Enoturismo: 5 passeios imperdíveis no Vale dos Vinhedos


Enoturismo: 5 passeios imperdíveis no Vale dos Vinhedos

Um apreciador de vinhos sabe que existe um longo caminho até que a bebida presente na taça chegue até suas mãos. O plantio das uvas é algo cinematográfico, lindos cenários são formados pelos parreirais carregados, que constroem túneis de sombras na paisagem, locais convidativos para uma agradável manhã aproveitando o sol e o sabor das uvas

Todo o processo da produção vinícola é um convite para curiosos e apaixonados. Desde o plantio até o envase, tudo pode ser acompanhado de perto por turistas que visitam as regiões produtoras de vinho

No estado do Rio Grande do Sul, encontra-se o Vale dos Vinhedos. Uma área de 82 km² no coração da Serra Gaúcha que abriga municípios como Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves, famosos pelas suas vinícolas de onde saem espumantes, vinhos tintos e vinhos brancos premiados. Os vinhos produzidos no Vale são reconhecidos por sua qualidade e tradição.

Uma história que começou com os primeiros imigrantes italianos em meados do século XIX virou a atividade econômica mais importante do local e hoje a região é considerada uma das mais importantes para o enoturismo no Brasil e também na América Latina, o que prova que não é preciso ir à Argentina ou ao Chile para descobrir os encantos da produção dos vinhos

Dica: Produção do vinho: como acontece a fermentação da uva?

Com tantas atrações disponíveis, é preciso montar um roteiro para não perder os melhores locais para visitação e degustação. Selecionamos aqui 5 passeios imperdíveis no Vale dos Vinhedos para ajudar a montar o seu itinerário de viagens. Faça as malas agora mesmo!

1. Casa Madeira

A casa que dá nome ao Empório e Restaurante é datada do início do século XX, mas somente nos anos 80 ela se transformou em um empreendimento voltado para explorar os prazeres e sabores da gastronomia, sem deixar de lado a tradição trazida pelos italianos

Em seu restaurante a proposta é exatamente o resgate das tradições culinárias dos italianos do século XIX. O cardápio inclui iguarias como a codorna com molho (servida na panela de ferro), nhoque de batata doce ao molho sugo e manjericão, polenta mole com queijo e molho de codorna e o filé ao molho de vinho tinto. 

A Casa Madeira também é especializada na produção do Suco de Uva Integral, feito a partir de uvas sadias que resultam em um sabor incomparável e cheio de benefícios para a saúde. Não deixe também de experimentar as geleias e antepastos feitos com receitas originais.

2. Casa Valduga 

A Casa Valduga é um complexo enoturístico capaz de proporcionar ao visitante um vasto leque de atividades. Você pode desfrutar de um belo café da manhã acompanhado por músicas tradicionais da cultura italiana, tudo à sombra dos vastos parreirais que são cultivados ali. É possível também colher as frutas e acompanhar o processo de produção dos vinhos e espumantes.

Se você quer ir além da visita, pode se aventurar em um dos cursos da Casa. Lá são oferecidas aulas de degustação, harmonização e um curso exclusivo sobre queijos e vinhos.

No começo do ano, a Casa Valduga realiza a Festa da Vindima, uma celebração tradicional que realça a cultura italiana e a produção dos vinhos, com direito a colheita e pisa das uvas, visitações e refeições caprichadas! 

Para finalizar o passeio pelo local, não deixe de saborear uma refeição no Restaurante Maria Valduga. O local homenageia a matriarca da família e suas receitas: todos os ambientes são aconchegantes, sendo a Cave das Pipas um dos destaques, com sua mesa única de 50 lugares.

Cave das Pipas

3. Jardim Leopoldina

Visitado por turistas e moradores da região, o Jardim Leopoldina é um ponto turístico do Vale dos Vinhedos que consegue agradar a todos, inclusive quem não abre mão de uma boa cerveja

Dentro da casa são vendidos produtos artesanais, com destaque para os sorvetes e para a cerveja Leopoldina. Os amantes da bebida podem experimentar as versões Pilsner Extra, Strong Ale, Witbier, Weissbier e IPA.

Ao redor da casa, um belo jardim convida os visitantes para um piquenique. Não deixe de fazer uma visita à área externa e sentar em uma das mesas dispostas sob a copa das árvores para experimentar os pratos servidos por lá. 

4. Cervejaria Leopoldina | 5. Domno Importadora

Em Garibaldi, fica localizada a fábrica da Cervejaria Leopoldina, onde além de provar os rótulos da Cerveja Leopoldina na loja, os turistas podem visitar as instalações e conhecer o processo de produção de cada uma delas. Vale a visita para quem quer conhecer o verdadeira alquimia entre a cervejaria e o mundo da enologia.

Seguindo o rigor das melhores escolas cervejeiras do mundo, a Leopoldina apresenta aos visitantes os novos paladares que só uma cerveja de alto padrão pode oferecer com seus maltes, lúpulos e leveduras importados.

Neste mesmo belo projeto arquitetônico é a sede da Domno Importadora. Dentro de seu complexo, os visitantes podem passar por experiências relacionadas aos vinhos trazidos com exclusividade ao Brasil além de conhecer os espumantes Ponto Nero.

As experiências envolvendo os espumantes são bem interessantes. É possível experimentar a bebida ainda em seu processo de elaboração e adquirir uma taça personalizada ao entrar no circuito de degustação. Se você pensou que o passeio é apenas para sentar e beber, pode se preparar para calçar um sapato confortável e fazer a visita à vinícola além da cervejaria

Os produtos da Domno Importadora estão acessíveis via internet pelo site da empresa. Se a saudade bater, basta alguns cliques para garantir os melhores vinhos e espumantes!

Essas são algumas dicas para montar um roteiro de viagem inesquecível pelo Vale dos Vinhedos. A região oferece o que há de melhor no enoturismo brasileiro, com direito a surpresas, como as cervejas artesanais.

Clique no banner abaixo e confira todos os rodutos do e-commerce da Famiglia!

Conheça todos os produtos da Famiglia!

Vale lembrar que os horários de visitação e limites de entrada variam de acordo com cada um dos locais, por isso, não se esqueça de entrar em contato e conferir a necessidade de reservas para as suas datas escolhidas!

Gostou das nossas dicas? Então, deixe seu comentário e compartilhe suas experiências vividas no Vale dos Vinhedos e nos locais de visitação que listamos aqui!




Por
30/03/2017


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!