Espumante 130 Brut Blanc de Blanc: conheça o vencedor do Vinalies Internationales 2020


Espumante 130 Brut Blanc de Blanc: conheça o vencedor do Vinalies Internationales 2020

Imagine ganhar um concurso na terra onde surgiram os melhores da categoria — a satisfação é imensa. É assim que a Casa Valduga se sente depois que o seu Espumante 130 Brut Blanc de Blanc levou o troféu de primeiro lugar entre os melhores do mundo!

O seu exemplar, feito 100% de uvas Chardonnay, ganhou medalha de ouro no 26º Vinalies Internationales, que aconteceu na França em fevereiro e março de 2020. Quer entender como funciona a competição e por que o campeão é tão especial?

Então, continue a leitura, pois, neste post, trazemos tudo o que você precisa saber sobre o concurso e o rótulo premiado e explicamos como ter uma experiência incrível ao degustar a bebida. Confira!

Concurso Vinalies Internationales

Antes de falarmos sobre o 130 Brut Blanc de Blanc, é interessante contextualizar a importância do prêmio recebido. O Vinalies Internationales é uma das maiores competições de vinhos de todo o mundo, organizada pela União de Enólogos Franceses.

Todos os anos, enólogos de diversos países se reúnem para analisar amostras de vinhos de várias partes do globo terrestre. Durante 5 dias, os membros do júri, sob a presidência de um especialista francês em vinhos, degustam as bebidas às cegas, ainda pela manhã.

Neste ano, o evento aconteceu entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, em Paris, na França. Ao todo, 3500 amostras de vinhos foram avaliadas por 130 especialistas de 40 países. Em plena terra do champagne, a Casa Valduga teve o seu espumante premiado em primeiro lugar, ganhando a medalha de ouro.

O concurso tem um alto renome internacional, o que torna os vencedores ainda mais apreciados e desejados pelos consumidores. A Casa Valduga está orgulhosa e grata pelo reconhecimento, pois é um enorme prazer representar o vinho brasileiro, o nosso terroir e nossas videiras diante do mercado internacional.

Quer adquirir excelentes espumantes? Então acesse nossa loja online e confira os melhores rólulos da Famiglia Valduga!

Espumante 130 Blanc de Blanc

A linha 130 da Casa Valduga foi elaborada em 2005 e leva esse nome como forma de homenagear os 130 anos da imigração da família italiana ao Brasil. Isso faz com que os exemplares sejam ainda mais representativos para a vinícola.

Ela conta com quatro rótulos, varietais feitos a partir das uvas Chardonnay e Pinot Noir. Ambos colecionam prêmios nacionais e internacionais.

O Espumante 130 Brut Blanc de Blanc é elaborado com safras especiais, por meio do método champenoise, e fica em autólise de leveduras por 36 meses (maturado em caves subterrâneas). A delicadeza da Chardonnay confere à bebida características únicas, com excelente frescor e cremosidade.

O estilo é sofisticado e encantador. A sua coloração amarelo-palha e o fino perlage (borbulhas) tornam a bebida ainda mais especial. O bouquet é elegante e de grande intensidade. Apresenta aromas cítricos, notas frutadas e finas nuances amanteigadas e de brioche. A estrutura é firme, e a acidez, equilibrada e harmoniosa.

Uva Chardonnay

Não é à toa que a Chardonnay é considerada a rainha das uvas brancas. Ela é uma casta muito versátil e de fácil cultivo, sendo encontrada em, praticamente, todas as regiões produtoras do mundo. Com ela, é possível elaborar desde vinhos brancos secos até os espumantes, como o 130 Brut Blanc de Blanc.

A magia dessa variedade está justamente no terroir em que é cultivada. Ela consegue revelar o clima e o solo de maneira representativa, o que faz com que cada bebida seja única. Seus vinhos são considerados não aromáticos — com cheiro pouco pronunciado.

Quando cultivada em regiões mais frias, a Chardonnay resulta em vinhos leves e frescos. Já em clima quente, os vinhos são mais alcoólicos, estruturados e de aromas mais frutados.

No Rio Grande do Sul, onde se encontram as videiras e toda a estrutura da Casa Valduga, podemos perceber o grande potencial dessa uva e a sua enorme capacidade de se adaptar a qualquer terroir. As uvas Chardonnay plantadas ali são adequadas tanto para vinhos tranquilos (sem borbulhas) quanto para espumantes.

Dica: Entenda as características de um espumante com as uvas Chardonnay e Pinot Noir

Degustação do Espumante 130 Brut Blanc de Blanc

Obviamente, a degustação de um vinho é algo subjetivo, pois cada pessoa tem a sua maneira e seus gostos. Entretanto, algumas formas de experimentação deixam a experiência ainda mais interessante e intensa. Saber harmonizar a bebida com a comida, a temperatura de serviço e a taça adequada são algumas delas. A seguir, confira como extrair o melhor do Espumante 130 Brut Blanc de Blanc.

Harmonização

A harmonização do vinho com o prato é uma maneira de realçar ambos. Assim, nem um, nem outro tem a sua "beleza" ofuscada. O 130 Brut Blanc de Blanc combina perfeitamente com peixes e frutos do mar, além de saladas, aperitivos e grelhados leves.
Os risotos também podem ser acompanhados por esse espumante. Uma peculiaridade do brut é ser um dos poucos vinhos que harmonizam com a culinária japonesa. Portanto, se você aprecia sushis e sashimis, não perca a oportunidade de experimentar essa combinação.

Dica: Entenda como harmonizar vinhos com peixes

Temperatura de serviço

A temperatura é algo muito importante, pois, se for diferente da indicada, pode inibir os aromas. Nos espumantes, servir a bebida abaixo da temperatura faz com que as borbulhas se dissipem rapidamente, influenciando a experiência. Para o 130 Brut Blanc de Blanc, o ideal é consumi-lo entre 6°C e 8°C.

Taça

O recipiente em que o vinho é consumido também faz diferença na hora da degustação. A taça correta permite que a bebida expresse seus aromas e sabores da maneira que o enólogo idealizou. Antigamente, as taças indicadas para espumante eram a coupe e a flûte. Entretanto, atualmente, especialistas consideram a tulipa a melhor opção. 

A conquista da medalha de ouro na categoria espumante é um marco e tanto não apenas para a Casa Valduga, como para o setor vitivinícola brasileiro. É a recompensa e o reconhecimento do amor e da paixão da Famiglia Valduga pela arte da elaboração dos vinhos. O Espumante 130 Brut Blanc de Blanc é a coroação de toda essa dedicação.

Ficou curioso para degustar o melhor espumante do mundo de acordo com o 26º Vinalies Internationales? Aproveite que está por aqui e confira o Espumante 130 Brut Blanc de Blanc!
 




Por
28/05/2020

Enólogo e Embaixador da Marca


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!