Suco de uva: confira essas informações e receitas imperdíveis!


Suco de uva: confira essas informações e receitas imperdíveis!

Já tomou o seu suco de uva hoje? Ainda não? Você não sabe o que está perdendo! Além de saborosa, tal bebida é uma poderosa aliada da saúde e da qualidade de vida para qualquer pessoa. Afinal, essa é uma fruta repleta de propriedades nutritivas e interessantes para o organismo.

Outro ponto positivo desse suco é a sua versatilidade: ele combina muito bem com variados climas, culturas, ocasiões e, claro, sabores! É possível mesclá-lo com diversos ingredientes e aproveitar todos os seus benefícios em qualquer estação do ano.

Gostaria de saber mais sobre essa bebida tão interessante? Preparamos um artigo para tirar as principais dúvidas sobre esse assunto e repassar informações que podem convencê-lo a incluir o suco de uva em seu dia a dia. Continue a leitura e confira todas elas!

Como é feito o suco de uva?

O processo de fabricação do suco de uva é um verdadeiro tipo de arte. Há, no mercado, várias bebidas com essa denominação, mas o suco verdadeiramente integral passa por etapas rigorosas antes de chegar às prateleiras.

O primeiro passo é, claro, a separação das frutas que estão aptas a serem utilizadas para a produção do suco. Elas, em seguida, são depositadas em uma máquina específica e maceradas. É muito importante não esmagar as uvas de qualquer modo, o que pode fazer com que sejam liberadas substâncias responsáveis por estragar a doçura do produto.

O verdadeiro suco de uva é aquele composto por basicamente o líquido delas. É possível adicionar um pouco de água para homogeneizar a solução, mas só! O suco integral de verdade não leva açúcar. A doçura da bebida é garantida somente pelas frutas que o compõem.

Dica: Você sabe o que é "respiração do vinho"?

Como escolher um suco de uva integral?

Agora, que tal conferirmos algumas dicas para que a escolha do seu suco integral seja a mais acertada possível? O primeiro passo, é claro, é conferir a composição desse produto. Lembre-se de que o único ingrediente aceito nesse tipo de bebida é a uva.

Depois, fique atento à validade do suco. É fundamental que ele esteja dentro do prazo, para evitar contaminações e outros tipos de problema. A fabricação da bebida também é fundamental. Prefira sempre as que são oriundas de vinícolas confiáveis e conhecidas nacionalmente.

Por fim, a embalagem é outro ponto que não pode ser desconsiderado. Priorize sempre garrafas de vidro, que estejam intactas e sejam escuras, algo que protege a integridade da bebida. Fique atento também ao rótulo, ele não deve estar violado sob nenhuma hipótese.

Dica: Conheça 5 benefícios do suco integral de uva para a prevenção de doenças

Confira abaixo o guia completo sobre os principais tipos de uvas utilizados para a produção de vinhos ao redor do mundo. 

Quais são as combinações possíveis com essa bebida?

Uau! O suco de uva integral realmente é incrível para a nossa saúde, não é mesmo? Mas, afinal, como podemos consumi-lo? É claro que simplesmente tomar um grande copo dessa bebida em um dia quente já é muito agradável. Harmonizá-lo com alimentos do nosso dia a dia também é uma ótima pedida!

Sim, é isso mesmo: o suco de uva pode ser combinado com dezenas de ingredientes, assim como acontece com os vinhos. Veja, a seguir, opções de alimentos que harmonizam bastante com essa bebida:

hortelã, kiwi, limão e abacaxi (ótimo para criar combinações de suco!);
queijos variados;
massas;
embutidos;
molhos de tomate;
frituras variadas;
pães;
peixes;
carnes vermelhas (especialmente as grelhadas!).

Dica: Vinhos do Rio Grande do Sul: quais uvas se adaptam bem em cada região?

Como podemos ver, é possível harmonizar esse tipo de bebida com praticamente tudo. O suco de uva é, sem dúvidas, bastante versátil. Tornar ele um hábito é algo que fará bem para a saúde e para o paladar!

Quais são as principais receitas com suco de uva?

Agora, para fechar a nossa conversa, confira algumas receitas incríveis que podem ser feitas com o suco de uva!

Mousse de uva

Essa é uma sobremesa rápida, prática e muito saborosa. Confira os ingredientes e o modo de preparo a seguir:

Ingredientes

½ colher de sopa de gelatina sem sabor;
3 colheres de sopa de água (para preparar a gelatina);
1 caixa de creme de leite (200g) sem o soro;
1 lata de leite condensado;
350 ml de suco de uva.

Modo de preparo

Prepare a gelatina de acordo com as recomendações observadas no verso da embalagem. Em seguida, leve-a ao liquidificador com o restante dos ingredientes. Bata a mistura até que fique homogênea, em seguida, distribua em taças e leve para a geladeira por cerca de 1 hora. Está pronto!

Suco detox de uva

Os sucos detox são, além de deliciosos, uma ótima opção de bebida para fazer aquela limpeza no organismo. Confira uma receita refrescante com uvas:

Ingredientes

200 ml de suco de uva;
suco de 1 limão;
abacaxi a gosto;
1 colher de chá de gengibre;
1 colher de chá de canela em pó.

Modo de preparo

Assim como o mousse, esse suco é muito fácil de ser preparado. Basta levar todos os ingredientes ao liquidificador e bater. Se quiser, a mistura pode ser coada e saboreada em seguida!

Como é possível perceber, o suco de uva é um aliado indispensável da saúde e do bem-estar! Com ele, você ganha não só em nutrientes e qualidade de vida, mas também em sabor para as suas receitas. E então? O que está esperando para introduzir essa poderosa bebida em seu cotidiano?

Para saber mais sobre os produtos derivados da uva, seus benefícios e como são feitos, entre em contato conosco! Estamos sempre à disposição para oferecer mais informações sobre esse incrível ingrediente.
 




Por
06/05/2020

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!