Uva Primitivo: conheça as suas principais características


Uva Primitivo: conheça as suas principais características

cultura italiana não é reconhecida somente pelas suas deliciosas massas, o vinho também é um ícone do país. Afinal, os exemplares italianos fazem sucesso por todo mundo. Entre os rótulos mais famosos estão os elaborados com a uva Primitivo.

Essa casta tem uma história bem curiosa que envolve até mesmo um clone. As vinhas dessa variação cruzaram o oceano e fizeram a ponte entre o velho e o novo mundo. Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber em relação à uva Primitivo.

A História

A uva Primitivo tem origem na região de Puglia, no sul da Itália, amplamente reconhecida como "salto da bota". Sobre esta deliciosa casta existem diversas histórias: alguns dizem que os primeiros relatos sobre esta variedade de uva se deram no século XVIII e outros relatam evidências da comercialização de vinhos elaborados com ela desde 1400. Também há quem diga que ela possui raízes na Croácia, já que pela genética ela se assemelha à uva Tribidrag.

Dica: Conheça os 6 principais benefícios da uva para a sua saúde

O seu nome é uma referência à sua maturação. Enquanto as outras castas tintas costumam amadurecer em meados de outubro, a Primitivo já é considerada madura em agosto, contudo, não é por isso que a uva é imediatamente colhida, muitas vezes sendo retirada da videira com um elevado grau de maturação, influenciando nitidamente as características finais dos vinhos. 

O clone

Você sabia que a uva Primitivo tem um clone na Califórnia, Estados Unidos? Na verdade, descobriram por meio de testes genéticos que a Zinfandel, um ícone da vinificação californiana, se trata de uma mutação somática da casta italiana. As vinhas chegaram com os imigrantes que vieram ao novo mundo em busca de novas oportunidades. 

Quando o fitopatologista Austin Goheen da Universidade de Davis, Califórnia, em 1967, experimentou o vinho da uva Primitivo, percebeu a semelhança com a Zinfandel. A partir daí, diversos estudos foram realizados até que em 1994 as sequências genéticas foram comparadas, constatando que a diferença entre as duas é muito pequena e praticamente podem ser consideradas a mesma variedade

As regiões produtoras

Entre os principais locais que produzem vinhos a partir da uva Primitivo na Itália, a região conhecida como Manduria, no sul da Puglia, é a que elabora alguns dos vinhos mais reconhecidos e conceituados.

Dica: Como escolher os melhores vinhos?

Além dela, os destaques vão para as regiões de Lizzano e Sava, que produzem rótulos de excelente qualidade e renome internacional. Como dissemos, por se tratar de "uvas gêmeas" (Zinfandel e Primitivo) podemos dizer que os Estados Unidos também é um produtor.

O cultivo

As características da videira Primitivo são bem particulares: é vigorosa e amadurece mais cedo, podendo sofrer com geadas de primavera em alguma regiões específicas. 

O território da Puglia é relativamente grande, onde as vinhas podem se desenvolver em solos vulcânicoscalcários e também em solos negros originados de depósitos aluviais e de areia do mar. Por isso, em cada uma dessas regiões a matéria-prima se expressa de formas distintas

Embora o sul da Itália seja uma região extremamente quente no verão, algumas microrregiões sofrem interferência do Mar Adriático e do Mar Jônico, aumentando significativamente a amplitude térmica, favorecendo uma maior concentração de cor e aromas nas frutas, refletindo em vinhos mais concentrados e complexos

A uva Primitivo

O cacho da uva Primitivo é bem típico: pequeno e alongado com bagos redondos. Os frutos têm pele fina e delicada e a polpa concentra uma excelente quantidade de açúcar — uma característica que influencia no teor alcoólico da bebida e também na doçura residual.

Dica: Conheça quais são as 13 uvas mais tradicionais na produção de vinho

Ela é conhecida por produzir vinhos densos, com taninos macios e intensos aromas frutados. Uma peculiaridade é que se a uva for colhida muito tardiamente poderá perder boa parte de sua acidez, resultando em vinhos menos frescos e mais pesados

O vinho

Quem pensa que a uva Primitivo é capaz de produzir somente vinhos tintos jovens, está enganado. A partir dela também são elaborados tintos firmes e robustos, além de rosés de excelente qualidade.

O vinho tinto Primitivo, geralmente, é denso, de coloração acentuada e nitidamente frutado. A base aromática dos exemplares de Primitivo são os aromas de frutas vermelhas e negras, geralmente muito maduras. Com a evolução do produto, delicadas notas de especiarias doces podem ser facilmente percebidas. Na boca, é reconhecido por ser muito "redondo" e fácil de beber e não raramente pode demonstrar uma pitada de açúcar no final, auxiliando na maciez do líquido

A harmonização

No Brasil, e em todo mundo, diga-se de passagem, o vinho elaborado a partir da uva Primitivo é cada vez mais consumido, e não é à toa. Ele tem o paladar que agrada aos sul-americanos, pois é frutado e concentrado na medida certa.

Outro grande ponto que o faz ser ainda mais apreciado por aqui é a harmonização com comidas que a maioria dos brasileiros adora, como carnes vermelhas assadas ou grelhadas, queijos amarelos e marcantes e também com pizzas dos mais variados sabores. 

Saiba tudo o que você precisa saber sobre harmonização desse e de outros vinhos com as melhores opções gastronômicas!

Saiba tudo sobre harmonização de vinhos

As sugestões de rótulos

Ficou curioso para degustar um exemplar da uva Primitivo? A seguir, confira as nossas sugestões de rótulos.

A vinícola Varvaglione Vigni & Vini é especialista em vinhos de Primitivo, sendo um dos principais produtores dessa variedade no sul da Itália. Se você prefere vinhos delicados e democráticos, invista no 12 & Mezzo IGP.


Clique na imagem acima e confira mais detalhes do produto!

Contudo, se você quer um vinho marcante, longevo e indiscutivelmente agradável, escolha o icônico Reserva DOP 1921


Clique na imagema cima e confira mais detalhes do produto!

Se você adora vinhos ricos em aromas e muito saborosos, não hesite em conhecer os exemplares de Zinfandel do Novo mundo. A vinícola californiana Renwood produz rótulos exclusivos e limitados, como o Premier Old Vine Zinfandel — um vinho tinto que contém 90% de uva Zinfandel, 5% de Primitivo, 3% de Shiraz e 2% de Barbera.


Clique na imagem e confira mais detalhes do produto!

Gostou de aprender um pouco mais sobre a uva Primitivo? Não esqueça que o mundo dos vinhos tem muito a nos ensinar e para que o aprendizado seja efetivo, nada melhor do que a prática. Então, já vá pensando na próxima garrafa que será aberta, compartilhe as informações com seus amigos e sempre que quiser, esclareça suas dúvidas conosco, afinal, o vinho é feito para unir pessoas

Quer adquirir vinhos de qualidade para compor suas harmonizações? Então, acesse nossa loja virtual e conheça nossas opções!




Por
11/04/2019

Enólogo e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!