6 excelentes vinhos para apreciar e presentear no Natal


6 excelentes vinhos para apreciar e presentear no Natal

Apreciar um bom vinho é um daqueles prazeres que não podem faltar no Natal. Além disso, presentear nossos queridos amigos e familiares, e compartilhar momentos na companhia de quem amamos é uma das premissas do final de ano. Somando todos estes fatores, temos a certeza que momentos únicos serão eternizados neste dia tão especial. 

Essa é a melhor época para reunir a família e os amigos, apreciar uma boa refeição, colocar o papo em dia e relembrar histórias antigas. O clima é de paz, esperança, renovação, alegria e generosidade. Entretanto, concordamos que uma bebida de qualidade complementa esse momento, tornando-o mais saboroso e divertido.

Por isso, selecionamos alguns dos melhores vinhos nacionais e importados para que não haja mais dúvidas. As opções visam agradar os mais diversos gostos e vão combinar perfeitamente com a sua ceia. Não deixe de ler até o final!

1. Espumante Maria Valduga

Conhecido como a joia do espumante brasileiro, o Maria Valduga Brut Vintage é sempre aprovado por unanimidade. Elaborado a partir da rigorosa seleção dos melhores cachos de Chardonnay e Pinot Noir, provenientes do coração do Vale dos Vinhedos.

Extremamente cremoso e delicado, revela ao longo da degustação diversas camadas de aromas, muitos deles resultantes dos 48 meses de maturação em contato com as leveduras. Frutas em calda, amêndoas e nozes são os principais aromas que protagonizam este espumante, além da sutil nota tostada e amanteigada que nos convida ao próximo gole. 

No paladar, reflete a excelência do terroir. Acidez vibrante, espuma cremosa e o final longo, nos permite descobrir novas sensações, tornando cada taça um momento único.

MARIA VALDUGA BRUT VINTAGE
Clique na imagem acima e confira mais detalhes do produto!

2. Vinho Luiz Valduga

Para os apreciados de vinhos estruturados e marcantes, o Luiz Valduga Corte 1 tornou-se um dos exemplares mais enigmáticos já elaborados em solo brasileiro. Este vinho de exceção é composto por várias uvas, onde as mesmas não são reveladas. 

O que diferencia este vinho é a sinergia entre a complexidade aromática e o equilíbrio gustativo. As frutas negras predominam no ataque e conforme o vinho vai "abrindo" pela oxigenação, aromas de especiarias vão surgindo. As notas defumadas, como tabaco e café, também podem ser percebidas nitidamente, justificando o uso de barricas francesas de alto padrão.

De personalidade forte, tem estrutura envolvente, fundamentada por taninos aveludados, que equilibram perfeitamente com a fina acidez. Isso resulta em um vinho harmônico e potente. 

LUIZ VALDUGA
Clique na imagem acima e confira mais detalhes do produto!

3. Espumante 130 Blanc de Blanc

Em 2005, a Casa Valduga resolveu homenagear os 130 anos da Famiglia Valduga no Brasil e elaborou o vinho espumante Brut 130, tornando-se um dos mais tradicionais espumantes nacionais. A versão Blanc de Blanc foi lançada em 2016, para representar a mais elegante expressão do varietal.

O espumante 130 Blanc de Blanc é elaborado exclusivamente com uvas Chardonnay, e como um clássico espumante, é composto por safras especiais, garantindo a qualidade do produto e mantendo o padrão sensorial. Um dos fatores que mais influencia no resultado final é ao tempo de autólise, onde as leveduras transferem à bebida diversos componentes ricos em aroma, sabor e textura, durante longos 36 meses

Sua coloração amarelo palha, com charmosos reflexos dourados é encantadora, além disso, apresenta um perlage fino e duradouro, e nos presenteia com uma ótima estrutura. Em relação a sua carga aromática, brioche e manteiga ficam evidentes, seguidos da presença de oleaginosas. 

ESPUMANTE 130 BRUT BLANC DE BLANC
Clique na imagem acima e confira mais detalhes do produto!

Dica: 7 dicas de vinhos para você harmonizar com sua ceia de Natal

4. Espumante Ponto Nero Brut Rose

Contemporâneo e atemporal, o espumante Ponto Nero Brut Rose tem o propósito de manter a delicadeza e frescor da bebida, sem perder a elegância e riqueza aromática. Dessa forma, ele proporciona prazer inigualável a quem o degusta.

Seu aroma é nitidamente frutado, com notas de frutas vermelhas, como framboesa e morango. O perfil aromático ganha complexidade à medida que discretas nuances lácteas se mesclam com as frutas.

A bebida é extremamente versátil e revela um perlage fino, delicado, abundante e persistente. De coloração vermelho-cereja, ataca o paladar com toda a intensidade da fruta, seguida por uma refrescante acidez. Na sequência, torna-se macio e sedoso — resultado da harmonia entre Pinot Noir e Chardonnay.

O consumo deve ser feito entre 4°C e 6°C. Para harmonizar, experimente pratos como escondidinho de camarão, risoto de tomate seco e clássicos da culinária japonesa, como sashimi e sushi.

ESPUMANTE PONTO NERO BRUT ROSÉ
Clique na imagem acima e confira mais detalhes do produto!

5. Vinho Casas Del Bosque Pequeñas Producciones Syrah

O vinho Casas Del Bosque Pequeñas Producciones Syrah é um dos mais sofisticados vinhos chilenos da atualidade, apresentando grande equilíbrio entre taninos e acidez. Sua coloração expressa um profundo vermelho púrpura. Em um primeiro momento, a bebida demonstra intensa carga frutada, entretanto, após aeração apresenta notas de pimenta, couro, amoras e toques minerais, característico de vinhos elaborados com uvas cultivadas em regiões de influência oceânica

Isso comprova toda a complexidade que o vinho adquire durante seu processo de elaboração. No paladar, o exemplar é favorecido pelo envelhecimento em garrafa. Seus taninos são vivos e marcantes, enquanto o corpo é completo, com final limpo e persistência longa.

uva Syrah é a estrela deste vinho, colhida de forma manual e passando por um cuidadoso processo de seleção antes de ser direcionada ao tanque de fermentação. Após essa etapa, a bebida permanece em barricas de carvalho francês por 18 meses, todas de primeiro uso.

PEQUENAS PRODUCIONES SYRAH
Clique na imagem acima e confira mais detalhes do produto!

6. Vinho The Crossings Sauvignon Blanc

De elegância diferenciada, o vinho The Crossings Sauvignon Blanc expressa aromas tropicais e minerais. A matéria-prima utilizada na elaboração da bebida é cultivada em Marlborough, Nova Zelândia, país conhecido pela excelência no cultivo e elaboração de Sauvignon Blanc

Visualmente, além de límpido e brilhante, apresenta coloração amarelo-palha com delicada tendência esverdeada. Seu aroma é fresco e intenso, destacando notas de groselha branca e maracujá, com um delicado final cítrico.

No paladar, é intenso e vivaz. As notas frutadas se destacam desde o primeiro momento, alicerçadas por uma suculenta acidez

THE CROSSINGS SAUVIGNON BLANC
Clique na imagem acima e confira mais detalhes do produto!

Entre todos os vinhos para o Natal que foram citados, existe pelo menos um que, com certeza, vai agradar à sua família. Por isso, sinta-se livre para presentear ou oferecer mais de uma garrafa, se achar necessário. Outra opção é planejar a ceia de acordo com cada um dos rótulos que você escolher. De qualquer forma, aproveite a ocasião para celebrar e criar uma memória inesquecível!

Gostou das nossas sugestões? Quer adquirir as bebidas que apresentamos neste post? Então, acesse nossa loja virtual e conheça nossa carta de vinhos!

adquira os vinhos da Famiglia




Por
13/12/2018

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!