Tudo que você precisa saber sobre a safra de uva de 2017


Tudo que você precisa saber sobre a safra de uva de 2017

Não é preciso ser um enólogo ou um profundo conhecedor de vinhos para saber que a qualidade da safra de uva de um determinado ano influencia — e muito! — a excelência dos vinhos produzidos. Dentro desse contexto, são inúmeros os fatores e cuidados que devem ser levados em consideração em uma vinícola, para que um elevado padrão de qualidade e de sabor dos vinhos e espumantes possa ser mantido ano após ano.

Aqui na Casa Valduga, temos um enorme zelo e bastante atenção durante o cultivo, a manutenção e a colheita de nossas uvas, contando com uma equipe de profissionais altamente capacitados e experientes nesse assunto. Assim, sempre oferecemos a você produtos de alto nível, qualidade e sabor.

Dica: Entenda o que é a análise sensorial do vinho e como ela é feita

Entretanto, como a cada ano a safra de uva é influenciada por diferentes fatores, no post de hoje, trouxemos informações preciosas sobre o que você pode esperar para a safra de uva 2017 da Casa Valduga! Vamos lá?

Quais são os fatores que influenciam na safra da uva?

Quando se fala em agricultura, seja de qual cultivo for, o clima é o fator que mais exerce influência no resultado final da colheita. Oscilações de temperatura, quantidade de chuvas, ventos, granizos e geadas produzem reações bioquímicas distintas em cada planta, conforme seu estágio de desenvolvimento.

As vinhas são plantas que entram em um estágio denominado dormência durante o inverno, quando suas folhas caem e a planta se "protege" contra o frio baixando sua atividade metabólica. Esse estágio é superimportante para o vigor e para a saúde da planta, pois é durante esse período que a vinha acumula a energia necessária para o seu desenvolvimento primaveril. Assim, é absolutamente necessário que o inverno propicie uma quantidade considerável de temperaturas baixas, que levem às vinhas a entrarem em dormência e assim permanecerem por tempo suficiente.

Já na primavera, a quantidade de chuvas é o ponto crucial. Melhor se dará a floração das vinhas em períodos com pouca chuva. No verão, a temperatura volta a ser o fator principal. Oscilações térmicas entre dia e noite têm forte influência na coloração da fruta, aumentando sua intensidade e garantindo um sabor mais rico.

Dito isso, podemos afirmar que a safra de uva desse ano será excelente! Isso porque o inverno na região Sul do Brasil apresentou temperaturas baixas o suficiente para garantir a boa dormência das vinhas, a primavera teve chuvas essenciais e o verão, com temperaturas amenas, proporcionou vinhos brancos com acentuada percepção aromática e vinhos tintos com cores fortes e vibrantes. Boa notícia, concorda?

NATURELLE BRANCO NATURELLE TINTO 

Clique nas imagens acima e confira os detalhes dos produtos!

Quais são os principais cuidados antes e durante a colheita?

Para que seja possível obter uma vindima (colheita da uva) sadia, muitos cuidados devem ser tomados. Assim, durante todo o ano, uma equipe de profissionais esteve dedicada e atenta às vinhas, garantindo uma safra de qualidade.

A questão central, que norteia todo o processo de plantio, de colheita e de produção de vinhos na Casa Valduga, é o amor e a dedicação, especialmente no cuidado das vinhas. Afinal, a sinergia entre homem e planta contribui sobremaneira para o bom desenvolvimento da safra. Provavelmente, você já conheceu alguém que "conversa" com suas plantas e possui um jardim incrível, não é mesmo? Pois saiba que isso não é por acaso ou uma invenção de avós mundo afora. Essa prática funciona mesmo!

Dica: Saiba mais sobre a vindima da Casa Valduga lendo nosso artigo: Casa Valduga inicia Temporada 2017 da Vindima

Além disso, aqui na Casa Valduga, reduzimos ao máximo o uso de agroquímicos, por meio da utilização da tecnologia da pulverização eletrostática e não utilizamos herbicidas em nossas vinhas. O manejo de pragas e de doenças é feito de maneira cuidadosa e sustentável. Assim, garantimos plantas saudáveis e com muito menos quantidade de agrotóxicos. Por fim, damos extrema atenção ao manejo do dossel vegetativo, que garante o equilíbrio da produção sem afetar a safra do ano seguinte.

Durante a colheita, que é feita manualmente, muitos detalhes são levados em consideração. Temperatura, umidade do ar e período do dia são fatores que influenciam no estado em que a uva chegará ao seu destino. É necessário garantir que os cachos não percam muita água nem que estejam molhados, o que propicia o desenvolvimento de microrganismos. Do mesmo modo, há um extremo cuidado na armazenagem e no transporte das uvas, em temperatura e ventilação adequadas.

Esses e muitos outros cuidados são essenciais para garantir a boa qualidade das uvas e, consequentemente, a boa qualidade dos vinhos. De nada adianta a safra ter sido espetacular se a colheita não for feita de maneira adequada.

Como identificar o ponto de maturação das uvas?

Cada tipo de uva possui seu ponto de maturação distinto, que varia também conforme a destinação que se dará aos cachos. Uvas destinadas à produção de vinhos devem ser colhidas levando em consideração alguns critérios básicos, que garantam que as bebidas provenientes delas sejam de qualidade.

Dica: Produção do vinho: como acontece a fermentação da uva?

Teor de açúcar e nível de acidez (pH), medidos em testes laboratoriais e análises físico-químicas, figuram entre os mais importantes. Além disso, são realizadas análises visuais e gustativas in loco.

Comprovado o ponto de maturação das uvas, é necessário também verificar a uniformidade da maturação das vinhas e a sanidade dos cachos. Somente assim, a colheita poderá ser iniciada.

Quais são as regiões de cultivo de uvas da Casa Valduga?

A Casa Valduga possui vinhedos distribuídos em três regiões do Rio Grande do Sul: Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves), Serra do Sudeste (Encruzilhada do Sul) e região da Campanha Gaúcha (fronteira com o Uruguai e Argentina). Cada uma das regiões possui um tipo de uva sendo cultivada, conforme as características de clima e de solo.

Qual é o período de colheita de cada tipo de uva?

A vindima inicia com a colheita de Chardonnay e Pinot Noir, destinadas à produção de espumantes, no Vale dos Vinhedos. Em seguida, faz-se a colheita do Merlot e Gewurztraminer no Vale dos Vinhedos e em Encruzilhada do Sul. Por fim, a colheita da Casa Valduga ocorre em Encruzilhada do Sul, com o Marselan e na região da fronteira, com Cabernet Sauvignon, Cabernet Fanc e Tannat.

Clique no banner abaixo e conheça todos os vinhos disponíveis no e-commerce da Famiglia!

Conheça todos os vinhos disponíveis no e-commerce da Famiglia

Você gostou de ficar por dentro da safra de uva 2017 da Casa Valduga? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter e receba todas as novidades do mundo dos vinhos publicadas aqui no blog diretamente em sua caixa de entrada!




Por
22/06/2017

A visão vanguardista, o design elegante, a alta tecnologia aplicada e,acima de tudo,os valores da família marcam a construção desta empresa. O esforço contínuo é um dos maiores orgulhos da família, que hoje consolida a Casa Valduga como a marca líder no segmento de vinhos e espumantes de luxo.

Oferecerecendo ao consumidor, vinhos, espumantes e serviços de alta qualidade, desenvolvendo oportunidades de negócios, proporcionando prestígio e experiências inovadoras, em um ambiente familiar e com sustentabilidade.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!