Conheça os vinhos premiados da Casa Valduga!


Conheça os vinhos premiados da Casa Valduga!

Há bebidas de todos os tipos: doces, cítricas, levemente ácidas, com alto ou baixo teor alcoólico. Entre elas, o vinho é uma das mais famosas e apreciadas em todo o mundo, com uma longa história repleta de tradição e curiosidades. Entre as inúmeras opções, não podemos deixar de citar os vinhos premiados, pois sempre merecem ser degustados 

Provavelmente você já tenha percebido que há diversas premiações específicas para celebrar a "bebida de baco", e muitas delas acontecem com certa periodicidade. Nessas publicações, são escolhidos os vinhos mais interessantes e que, de alguma forma, deixam sua marca na história do mundo dos vinhos.

Pensando nisso, preparamos um artigo que tem como objetivo listar alguns dos mais famosos e imponentes vinhos premiados, elencando as suas características mais marcantes e detalhando suas particularidades. Pronto para nunca mais errar quando for investir em vinhos? Então, boa leitura!

Como ocorrem as premiações de vinhos e quais são os principais critérios?

Como mencionamos no início de nossa conversa, o vinho é uma das bebidas mais apreciadas em todo o planeta. Ela faz, inclusive, parte da cultura e do dia a dia de muitos povos, sendo consumida quase que diariamente em diversas refeições, principalmente no jantar. Bons exemplos de países com essa relação estreita com essa bebida são a França e a Itália.

No entanto, pouco a pouco, o Brasil tem se tornado um ávido consumidor de vinhos. Por isso, precisamos conhecer alguns aspectos corriqueiros da enologia, a ciência que estuda tudo sobre a nossa bebida favorita. E um destes fatores que contribuem para que os vinhos, sejam nacionais ou importados, tornem-se cada vez mais apreciados são as premiações que os produtos recebem em concursos mundo afora. 

Dica: Sobrou vinho aberto, e agora? Descubra o que fazer com ele!

Essas premiações são conduzidas por especialistas na área, que juntos utilizam todos os seus amplos conhecimentos teóricos e, principalmente, práticos, para degustar os exemplares. Assim, são indicados os vencedores, distribuídos nas mais variadas categorias de acordo com seu estilo de elaboração.

Mesmo que haja vários concursos, vale ressaltar que a avaliação dos produtos sempre será às cegas, ou seja, nenhum rótulo é mostrado, para que não sujeitar o avaliador a notas tendenciosas. Pois, quando sabemos qual vinícola é a responsável por elaborar o vinho em questão, ou mesmo se o rótulo é muito conhecido, podemos conferir notas muitas vezes não condizentes com a realidade. 

Quais são as premiações mais importantes?

Agora que já conhecemos alguns dos aspectos mais característicos dessas premiações e entendemos um pouco sobre os critérios utilizados para escolher os indicados (e os campeões de cada categoria), chegou o momento de conhecermos alguns dos concursos mais famosos.

Antes disso, precisamos mencionar o The International Wine Contest que, como o próprio nome já diz, atua em âmbito internacional para premiar os melhores vinhos do mundo. Além desse, há o IWSC (International Wine and Spirits Competition), fundada na década de 1960 e que é, atualmente, uma das premiações mais tradicionais.

Outras premiações famosas e muito tradicionais ao redor do globo incluem:

Como podemos perceber, a maior parte dos concursos de vinhos ocorre em países em que a elaboração de vinhos finos e/ou o consumo estão diretamente relacionados à força econômica da nação. Contudo, embora o setor vitivinícola brasileiro ainda seja considerado pequeno, quando comparado com os países citados anteriormente, há concursos relevantes e com muita credibilidade, como o Guia Adega, promovido pela revista homônima, além da Grande Prova de Vinhos do Brasil, coordenado pelo grupo Baco Multimidia.

Dica: Como saber qual estilo de vinho que mais combina comigo?

Quais vinhos premiados não podem deixar de ser experimentados?

Agora, chegou o momento mais esperado: conferir alguns exemplares premiados e que, obviamente, podem ser encontradas pertinho de você! A Casa Valduga elabora alguns dos rótulos premiados nos últimos anos e que não podem deixar de fazer parte de sua coleção. Confira alguns deles a seguir:

Agora, chegou o momento mais esperado: conferir alguns exemplares premiados e que, obviamente, podem ser encontradas pertinho de você! A Casa Valduga elabora alguns dos rótulos mais premiados  nos últimos anos e que não podem deixar de fazer parte de sua coleção. Confira alguns deles a seguir:

Sur Lie

O primeiro item de nossa lista é o espumante Sur Lie, que recebeu 94 pontos no Guia Descorchados de 2019 e 93 pontos do Guia Catad'Or do mesmo ano, sendo eleito o melhor espumante da América do Sul. O mais curioso deste produto é que as leveduras (os benditos fungos que transforam suco em vinho) não são retiradas do líquido, conferindo um aspecto turvo, contudo revelando um sabor marcante e extremamente agradável. 

Sur Lie
Clique na imagem acima e confira mais detalhes do produto!

RSV Blush

Um dos espumantes mais populares e premiados da Casa Valduga, o RSV Blush é feito a partir de partes iguais de Pinot Noir e Chardonnay, o que traz elegância e frescor ao seu sabor. É o par ideal para frutos do mar e risotos e combina perfeitamente elementos como delicadeza e personalidade. Este rótulo foi agraciado com 91 pontos pelo Guia Descorchados, concurso que elege os melhores vinhos do Chile, Argentina, Uruguai e Brasil.

RSV Blush
Clique na imagem acima e confira mais detalhes do produto!

130 Blanc de Noir

Pertencente à linha de espumantes mais famosa e premiada do Grupo Famiglia Valduga. Seu nome deriva à edição comemorativa alusiva aos 130 anos da chegada do primeiro Valduga em solo brasileiro, contudo, o nome produto ganhou proporções inimagináveis, tornando-se um dos mais clássicos espumantes brasileiros. Este produto recebeu 92 pontos em um dos concursos mais críticos, o Decanter World Wine Awards (DWWA), ocorrido no ano de 2017 em Londres.

130 Blanc de Noir
Clique na imagem acima e confira mais detalhes do produto!

Leopoldina Gran Chardonnay D.O

Leopoldina Gran Chardonnay é um dos vinhos mais premiados da Casa Valduga e do Brasil. Eleito no ano de 2018 um dos 10 melhores Chardonnays do mundo, pelo concurso francês Chardonnay Du Monde

Leopoldina Gran Chardonnay D.O
Clique na imagem acima e confira mais detalhes do produto!

Casa Valduga Identidade Gran Corte

Você busca por um vinho encorpado e personalidade forte? Então, O Gran Corte Identidade é a melhor opção para você. Premiado tanto no Bacchus quanto no Vinus, esse exemplar é caracterizado para intensa presença de frutas vermelhas maduras, além das notas cacau, café e tabaco. Elaborado a partir da tradicional variedade Merlot e das exóticas, mas muito saborosas, Marselan e Arinarnoa.

Casa Valduga Identidade Gran Corte
Clique na imagem acima e confira mais detalhes do produto!

Terroir Cabernet Franc

O conceito de terroir é um dos mais importantes de toda a vinicultura. Ele está relacionado com as características ambientais que conferem ao vinho o seu sabor especial. Altamente premiado em todo o mundo, o Terroir Cabernet Franc é uma ótima opção para quem busca sabor e sofisticação na hora da degustação, além de ser uma das primeiras uvas viníferas cultivadas pela Famiglia Valduga em solo brasileiro. 

Terroir Cabernet Franc
Clique na imagem acima e confira mais detalhes do produto!

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os vinhos premiados? Agora que você já conhece alguns ótimos exemplares, que tal partir para a parte mais interessante de todas? Adquira as suas próprias garrafas e experimente essas incríveis exemplares.

Para saber ainda mais sobre vinhos premiados e outras ótimas opções, confira nossa loja virtual! Nela, você encontrará vinhos para todos os momentos.

Adquira os vinhos da Famiglia




Por
02/07/2019

Enólogo e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!