5 gadgets de vinhos que você precisa ter


5 gadgets de vinhos que você precisa ter

Adegas climatizadas, resfriadores, decanter, saca-rolhas elétrico: diversos são os acessórios disponíveis para os enófilos. A variedade é tanta que é fácil ficar na dúvida sobre quais são necessários e para que eles servem. A verdade é que todos esses aparelhos têm uma função, e contar com eles (pelo menos alguns) pode facilitar sua experiência com a bebida de Baco. Ficou interessado? Então, conheça agora 5 gadgets de vinhos que você precisa ter em casa!

1. Saca-rolhas

Com certeza, você sabe para que serve esse utensílio. Mas há uma infinidade de modelos, e você pode se adaptar mais com um do que com outro. Confira as opções mais comuns:

Saca-rolhas de sommelier

Parecido com o tradicional, ele tem uma pequena faca para cortar o lacre na boca da garrafa e uma espiral para inserir na rolha. A vantagem é que o saca-rolhas de sommelier tem dois suportes em forma de alavanca, que auxiliam na remoção da rolha.

Borboleta

Simples de usar, basta inserir a espiral na rolha. Esse processo faz com que os braços do utensílio subam. Para extrair a cortiça, basta mover os dois braços para baixo ao mesmo tempo.

Elétrico

Melhor opção para quem não quer fazer nenhum esforço. Basta encaixar o saca-rolhas na garrafa e apertar um botão que ele faz tudo sozinho.

Pinça

Possivelmente o mais complicado de usar, pois requer técnica para introduzir as duas hastes na lateral da rolha. É o modelo mais recomendado para vinhos antigos, cujos vedantes podem esfarelar se retirados com saca-rolhas tradicional.

Pressão

Sem espiral, esse saca-rolhas usa a pressão do ar para abrir o vinho. Por meio de uma agulha usada para furar o vedante, o ar é introduzido e cria uma pressão, expulsando a rolha.

Dica: Decanter: como e quando utilizá-lo?

2. Decanter

Não se engane: o decanter não é uma peça dispensável usada apenas por exibicionistas. Esse aparelho tem duas funções distintas, mas primordiais para o bom serviço do vinho:

Aeração

Esse gadget de vinho pode exercer a função de aerador, normalmente exercida quando a bebida ainda é jovem e precisa de bastante oxigênio para evoluir e liberar todos os seus aromas.

Decantação 

Por outro lado, se você tem um vinho de guarda que já está no auge da evolução, é possível que ele apresente alguns sedimentos, principalmente bitartarato de potássio. Nesses casos, usa-se o decanter para separar o líquido dos resíduos sólidos. 

3. Adega climatizada 

Armazenar a bebida de Baco requer alguns cuidados, pois a variação de luz e temperatura pode comprometer sua qualidade. Então, por que não investir em uma adega climatizada? Há diversos modelos que cabem em todos os bolsos. A vantagem é que seus vinhos estarão guardados longe dos raios ultravioletas e com o termômetro no número ideal.

4. Resfriadores

Se a adega armazena as garrafas na temperatura ideal, o resfriador vai deixá-las na correta temperatura de serviço. Afinal, cada rótulo tem uma recomendação específica para o termômetro. A vantagem de ter esses dois gadgets de vinhos é que você pode guardar brancos, tintos e espumantes na adega e, ao abri-los, colocá-los no resfriador e acertar a indicação para servir.

Clique no banner abaixo e confira os vinhos da Famiglia Valduga!
Adquira os vinhos da Famiglia

5. Conservadores

Você abriu uma garrafa, mas não vai consumi-la até o final. Já pensou em ter um conservador de vinhos, para que o rótulo aberto permaneça sadio por mais tempo? Essa é a função desse apetrecho. Diversos são os modelos, e boa parte é usada por restaurantes que comercializam taças de vinho. Para ter em casa, a bomba de vácuo é prática, acessível e ajuda a conservar a bebida de um dia para o outro.

Com esses 5 gadgets de vinhos ao alcance da mão, você vai desfrutar da bebida de Baco da melhor maneira possível. Quando utilizados corretamente, eles facilitam o serviço, o manuseio e a degustação dos seus rótulos favoritos. Portanto, considere apostar em algum (ou vários) desses apetrechos!

Gostou deste post? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão as novidades do mundo do vinho!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!