Pinot Grigio: conheça suas principais características


Pinot Grigio: conheça suas principais características

Já ouviu falar dela? Então, a Pinot Grigio é considerada uma das principais uvas brancas, sendo amplamente cultivada em solo europeu, resultando em refrescantes vinhos brancos e delicados espumantes. Mas não pense que é somente no velho continente que a sofisticada casta de uva se desenvolve com maestria. Mundo afora, vários países vem explorando a variedade e elaborando verdadeiras preciosidades. Além disso, os vinhos de Pinot Grigio são conhecidos por serem muito versáteis em relação às harmonizações

Ficou curioso e quer conhecer mais sobre essa casta coringa? Então, acompanhe o post de hoje. Nele você conhecerá as principais regiões produtoras da Pinot Grigio e as características mais marcantes dos vinhos elaborados com essa uva. Boa leitura!

Fatos sobre a Pinot Grigio?

Tudo que envolve a Pinot Grigio é curioso, começando pelo seu nome. Grigio significa cinza em italiano, fazendo referência à coloração de sua casca, mas você pode encontrar muitos vinhos chamando-a de Pinot Gris, principalmente o franceses, pois foi na França que a variedade surgiu, mais precisamente na pitoresca Borgonha. 

Confira em nossa loja online, todos os nossos rótulos!

Adquira os vinhos da Famiglia

Contudo, foi em outra região francesa que a Pinot Grigio encontrou um lar para chamar de seu, a linda e florida Alsácia, onde era conhecida por outro nome famoso, Tokay, mas que causava muita confusão. Tokay é um termo utilizado para os vinhos mais famosos (e caros) da Hungria, os longevos Tokaji, que nada tem a ver com a Pinot Grigio.

A origem da Pinot Grigio foi descoberta a poucas décadas, onde constatou-se ser uma cruzamento genético natural entre a Pinot Noir e a Pinot Blanc. Embora seja de origem francesa, foram os italianos que tornaram esse varietal mundialmente conhecido e passaram a dominar a sua produção global. Isso faz com que muitos acreditem que a uva seja originária do fantástico "país da bota".

Atualmente, é encontrada em regiões vinícolas de todo o mundo, especialmente no Oregon e em parte da Nova Zelândia. A variação dos lugares resulta em estilos diferentes de bebidas devido às condições em que as uvas são cultivadas. Então, prossiga na leitura para conferir mais detalhes sobre os vinhos elaborados com a Pinot Grigio.

Dica: Como escolher os melhores vinhos?

Quais são suas principais características?

Como já mencionamos, os vinhos produzidos com a Pinot Grigio são muito influenciados pelos fatores ambientais e humanos envolvidos no processo, o que chamamos de terroir.

Nas regiões frias são encontrados vinhos com maior intensidade aromática e acidez vibrante, além de serem tipicamente mais leves e delicados, normalmente denotando aromas frutados, florais e com a sutil presença de especiarias. Bons exemplos disso são os aromas de pêssego, limão, tangerina, pera, maçã verde, complementados por flores silvestres, mel, tomilho, orégano e erva-cidreira.

Já as regiões mais quentes produzem exemplares mais viscosos, aumentando a percepção de corpo da bebida, que, dependendo do solo, pode apresentar um caráter mineral, lembrando pedras e a areia molhada. Curioso, não?

Agora, se compararmos o perfil dos vinhos franceses e italianos, as características sensoriais serão gritantes. Na França, esses vinhos costumam ser mais encorpados, amarelados e com uma presença picante. Já na Itália, os exemplares são mais refrescantes, versáteis e fáceis de beber.

E tem mais! Dependendo do estilo do produto, vinícola e vindima, são vinhos brancos com aptidão ao envelhecimento. Quer saber mais? Segue acompanhando o texto que agora o assunto vai ficar bom, falaremos de harmonização

Acesse nossa loja online e confira todos os produtos da Famiglia!

Conheça mais sobre os produtos da Famiglia

Onde encontrar vinhos elaborados com a Pinot Grigio? 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a uva Pinot Grigio, que tal experimentar? Nossa sugestão é o Argento Pinot Grigio, um branco típico da Argentina. Essa linha de vinhos representa muito bem a filosofia da Bodega Argento: a pureza, a vitalidade e a elegância das frutas.

Esse vinho tem notas de pêssego branco e damasco. Seus aromas cítricos de lima se mesclam em harmonia com nuances de flores brancas. No paladar é leve, com um final persistente e refrescante que remete ao seu aroma característico.

Caso queira harmonizá-lo, aposte em queijos de média maturação, yakisoba ou mesmo um risoto cremoso. Também é adequado para desfrutar com pratos mais leves, como camarão grelhado, frutos do mar, aves e peixes.

Dica: 6 dicas incríveis de harmonização de vinhos

Não é à toa que os vinhos Pinot Grigio vêm se destacando e ganhando cada vez mais espaço. Agora que você já conhece um pouco mais sobre as singularidades dessa varietal, pode convidar seus amigos para apreciá-la em bons momentos.

Se você gostou deste artigo e quer aprender mais sobre vinhos, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outras dicas e informações!




Por
17/10/2019

Enólogo e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!