5 vinhos argentinos de Cafayate que você precisa conhecer


5 vinhos argentinos de Cafayate que você precisa conhecer

No início do século XVI, os primeiros exemplares da uva Vitis vinifera chegaram na Argentina junto dos seus colonizadores. Porém, só em 1551 o cultivo se espalhou por toda a região. O solo e as condições climáticas ao redor dos Andes favoreceram a agricultura dos vinhedos e, atualmente, os vinhos argentinos são apreciados em todo o mundo.

No noroeste da Argentina, a região de Cafayate apresenta tradição e uma excelente reputação no mundo da viticultura. A pequena cidade está localizada na província de Salta e é famosa pelos vinhedos mais elevados do mundo, com mais de 1.500 metros de altitude. 

As condições ambientais da região fazem com que a produtividade das videiras seja baixa, o que gera pouca quantidade de uvas, mas com excelente qualidade. As principais castas produzidas são Cabernet Sauvignon, Syrah, Malbec e Torrontés. Continue a leitura e saiba mais sobre os vinhos argentinos de Cafayate!

Importância de Cafayate

Os solos de Cafayate são arenosos e proporcionam ótimas condições de drenagem, além de um aporte mineral que contribui para a riqueza e concentração de seus vinhos. A água utilizada nos cultivos vem dos rios e dos poços subterrâneos da região.

A cidade é um local de elevada altitude, aridez extrema e alta intensidade solar, que dão origem a uvas singulares, resultando em vinhos saborosos, estruturados e muito diferentes de outras regiões.

Dica: Saiba tudo sobre os vinhos argentinos

O principal benefício da viticultura nessas condições é a amplitude térmica, que representa a diferença de temperatura durante o dia e a noite. Nesse caso, o amadurecimento acontece lentamente, aprimorando a acumulação de sabores e aromas nos frutos, resultando em uvas únicas, com grande concentração de cor, alta qualidade enológica e aromas complexos.

Em Cafayate, além da amplitude térmica, outro fator é ainda mais relevante: a incidência solar. Isso só acontece em vinhedos com altitude superior a 1.000 metros acima do nível do mar. Em altitudes maiores, a atmosfera é mais fina e absorve menos radiação.

Essa condição favorece a elaboração de vinhos mais concentrados, especialmente os de cepa Malbec. O motivo para isso é que a alta intensidade solar obriga o vegetal a aumentar a proteção dos frutos por meio da casca, que engrossa e enriquece para cobrir as sementes do sol. O resultado é as peles grossas, com alto teor de polifenóis, que resultam em mais sabor, aroma e cor.

Vinhos argentinos da vinícola El Porvenir

A vinícola El Porvenir está localizada no centro de Cafayate e tem o prazer de mostrar para o mundo o estilo do local em cada um dos seus vinhos. Para manter a qualidade das frutas, a linha de seleção é dupla com o objetivo de transferir apenas o melhor para os tanques nos quais ocorrem a fermentação.

O processo de vinificação é realizado com bastante cuidado, de forma que as uvas sofram o menor desgaste possível, utilizando a gravidade como método para preservar sua pureza. A vinícola também dispõe de um parque com 400 barris de carvalho franceses e americanos, que têm a função de aumentar a qualidade dos vinhos que apresentam o melhor da província de Salta.

Em geral, as condições ambientais promovem vinhos excepcionalmente leves, frutados, saborosos, de acidez muito refrescante e bastante persistentes na boca. O nome parcela, encontrado em alguns rótulos, vem das diferentes regiões de plantio.

Assim, cada vinho é consequência da mistura de duas ou mais parcelas de um determinado cultivo da mesma casta, mas com personalidades distintas. As colheitas também são feitas em épocas diferentes da vindima, de acordo com as características da vinícola. Isso produz uma espécie de blend da mesma uva.

Confira todos os rótulos da Famiglia Valduga em nossa loja online!

Conheça mais sobre os produtos da Famiglia

1. Laborum de Parcela Finca el Retiro Torrontés

A linha Laborum de Parcela é a expressão autêntica do terroir de Cafayate e evidencia a singularidade de cada parcela dos vinhedos, realçando a individualidade de cada varietal e o estilo único da vinícola El Porvenir

O vinho é resultado do minucioso trabalho com a vinha e perfeito controle dos processos enológicos. O principal objetivo da linha é proporcionar uma experiência única dos vinhos que expressam toda a personalidade de sua origem.

Sua acidez é elegante e o frescor abundante. Seus aromas intensos passam por várias famílias aromáticas, com destaque para as frutas cítricas no primeiro contato.

2. Amauta Absoluto Tannat

As variedades que constituem a linha Amauta Absoluto surgem da especificidade de Cafayate. O objetivo é transmitir as características únicas da região e mostrar com autenticidade de onde o vinho vem.

No olfato, destacam-se as especiarias, frutas vermelhas maduras, com notas a remetem a figo, eucalipto e delicada presença mentolada. Seus taninos são maduros, intensos e firmes. Volumoso e com acidez equilibrada, proporciona um final longo e marcante.

3. Amauta Absoluto Torrontés

De coloração límpida de brilhante, o Amauta Absoluto Torrontés tem caráter frutado, tropical e fresco. Seus aromas são intensos, o que é característica do varietal, com delicadas notas florais equilibradas por nuances cítricas. No paladar é frutado, fresco, jovem e agradável. Apresenta excelente estrutura e acidez.

Dica: Aromas do vinho: entenda como eles surgem e como identificá-los

4. Amauta Corte IV Innovación

A versão Amauta Corte IV Innovacion é um vinho tinto seco, de coloração rubi intenso, vivaz e expressivo. As notas de especiarias dominam, seguidas por um aroma de frutas negras maduras, como cassis e amoras, refletindo a qualidade e completa maturação das uvas.

Ao longo da degustação, a presença da baunilha evidencia a passagem pelo carvalho. Sua plena maturação fenólica permite uma entrada suave, com excelente acidez e final persistente e harmônico.

5. Laborum Torrontés Oak Fermented

Laborum Torrontés Oak Fermented é um vinho branco seco que oferece uma experiência singular. De coloração amarelo-palha e com reflexos dourados, é notoriamente floral e coberto por notas de especiarias doces resultantes dos 6 meses de sua maturação. No paladar, apresenta ataque marcante e estrutura, com acidez equilibrada e final longo e complexo.

Algumas regiões são renomadas por terem o solo e o clima adequados para o cultivo de determinadas uvas. Isso faz com que a qualidade do produto seja maior, desde que a vinícola se preocupe com seu processo de elaboração. Por isso, os vinhos argentinos de El Porvenir são ótimas opções para qualquer ocasião.

Gosta de apreciar vinhos argentinos? Então, não deixe de conhecer também a história de Mendoza!

Clique no banner e confira todos os rótulos da Famiglia Valduga em nossa loja online!

Adquira os vinhos da Famiglia




Por
14/11/2019

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!