Curiosidades

O vinho é mais do que apenas uma bebida. Tanto que a apreciação e o preparo dele estão cercados de mitosrituais, lendas, histórias e até mesmo deuses — como é o caso de Baco. Para os enófilos, o vinho pode inclusive revelar o temperamento do seu produtor.

Cada vinho tem seu tempo próprio para maturação e os barris de carvalho são tradicionalmente utilizados pelos produtores para esse processo, pois é uma madeira capaz de conferir características especiais ao resultado final da bebida. Você tem interesse em saber mais sobre o assunto? Confira o nosso artigo de hoje!

Continuar lendo

Conhecer a Espanha é um sonho para muitos e com certeza as principais cidades como Barcelona e Madrid são repletas de história, cultura e de uma beleza particular de toda a atmosfera espanhola. Mas além dos típicos locais turísticos a Espanha reserva para os apaixonados por vinho e gastronomia, roteiros alternativos com muitas oportunidades para conhecer sobre vinho, cavas e claro, gastronomia típica!

Nessa viagem estive acompanhada da equipe do projeto Wines of Brazil, que trabalha arduamente para aumentar as exportações de vinhos brasileiros em todo o mundo.

Continuar lendo

Errar ao servir um bom vinho é como ser um dançarino muito bem-vestido que não para de pisar no pé de seu par. A temperatura alta demais e as gotinhas derramadas fora da taça podem ofuscar o brilho e sofisticação que um vinho de qualidade traz àquela ocasião digna de brinde, não é?

A boa notícia é que você não precisa de anos de treinamento para ficar craque nos passos da coreografia que é a etiqueta do vinho! Para prová-lo, compartilhamos hoje nove dicas que vão transformar qualquer patinho feio na estrela do lago dos cisnes dos sommeliers.

Quer ver? Continue lendo e saiba tudo sobre como servir vinho do jeito certo!

Continuar lendo

Degustar uma taça de vinho é como um ritual de beleza. O próprio processo de escolher a garrafa, a bebida a ser apreciada, uma taça adequada para valorizá-la já é muito especial. Porém, os verdadeiros adoradores desse derivado da uva sabem que escolher bons abridores de vinho tornam a experiência completa e evitam até mesmo acidentes.

Devido à falta de familiaridade com o universo, não é raro que enófilos iniciantes não conheçam os modelos mais indicados para abrir a bebida. Muitos deles têm um design utilitário, que evita que o consumidor faça força para retirar a rolha. Além disso, os melhores aliam praticidade e beleza, que encantam seus convidados.

Confira algumas opções de abridores para quem é apaixonado por vinho!

Continuar lendo

A importadora Domno, que traz com exclusividade para o Brasil, conceituados rótulos de diferentes nacionalidades, irá trazer com exclusividade, mais um renomado nome do mundo dos Champagnes e Espumantes para o nosso país. 

Importando atualmente marcas renomadas de países como Argentina, Chile, Portugal, França, Espanha e Itália, a importadora trará ao Brasil, para se unir ao seu portfólio de marcas francesas a mundialmente famosa marca de champagnes Armand de Brignac.

Continuar lendo

Imagine que você fez seu para casa direitinho e se preparou para oferecer um jantar inesquecível na sua casa: leu sobre harmonização, encontrou o vinho ideal para acompanhar os quitutes que vai servir aos seus convidados, e está pronto para sacar a rolha e propor o brinde!

Até aí, tudo anda às mil maravilhas, mas por acaso você se lembrou de conferir em que tipo de taça a bebida deve ser degustada?

Pois nem precisa começar a entrar em pânico, porque no post de hoje trouxemos um guia que vai explicar, tim-tim por tim-tim, como escolher taça para vinhos de todos os tipos e cores, sem erro. Gostou? Então, sossegue e acompanhe-nos!

Continuar lendo

O que você faria se fosse famoso e, ainda por cima, milionário? Nadaria em um chafariz de vinho, beliscando um caviar nos momentos de descanso e deixando sua fortuna crescer sozinha?

No mundo real, as coisas são um pouquinho menos fantasiosas. Mas nem por isso as maiores estrelas internacionais abrem mão de suas paixões e sonhos. Acredita que existem várias celebridades que produzem vinho?

Conheça algumas delas no post de hoje e acrescente “ter uma vinícola” à sua lista do que fazer quando for rico e famoso:

Continuar lendo

Em outra ocasião, fizemos aqui no blog um passeio pela história do vinho no mundo, da antiguidade aos dias de hoje, mas você por acaso já ficou curioso para saber como se deu a trajetória do vinho aqui, no nosso país?

Do primeiro viticultor do Brasil, lá em 1532, passando pelos diversos obstáculos à qualidade do vinho brasileiro até chegar aos desafios impostos nas nossas terras pelo ainda baixo consumo de vinho na atualidade, hoje vamos levar você em mais uma viagem histórica tão cheia de reviravoltas que mais parece roteiro de filme de aventura!

Que tal aprender um pouco mais sobre essa bebida dos deuses enquanto conduzimos você pela história do vinho no Brasil? Acompanhe-nos!

Continuar lendo

Quem acha que vinho só pode apreciado na hora do jantar ou, no máximo, em um almoço em família, não sabe o que está perdendo. Isso porque, para além do brinde em ocasiões especiais, a bebida é bem mais eclética do que parece.

Não acredita? Pois hoje você vai descobrir como o vinho pode virar sinônimo de descontração e happy hour com os amigos na forma de coquetel. Gostou? Então, anote nossas 4 receitas refrescantes de drinks com vinho para esse verão!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!