Uvas

A uva Sauvignon Blanc origina vinhos brancos apreciados nos quatro cantos do mundo, e consagrando-se como um varietal que certamente não pode faltar na adega de qualquer enófilo.

Se você quer conhecer mais sobre essa uva, sua história, seus traços mais marcantes e como você pode harmonizá-la em um almoço ou jantar, acompanhe-nos ao longo deste post e aprofunde ainda mais seus conhecimentos sobre uma das castas mais tradicionais da enologia mundial.

Continuar lendo

O debate entre vinhos do Novo e do Velho Mundo acontece há bastante tempo, e a verdade é que podemos encontrar rótulos de alta qualidade oriundos de ambas as partes, onde muitas vezes são elaborados com a mesma variedade de uva. Um dos exemplos mais famosos são os vinhos da uva Malbec, amplamente difundida em solo argentino.

Para conhecer mais sobre a história da Malbec, como ela chegou à América Latina e como ela resulta em vinhos de qualidade notável, acompanhe-nos ao longo deste artigo!

Continuar lendo

Considerada uma das castas mais importantes do mundo, a Tempranillo tem origem na Espanha e, devido à sua versatilidade e facilidade de adaptação, se difundiu para os mais diversos terroirs ao redor do planeta. Pela sua importância, os vinhos elaborados com essa uva ganharam uma data especial: o Tempranillo Day.

Continue a leitura e saiba mais sobre o Tempranillo Day e sobre esse vinho tão apreciado!

Continuar lendo

Oriunda da Espanha, a uva Tempranillo é muito utilizada na elaboração de vinhos tintos. Devido à sua boa adaptação aos diferentes climas e solos, ela tem sido cultivada em diversos países no último século, como na Argentina, Austrália, Estados Unidos e África do Sul.

Quer conhecer outras particularidades da uva Tempranillo e dos seus rótulos? Então continue a leitura!

Continuar lendo

Se você é um bom degustador de vinhos, é comum que esteja sempre buscando conhecer novos aromas e variedades para sofisticar o seu paladar, não é mesmo? E, na tentativa de encontrar os melhores exemplares, mais cedo ou mais tarde, é inevitável que você acabe se deparando com a nobre e saborosa uva Carménère.

Continue a leitura e saiba os 5 fatos mais importantes sobre a peculiar uva Carménère. 

Continuar lendo

Que Merlot e Cabernet Sauvignon são as duas uvas tintas mais usadas no mundo na produção de vinho, você talvez já saiba. Mas, por acaso, conseguiria diferenciar uma da outra?

Antes de propor esse desafio, vamos passar uma “cola” bem completa com tudo o que você precisa saber sobre a uva Merlot, sua origem, principais características e dicas de harmonização! Quer ver? Então, fique de olho!

Continuar lendo

Você, com certeza, já ouviu o nome Chardonnay em algum momento, em filmes, em revistas, em seriados ou na vida real mesmo, certo? Como você sabe, esse nome se popularizou fazendo referência ao vinho branco, no entanto, curiosamente, Chardonnay é também o nome da uva responsável por gerar diversos outros tipos de vinho. Poucas pessoas conhecem essas informações. 

Para você entender melhor a sua importância dessa uva na produção de diversos rótulos de vinhos ao redor do mundo, confira o artigo de hoje!

Continuar lendo

É provável que você já tenha ouvido falar da uva Pinot Noir, ou pelo menos tenha visto os vinhos e espumantes provenientes dela nas prateleiras. 

Sem dúvida, esta é uma cepa com características bastante peculiares. Isso também a torna uma das mais interessantes para aprender e degustar, pois além de compor vinhos, a Pinot Noir é uma das principais uvas na fabricação de champagnes e espumantes

Está curioso para saber mais sobre a uva Pinot Noir? Então, acompanhe o artigo!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!