Método Asti: conheça o processo de produção do espumante Moscatel


Método Asti: conheça o processo de produção do espumante Moscatel

Personagem que invariavelmente marca presença em festas de Ano Novo e em celebrações para lá de especiais, como casamentos e formaturas, o espumante também vem conquistando seu lugar na mesa dos brasileiros. E não é para menos! Com seu sabor suave e seus aromas intensos, a bebida agrada até mesmo aos paladares mais exigentes.

Entre os espumantes mais consumidos nas terras tupiniquins está o Moscatel, produzido por meio do Método Asti, um processo de fermentação diferenciado. É essa técnica a responsável por fornecer à bebida suas características mais marcantes.

Não sabe muito bem o que significam esses termos e quer entender mais sobre o espumante Moscatel e sobre o Método Asti? Então continue a leitura deste post e fique por dentro!

Definição e principais características

Moscatel nada mais é do que a designação dada a uma família específica de uvas, chamadas originalmente de Moscato. As frutas dessa casta podem ter cascas brancas, tintas ou rosadas, originando diferentes tipos de vinho. Entretanto, convencionou-se chamar "espumante Moscatel" todos aqueles produzidos com a uva Moscato branca e utilizando o Método Asti de fermentação.

Dica: Entenda a função da autólise na elaboração de espumantes

Em função das particularidades do processo, que detalharemos nos próximos tópicos, todos os rótulos elaborados dessa maneira têm como características o baixo nível de teor alcoólico (entre 6% e 10%), o frescor, o pronunciado sabor adocicado e a grande intensidade de aromas florais e frutados.

As origens do espumante Moscatel

O espumante Moscatel elaborado pelo Método Asti surgiu na região de Piemonte, na Itália, de maneira rudimentar, em meados do século XVI. Conta-se que o joalheiro Giovan Battista Croce foi o pioneiro, ao produzir vinhos brancos doces, aromáticos e de baixo teor alcoólico em suas terras. Logo a bebida se tornou famosa e ficou conhecida como Moscato d'Asti, em referência à comuna de Asti, onde os vinhos eram fabricados.

Ao longo do tempo, os processos de produção foram sendo aprimorados e, em 1865, o francês Carlo Gancia incorporou técnicas de espumantização ao vinho Moscato branco, dando origem ao espumante Moscato.

No Brasil, o primeiro espumante Moscatel foi produzido somente em 1978, na Serra Gaúcha. Hoje em dia, a bebida é fabricada por diversas vinícolas brasileiras, já que a uva Moscatel branca é produzida em larga escala por aqui.

Entretanto, é sempre bom lembrar que a denominação Asti é de origem controlada. Ou seja, somente os espumantes fabricados em Piemonte podem trazer essa informação em seus rótulos. As bebidas elaboradas com as mesmas características, mas em outros países, recebem a denominação "Espumante Moscatel" ou "Espumante Moscatel elaborado pelo Método Asti".

Clique no banner e confira os espumantes na Loja da Famiglia Valduga:

https://loja.famigliavalduga.com.br/espumante-s10/#utm_source=blog-valduga&utm_medium=banner&utm_campaign=post-metodo-asti-conheca-o-processo-de-producao-do-espumante-moscatel

Como funciona o Método Asti

Mas afinal, o que é e como funciona esse método? Se você acompanhou a leitura deste post até aqui provavelmente está se perguntando isso, não é mesmo? Porém, para que essa questão possa ser esclarecida, é importante lembrar que os espumantes podem ser fabricados por 3 diferentes processos:

Método Champenoise

Como o próprio nome sugere, o Método Champenoise é o mais tradicional e pioneiro, utilizado para a produção dos famosos champagnes franceses. Durante esse processo, o vinho passa por duas fermentações, sendo a segunda realizada dentro da própria garrafa.

Por ser bastante demorado e quase artesanal, os rótulos elaborados dessa maneira apresentam grande intensidade aromática, estruturaperlage (bolhas) mais delicada. É o caso dos champagnes e das cavas.

Dica: Champenoise: o método tradicional de elaboração de espumante

Método Charmat

O Método Charmat surgiu como uma modernização do tradicional Champenoise. Aqui, o vinho também passa por duas fermentações. Porém, a segunda ocorre dentro de um tanque de aço inoxidável (chamado autoclave) hermeticamente fechado, para que o gás carbônico característico do espumante não se dissipe.

O Método Charmat é utilizado na elaboração de espumantes complexos e estruturados, como Proseccos e Moscatéis Brut, Extra-brut, Seco e Demi-Sec.

Método Asti

Por fim, o Método Asti surge como uma variação do Método Charmat, pois o processo fermentativo também ocorre dentro de autoclaves. A grande diferença é que os espumantes com essa metodologia passam por apenas uma etapa de fermentação.

Funciona assim: o suco de uvas Moscatel é armazenado dentro das cubas junto às leveduras responsáveis pelo processo fermentativo. Quando a bebida atinge teor alcoólico entre 6% e 10% (esse percentual dependerá da escolha da vinícola e do enólogo), a fermentação é interrompida por choque térmico, resfriando-se o espumante rapidamente a temperaturas entre 0 e -3ºC. A bebida será então filtrada e engarrafada, e já está pronta para ser comercializada e consumida.

Como o processo fermentativo nada mais é do que a transformação do açúcar contido no mosto em álcool por meio da ação de leveduras, fica fácil entender o porquê de o espumante Moscatel ser mais doce e menos alcoólico do que os produzidos pelos métodos que utilizam dupla fermentação.

Por ser interrompida já na primeira etapa, a quantidade de açúcar que ainda não foi convertido em álcool é alta. Consequentemente, o teor alcoólico presente no espumante tampouco está muito elevado. Pelo mesmo motivo, os aromas frutados também se apresentam de maneira muito mais pronunciada nos espumantes produzidos pelo Método Asti.

Clique no banner e confira os espumantes na Loja da Famiglia Valduga:

https://loja.famigliavalduga.com.br/espumante-s10/#utm_source=blog-valduga&utm_medium=banner&utm_campaign=post-metodo-asti-conheca-o-processo-de-producao-do-espumante-moscatel

Harmonização do espumante Moscatel

Uma bebida doce, aromática e pouco alcoólica. Assim é o espumante Moscatel. Com características tão marcantes, como fazer uma harmonização perfeita?

De maneira geral, ele pode ser servido como entrada, acompanhando queijos de sabor suave ou saladas frescas. Outra opção é deixá-lo como acompanhamento para a hora da sobremesa, especialmente se esta não for muito doce.

O espumante Moscatel também harmoniza perfeitamente com frutas brancas, como melão, pera e abacaxi. E uma dica de ouro: por não serem vinhos de guarda, é muito importante que sejam consumidos jovens e bem gelados (entre 4 e 6 ºC).

Agora que você já sabe tudo sobre como o espumante Moscatel é produzido, basta escolher um rótulo de sua preferência e saboreá-lo da forma que mais lhe apetecer. Tim-tim!

Gostou de ficar por dentro dos detalhes do Método Asti? Então que tal não perder mais nenhum conteúdo sobre o universo dos vinhos? Basta curtir nossa página no Facebook! Lá, você acompanha todas as nossas novidades, dicas de harmonização e tudo o que você precisa saber para se tornar um enófilo cheio de conhecimento!




Por
19/12/2017


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!