa leitura! 

Continuar lendo

Embarcar na grande aventura de ampliar os conhecimentos sobre enologia é algo extremamente divertido e muito interessante. A cada dia, o enófilo, apaixonado por essa incrível bebida, se vê frente a frente com novas informações e termos importantes para avançar em seus estudos. Por isso, hoje, falaremos sobre o corpo do vinho.

Conhecer o corpo do vinho é algo fundamental para avançar nos conhecimentos sobre essa bebida, descobrindo aspectos e características únicas a cada uma das garrafas adquiridas. Com essa informação, você poderá investir em degustações muito mais técnicas e fazer harmonizações cada vez melhores.

A seguir, descobriremos exatamente o que é o corpo do vinho, o que causa essa particularidade na bebida, como isso impacta o sabor e muito mais. Ao fim de nossa conversa, você estará apto a identificar esse fator em todas as suas próximas degustações. Aproveite a leitura!

Continuar lendo

Um país cheio de contrastes, rodeados por montanhas cobertas de neve e florestas nativas, assim é uma das regiões vinícolas que tem conquistado seu espaço no mercado mundial. Você sabe de quais vinhos estamos falando? Os vinhos da Nova Zelândia. 

Se você ainda não os experimentou, não sabe o que está perdendo. Por isso, no post de hoje, vamos conhecer a história da viticultura neozelandesa e entender como essa região tornou-se referência na elaboração de vinhos excepcionais. 

Também vamos descobrir as principais uvas cultivadas em suas ilhas e as suas bebidas mais famosas. Confira!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!