Uvas

Não é preciso ser um enólogo ou um profundo conhecedor de vinhos para saber que a qualidade da safra de uva de um determinado ano influencia — e muito! — a excelência dos vinhos produzidos. 

Entretanto, como a cada ano a safra de uva é influenciada por diferentes fatores, no post de hoje, trouxemos informações preciosas sobre o que você pode esperar para a safra de uva 2017 da Casa Valduga! Vamos lá?

Continuar lendo

Já ouviu falar dela? Então, a Pinot Grigio é considerada uma das principais uvas brancas, sendo amplamente cultivada em solo europeu, resultando em refrescantes vinhos brancos e delicados espumantes. Mas não pense que é somente no velho continente que a sofisticada casta de uva se desenvolve com maestria. Mundo afora, vários países vem explorando a variedade e elaborando verdadeiras preciosidades. Além disso, os vinhos de Pinot Grigio são conhecidos por serem muito versáteis em relação às harmonizações. 

Ficou curioso e quer conhecer mais sobre essa casta coringa? Então, acompanhe o post de hoje. Nele você conhecerá as principais regiões produtoras da Pinot Grigio e as características mais marcantes dos vinhos elaborados com essa uva.

Continuar lendo

A uva Viognier é uma variedade muito utilizada na elaboração de excelentes vinhos brancos. De perfil intensamente aromático, as bebidas resultantes desda casta se destacam também pela coloração tendenciando ao dourado e a aptidão ao envelhecimento, quando comparados a maioria dos vinhos brancos. 

Neste post, contaremos um pouco da história dessa variedade e quais são as principais regiões produtoras.

Continuar lendo

A variedade de uva chamada Pinotage é reconhecida como símbolo da África do Sul, e não poderia ser diferente, já que a sua origem se deu nesse país. Nascida do cruzamento de duas outras variedades, os vinhos resultantes são muito marcantes e desafiam até os paladares mais experientes.

A sua história é cheia de curiosidades que valem a pena serem descobertas, desde a maneira em que foi concebida, até suas características sensoriais. Os vinhos elaborados com a Pinotage tiveram altos e baixos, porém, hoje, tem o seu valor mais do que reconhecido. Ficou curioso para saber mais sobre essa uva? Continue a leitura e entenda o porquê provar vinhos diferentes pode ser super divertido.

Continuar lendo

Quem não provou, certamente já ouviu falar na uva Tannat. Nos últimos anos diversos consumidores de vinhos se renderam aos encantos da intensa casta européia. De origem francesa, seu nome revela muito de sua identidade, onde Tannat faz referência direta aos marcantes e numerosos taninos, que ganham o coração daqueles que adoram vinhos de personalidade forte. 

Continue a leitura e conheça mais sobre a uva Tannat e suas características!

Continuar lendo

A uva Sauvignon Blanc origina vinhos brancos apreciados nos quatro cantos do mundo, e consagrando-se como um varietal que certamente não pode faltar na adega de qualquer enófilo.

Se você quer conhecer mais sobre essa uva, sua história, seus traços mais marcantes e como você pode harmonizá-la em um almoço ou jantar, acompanhe-nos ao longo deste post e aprofunde ainda mais seus conhecimentos sobre uma das castas mais tradicionais da enologia mundial.

Continuar lendo

Embora seja raro encontrá-la em vinhos varietais, a Petit Verdot é bastante familiar para quem aprecia grandes vinhos de corte. Isso porque a clássica casta francesa é uma das seis variedades tintas permitidas nos vinhos resultantes da incomparável região de Bordeaux.

Quer saber sobre a história e tudo que envolve essa casta tão interessante? Então, continue a leitura e confira!

Continuar lendo

O debate entre vinhos do Novo e do Velho Mundo acontece há bastante tempo, e a verdade é que podemos encontrar rótulos de alta qualidade oriundos de ambas as partes, onde muitas vezes são elaborados com a mesma variedade de uva. Um dos exemplos mais famosos são os vinhos da uva Malbec, amplamente difundida em solo argentino.

Para conhecer mais sobre a história da Malbec, como ela chegou à América Latina e como ela resulta em vinhos de qualidade notável, acompanhe-nos ao longo deste artigo!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!