Pinot Noir Day: saiba quando e por que ele é comemorado


Pinot Noir Day: saiba quando e por que ele é comemorado

Há um dia comemorativo para praticamente tudo: dia do macarrão, da batata frita e até mesmo o do sushi. Então, porque não comemorar um dos vinhos mais saborosos e elegantes do mundo? Foi pensando justamente nesse ponto que foi criado o Pinot Noir Day, data que celebra uma das uvas mais famosas do planeta e mais utilizadas na vinicultura.

Oriunda da França, mais especificadamente da Borgonha. Atualmente é responsável por elaborar os vinhos mais famosos e, por vezes, mais caros do mundo. Mas engana-se quem acredita que somente em solo francês a sofisticada Pinot Noir se desenvolve com maestria. Grandes exemplares produzidos na distante Nova Zelândia, no estado do Oregon (EUA) e também na pouco explorada Patagônia. Não podemos esquecer que esta casta pode ser utilizada tanto para “classudos” vinhos tintos, quanto para requintados espumantes, seja em Champagne ou mesmo aqui no Brasil. 

Gosta de vinhos elaborados com a uva Pinot Noir? Quer conhecer um pouco mais sobre a data que celebra essa variedade tão importante? Continue a leitura e descubra outros detalhes sobre esse dia!

Quais são as principais características da uva Pinot Noir?

Elegância! Essa palavra resume muito bem as principais características da uva Pinot Noir. Sua delicadeza gustativa, complexidade aromática e versatilidade, permitem que a Pinot Noir abrilhante diversos momentos especiais. Mas uma ressalva deve ser feita: sua adaptação aos diferentes climas é um grande desafio. Possuindo bagas pequenas, cachos compactos, preferindo climas amenos e poucas chuvas, por muitas vezes desestimula o produtor, mas quando o mesmo compreende as necessidades da casta e sabe explorá-las de maneira harmoniosa os resultados são, no mínimo, espetaculares. 

Dica: Tipos de uvas: tudo o que você precisa saber

Seu sabor delicado, porém marcante, fez a fama dessa cepa entre os apreciadores de vinho. De acidez, geralmente, elevada e com poucos taninos, as bebidas resultantes são muito características e dificilmente confundidas com outros varietais. Em relação aos aromas, uma infinidade pode ser percebida nitidamente, contudo os mais frequentes são: 

  • Rosas;
  • Cerejas negras;
  • Morangos;
  • Cogumelos;
  • Ameixas;
  • Canela;
  • Framboesa.

Como podemos perceber, esta casta é repleta de personalidade, além de ser extremamente democrática quando no referimos à harmonização. Diversos tipos de carne, como bovina, suína, além de peixes mais gordurosos e molhos a base de funghi cairão muito bem quando combinados com a Pinot Noir.

Quando é comemorado o Pinot Noir Day?

A comemoração internacional do dia da uva Pinot Noir é feita em 18 de agosto. Essa é uma data muito especial para as pessoas que apreciam os vinhos elaborados a partir dessa fruta ao redor do globo, que por muitas vezes está diretamente relacionada ao bom gosto e ao romantismo.

Adquira os vinhos elaborados a partir da Pinot Noir!

Adquira os vinhos da Famiglia

Qual a história dessa data comemorativa?

Praticamente todas as variedades de uva e vinhos contam com um dia especial para chamar de seu. Obviamente, a história não poderia ser diferente com a Pinot Noir, uma das mais tradicionais de todas.

A data foi criada por um grupo de pessoas que habitavam o estado de Oregon, nos Estados Unidos, em meados da década de 1980. Eles eram indivíduos ligados à rede de restaurantes da região, que pensaram que celebrar a uva Pinot Noir seria uma boa ideia.

Desde então, eventos comemorativos dedicados a esses vinhos começaram a ser feitos no estado. Pouco a pouco, a ideia foi se espalhando e, hoje, diversos amantes do vinho se reúnem em prol desta comemoração.

E aí, gostou de saber mais sobre o Pinot Noir Day? Junte-se aos fãs dessa delicada uva e celebre a sua existência, seja em eventos relacionados ao fantástico mundo dos vinhos ou em sua própria casa, não deixe de saborear uma deliciosa taça de Pinot Noir e perceber toda sua explosão de aromas e sabores. 

Gostou deste artigo? Então, que tal curtir a nossa página no Facebook? Por lá, postamos todas as nossas novidades e celebramos as bebidas mais importantes do mundo todos os dias. Esperamos você por lá!




Por
18/08/2020

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!