Vinhos

Que o mundo dos vinhos e da gastronomia possui infinitas possibilidades não temos dúvidas. E muitas vezes o ápice de uma refeição é a sobremesa, e também o "líquido dos Deuses" que irá acompanhá-la. Como o nome já sugere, os vinhos de sobremesa harmonizam perfeitamente com alimentos mais adocicados, ou mesmo podem ser consumidos sem guarnições, auxiliando na digestão e proporcionando muito prazer ao degustador. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura, pois neste post trazemos dicas de harmonização, técnicas de elaboração e muito mais, confira!

Continuar lendo

A noite mais aguardada do ano está chegando, o Réveillon! E muita gente já começou os preparativos para os "comes e bebes" da celebração do final de ano. Com isso, se iniciam as organizações para a grande festa, que envolve fatores importantes como a escolha do cardápio ideal e também dos vinhos.

Neste post, vamos destacar alguns dos melhores estilos de vinhos para os verões quentes do Brasil: os espumantes rosés e os vinhos brancos, elaborados a partir de uvas Sauvignon Blanc e Chardonnay, além de outras opções. Boa leitura!

Continuar lendo

Nos últimos anos, Portugal vem passando por um processo de renovação sem precedentes. Seja no âmbito socioeconômico, nas artes ou na gastronomia lusitana, o fato é que nossos amigos do outro lado do Atlântico estão mais uma vez atraindo os olhares do mundo.

Seguindo essa nova valorização dos rótulos portugueses, preparamos para você um material completo, com tudo o que precisa saber sobre eles: desde o cultivo até as particularidades dos mais variados terroirs. Acompanhe-nos!

Continuar lendo

Se você aprecia um bom vinho certamente já parou para pensar em como ele é feito. Também deve ter constatado que o processo vai muito além de esmagar uvas, não é mesmo? Pois bem, embora pareça simples, a princípio, a produção do vinho é realizada em várias etapas bastante delicadas, que devem ser executadas com cuidado para que o resultado seja um produto de qualidade, que agrade ao paladar até dos degustadores mais exigentes.

Confira algumas informações que separamos para você e mate sua curiosidade!

Continuar lendo

É muito comum nos sentirmos perdidos ao escolher um vinho. São tantas opções e informações contidas nos rótulos que nem sempre é fácil encontrar a bebida ideal para o nosso paladar ou para a harmonização perfeita. Entre as classificações existentes, existe a que considera a quantidade de açúcar, como é o caso do vinho meio seco.

Para saber mais sobre esse tipo de vinho e suas características, continue a leitura!

Continuar lendo

O processo de vinificação consiste na transformação do suco das uvas em vinho. Antes de estar disponível para o consumo, o "líquido dos Deuses" passa por diversas etapas para que de fato seja denominado vinho e de maneira geral, todos os momentos são importantes e modificam fortemente as características finais da bebida.

A vinificação é um trabalho milenar que tem se aperfeiçoado ao longo do tempo, principalmente nos últimos 100 anos. Continue a leitura a seguir e conheça os passos básicos do processo de vinificação. Acompanhe!

Continuar lendo

Embora o consumo de vinho seja bastante associado ao inverno, à versatilidade da bebida permite que ela também seja degustada em outras estações do ano. Um bom exemplo é o vinho frisante, uma excelente opção para desfrutar em dias com clima quente.

Essa bebida leve, com uma pequena carbonatação, pode ser apreciada em brunches, almoços ao ar livre e pode ser o complemento ideal para seu momento de descontração entre amigos. Saiba mais sobre essa variedade logo abaixo.

Continuar lendo

Fundamental para todos os estilos de vinho, a acidez é um dos elementos mais importantes da bebida. É ela que dará frescor e vivacidade, além de auxiliar na harmonização com diversos pratos e servir como um dos principais conservantes naturais do vinho. E os principais compostos responsáveis por dar essa característica ao vinho são três ácidos encontrados naturalmente nas uvas: o tartárico, o málico e o cítrico.

Se você ainda não ouviu falar desse componente, não perca este post, pois vamos explicar todos os detalhes que você precisa conhecer!

Continuar lendo

Se tornar um enófilo pode parecer uma tarefa um pouco complicada. São diversas terminologias e conceitos que fazem parte do mundo da enologia e que você precisa conhecer se é um amante da bebida. Sommelier, terroir, gran reserva, cuvée e outros são termos que em um primeiro momento assustam, mas cujos conceitos não são tão difíceis assim.

Se você quer saber mais, continue acompanhando esse post!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!