4 podcasts sobre vinhos para você aproveitar!


4 podcasts sobre vinhos para você aproveitar!

Nada se compara a uma degustação quando o objetivo é reconhecer as castas, as texturas e os aromas — o desenvolvimento de memória sensorial se destaca entre os apaixonados pelas bebidas fermentadas a partir da uva. Porém, você já pensou que ouvir podcasts sobre vinhos pode lapidar seu conhecimento?

Seja no trajeto para o trabalho, na hora das atividades físicas ou nos momentos de lazer, ouvir uma boa conversa sobre essa bebida única pode ser uma ótima inspiração. Além de aprender técnicas, curiosidades e histórias relacionadas à cultura do vinho, você pode tornar a rotina mais leve e interessante ao se entreter com áudios dedicados a um tema tão prazeroso.

Entretanto, como saber quais são as melhores opções? É justamente para responder a essa dúvida que preparamos o conteúdo a seguir. Continue a leitura e conheça 4 podcasts, entre opções nacionais e internacionais, que vão lhe ajudar a desbravar o assunto e ter boas dicas para compartilhar com os amigos.

1. It’s The Drink Talking

A primeira pedida desta lista faz parte do Acast, um marketplace de podcasts que oferece conteúdos de alta qualidade sobre diversas áreas. O It’s The Drink Talking, que tem um arquivo de 36 episódios, publicados entre 2017 e 2018, estreou falando sobre os espumantes, vinhos que têm destaque na produção brasileira.

É preciso que você saiba que esse não é somente um podcast sobre vinhos, apesar de grande parte dos áudios ser dedicada ao assunto. Como cada um dos hosts — Ben McFarland, Sam Caporn e Tom Sandham — é especialista em um tipo de bebida, entre as lições de enologia, você também descobrirá um tanto sobre outros clássicos etílicos, a exemplo de cerveja, rum, tequila, uísque e vodca.

Levado em tom divertido, como uma conversa de bar, It’s The Drink Talking ainda é uma ótima sugestão para aperfeiçoar a língua inglesa, principalmente para quem gosta de sotaque britânico.

Cada episódio tem um tema específico e dura no máximo 40 minutos, perfeito para distrair a mente do estresse do trânsito. Quando se der conta, você já estará em casa e cheio de novidades para contar.

2. Vinhocast

Agora, vamos falar sobre uma produção brasileira. O Vinhocast é um projeto do blog A Essência do Vinho, da autoria de Athila Dias e Jessica Marinzeck. A série é cheia de humor, com entradas de áudio e vinhetas divertidas e seleção musical variada. Inclusive, as fichas técnicas são listadas nas postagens dos áudios, o que é bacana para você descobrir novas faixas que poderão embalar uma taça e outra.

Essa segunda opção da lista de podcasts sobre vinhos traz entrevistas, lições para degustação, dicas sobre negócios e até pautas inusitadas — como no episódio 17, intitulado de “A Adega de Star Wars VII”, que montou uma despensa de rótulos pensada nos personagens de uma das sagas mais queridas do cinema.

A série tem poucos episódios (foram apenas 18), o que torna o Vinhocast um conteúdo rápido de ser consumido. A duração dos episódios é variável, com alguns áudios de apenas 20 minutos e outros de uma hora, por exemplo. Os mais longos costumam ser os de conversas com pessoas que são referências na área. Exemplo disso é a entrevista com Alessandra Esteves, apresentadora do podcast Dama do Vinho, o qual você vai conhecer a seguir.

Dica: 10 livros sobre vinhos para quem quer se tornar um expert no assunto

3. Dama do Vinho

Outra produção nacional, esse podcast sobre vinho tem ótima média de avaliações na Apple Podcasts. E fora a garantia de qualidade, conteúdo para você aprimorar seus saberes é o que não falta por lá: são 70 episódios publicados. E experimente largar “podcast vinhos” na pesquisa do Google: o Dama está entre as primeiras posições.

A responsável pelo programa é, como já vimos, Alessandra Esteves. A advogada brasileira tem currículo sólido em vinhos. Ela é diplomada pela Wine and Spirit Education Trust, certificada pela French Wine Society (atual Wine Scholar Guild) e uma das fundadoras da Florida Wine Academy. E tem mais: ela também é autora de vários livros sobre a bebida.

Os assuntos do Dama do Vinho são geralmente mais técnicos. Com bastante conhecimento e fala tranquila, Alessandra traz elementos variados para cada episódio. O último áudio foi postado em 2017, mas não fique com medo de desatualização: há ótimos programas com dicas que nunca perdem a importância, como histórias de vinhoscaracterísticas de uvas, orientações para degustação e fatores que alteram a qualidade das garrafas.

Adriana também compartilhou nos podcasts contos de viagem e experiências com projetos pessoais no universo do vinho, e isso tudo certamente pode servir de inspiração para você seguir na sua jornada de aprendizado.

Em geral, os episódios são curtos (há até áudio de apenas 5 minutos), sendo uma ótima opção para aqueles intervalos na agenda.

Dica: Por que alguns vinhos são mais caros que outros? Entenda aqui!

4. Bâtonnage

Mais uma série muito bem avaliada na Apple Podcasts, nossa última opção da lista de podcasts sobre vinhos é o Bâtonnage. A série tomou emprestado para seu nome a palavra de origem francesa que conceitua um processo importante da elaboração de vinhos, o qual consiste na agitação do líquido para que aconteça a suspensão dos sedimentos no barril.

Essa mídia, que faz parte da empresa britânica Global Wine Solutions, tem uma dupla de apresentadores formada por Fiona Beckett, escritora de comida e vinho, e Liam Steevenson, mestre de vinhos. Curiosidades, listas, escolhas de rótulos e informações técnicas fazem parte dos assuntos da playlist do Bâtonnage.

E outro aspecto interessante da produção é a oportunidade para você melhorar a experiência de escuta em inglês. Isso, porque há diversas conversas nesse podcast. Fiona e Liam entrevistam especialistas renomados, como é o caso dos bate-papos com Dan Jago, destaque no mercado britânico de vinhos, Susy Atkins, colunista do jornal Sunday Telegraph, e Ruth Spivey, embaixadora para a Star Wine List.

De todas as nossas indicações, o Bâtonnage é o mais jovem e também o mais atualizado. Nasceu em outubro de 2018 e seguiu em publicação regular até fevereiro de 2019. Os episódios giram entre 30 e 50 minutos e têm linguagem didática, com a missão de ensinar aos ouvintes sobre as particularidades do vinho — é o exemplo do programa de lançamento, que explicou o termo “terroir”, essencial à elaboração da bebida.

Confira a seleção completa de vinhos da Famiglia Valduga!

Adquira os vinhos da Famiglia

Apreciar vinhos é incrível, e para você complementar a sua bagagem, é necessário se munir de boas fontes de experimentação e informação. Neste artigo, fizemos nossa parte para ajudar: mostramos uma forma prática, leve e gratuita de adquirir conhecimentos, que é através da escuta de podcasts sobre vinhos.

Gostou dessas 4 referências que apresentamos por aqui e ficou empolgado para trocar ideias? Então, compartilhe este post agora mesmo nas suas redes sociais e abra os caminhos para a conversa acontecer!




Por
12/09/2019

Enólogo e Embaixador da Marca


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!