Como abrir vinhos sem saca-rolhas? Veja 5 dicas práticas e infalíveis


Como abrir vinhos sem saca-rolhas? Veja 5 dicas práticas e infalíveis

Bateu aquela vontade de apreciar um vinho, mas não tem um saca-rolhas à mão, ou simplesmente quebrou ou sumiu? Quem nunca vivenciou um momento desses e acabou ficando apenas na vontade? É nessa hora que você se pergunta sobre “como abrir um vinho sem saca-rolhas?”

Existem diversas maneiras criativas de abrir uma garrafa de vinho que podem substituir o velho utensílio. Quer descobrir como fazer isso? Então, acompanhe a leitura e confira alguns truques incríveis sobre como abrir vinhos sem utilizar saca-rolhas. Acompanhe!

1. Empurre a rolha

Na falta de um saca-rolhas, a maneira mais simples de abrir uma garrafa de vinho é empurrando a rolha para dentro da garrafa em vez de tirá-la. Não se preocupe, isso não estraga a bebida e nem causará prejuízos.

A única desvantagem dessa técnica é há possibilidade de fragmentos de rolha cair na bebida, mas isso pode ser resolvido bem facilmente. Basta passar o vinho em uma peneira, transferindo-o para um decanter ou outro recipiente. Então, como aplicar esse método?

Você precisa utilizar um objeto pontiagudo que se encaixe na rolha para facilitar na hora de fazer pressão sobre ela. Pode ser uma caneta ou um cabo de colher, por exemplo, desde que passe pelo gargalo da garrafa. Depois, é só empurrar para baixo. Mas vá com cuidado para não espirrar vinho e nem derrubar a garrafa.

2. Use martelo e pregos

Se você tem habilidades com marcenaria, vai gostar dessa solução. Então, vamos lá! Pegue a sua caixa de ferramentas e encontre um martelo e alguns pregos. Em seguida, pregue cerca de 4 deles enfileirados na rolha, mas lembre-se de deixar uma pequena parte do prego para fora da rolha. 

Dica: Aprenda a fazer 5 drinks com vinho

O próximo passo é utilizar a parte de trás do martelo para puxar os pregos. Mas tome muito cuidado para que a rolha não se desfaça dentro da garrafa. Vá com calma que dá certo!

Você pode substituir os pregos por um parafuso, podendo ser até mais fácil retirar a bendita rolha. Para tanto, você precisa apenas de uma unidade. Basta colocá-lo no centro da rolha e girá-lo com força. Em seguida, utilize um martelo ou um alicate para retirá-lo.

Nessa técnica não há nenhum segredo para realizá-la, porém, tenha cuidado para não se machucar ao martelar, ainda mais porque a garrafa é feita de vidro. Então, cautela é necessário. 

3. Pressione a rolha com uma faca

Atenção! Essa é uma maneira um pouco perigosa e que exige muita cautela. Pois, se não for feita da maneira correta, você pode se machucar com a faca ou, até mesmo, quebrar a garrafa de vinho. Apesar disso, esse método atende às expectativas. Então, vamos aprender a como aplicá-lo!

Escolha uma faca, pode ser uma lisa ou com serras. Essa última prende mais facilmente a rolha. Independentemente disso, ela deve ser de ponta. Pressione-a para dentro da garrafa até que ela chegue quase no final da rolha. Faça esse processo de forma lenta. 

4. Use um sapato

Essa técnica pode parecer um pouco estranha. Porém, isso pode dar certo sim, embora seja um pouco mais complicada do que outros métodos já apresentados aqui.

Apesar disso, esse jeito de abrir a garrafa está tornando-se muito conhecido e divulgado na internet. Vamos tentar? Contudo, preste atenção aos detalhes. Primeiro, pegue um calçado sem salto e com o solado fino. Em seguida, encaixe a base da garrafa dentro do sapato, onde fica o calcanhar.

Dica: Conheça os 10 melhores aplicativos de vinho e baixe o seu!

Segure firmemente os dois e, então, comece a bater a sola do calçado contra a parede, de forma contínua e ritmada. Um dos segredos é inclinar um pouco a garrafa, de modo que ela fique apontada para baixo.

Essa técnica exige um pouco de força nos braços para pressionar esse dois objetos até que a rolha comece a sair, mas é preciso parar de bater antes que ela saia completamente e a bebida derrame.

Essa técnica dá certo, pois cria uma pressão dentro da garrafa, que expulsa a rolha para fora. Entretanto, fique atento para não quebrar a garrafa e se machucar com o excesso de força aplicada. O segredo está no jeito de fazer.

5. Reutilize um cabide

Provavelmente você tem um cabide de roupas em casa. Ele pode ajudar você na hora de abrir uma garrafa de vinho, mas não são todos os tipos de cabides que podem ser utilizados para realizar essa façanha.

Você vai precisar de um cabide de arame. Para tanto, com o auxílio de um alicate retire o gancho e deixe-o reto. Em seguida, faça um pequeno gancho, como se fosse um anzol. Depois, encaixe esse anzol entre a rolha e o gargalo, empurrando-o até que chegue debaixo dela.

O próximo passo é girar o arame em 90º para que ele agarre a parte inferior da rolha, bem no seu centro. Cuidadosamente, faça movimentos de vai e vem, enquanto puxa ela a rolha para cima até retirá-la.

Agora que você conhece todas as maneiras de abrir uma garrafa, confira os vinhos da Famiglia Valduga e aprecie em casa!

Adquira os vinhos da Famiglia

Como podemos ver, existem diferentes maneiras criativas de como abrir vinho sem saca-rolhas com alguns objetos que, normalmente, você tem em casa. Afinal, não dá para deixar de tomar um bom vinho, principalmente, quando se está ao lado dos amigos ou familiares.

Gostou das nossas dicas? Que tal continuar acompanhando mais novidades? Então, curta a nossa página no Facebook e saiba tudo sobre o universo dos vinhos!




Por
16/05/2019

Enólogo e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!