Entre os dias 13 e 23 de junho, o Grupo Famiglia Valduga, reconhecido internacionalmente pela qualidade dos seus produtos e pelos prêmios conquistados pelo mundo, estará presente na 16ª edição da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), que ocorre em Bento Gonçalves.
Estarão presentes, em espaço único, três marcas do grupo: Casa Valduga, vinícola que está entre as maiores e mais premiadas elaboradoras de espumante e vinhos do País; Casa Madeira, fabricante de produtos de alta gastronomia, como antepastos, geleias, cremes de balsâmico e molhos de pimenta e os diferenciados sucos de uva e chás gelados; e, por fim, Ponto Nero, elaboradora de espumantes jovens e modernos.
Estas marcas estarão localizadas na Vila Típica, espaço que reúne área gastronômica, agroindústrias e vinícolas com a proposta de resgatar a cultura regional, recriando ambientes, saberes e fazeres dos imigrantes italianos. Além de vinhos e espumantes da Casa Valduga, haverá espumantes Ponto Nero e suco de uva da Casa Madeira.
O espaço mostrará vários campos do patrimônio cultural: arquitetura colonial, artesanato, hábitos e costumes, vinho, gastronomia, teatro, música e outros. Os produtos serão comercializados para consumo imediato a preços promocionais e, além disso, será uma oportunidade para o visitante estabelecer contato com o produtor.
Sobre o evento
A festa aconteceu pela primeira vez em 1967 para confirmar Bento Gonçalves como a Capital Brasileira do Vinho e demarcar a projeção nacional da cidade, com o “vinho jorrando pelas ruas”. Houve também inédita presença presidencial na cidade, a do então chefe da nação, o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. A relação dos moradores com a festa extrapola o motivo de celebração da cultura da uva e do vinho para elevá-la a um contexto de identidade.
A relação da Famiglia Valduga com o evento e a cidade também é inevitável. Isso porque a história do grupo começa em 1875, com a chegada da família italiana ao Brasil. Os imigrantes trouxeram na mala a paixão pelo vinho e o desejo de prosperar, cultivando os primeiros parreirais no coração do que hoje é o Vale dos Vinhedos, tendo grande influência no setor vitivinícola da região e brasileiro.
Com o tempo, o trabalho da família foi muito além da vinícola e transformou-se no Grupo Famiglia Valduga, reconhecido internacionalmente pela qualidade dos seus produtos e pelos prêmios conquistados pelo mundo. Atualmente, o Grupo é formado por cinco empresas e administrado pela família, mantendo viva a paixão pelo cultivo da uva e a dedicação em entregar sempre produtos de excelência.