Effervescents Du Monde: o maior concurso de espumantes do mundo


Effervescents Du Monde: o maior concurso de espumantes do mundo

Se você escolhe suas garrafas de vinho com atenção, com certeza já viu por aí safras ou produtores que foram premiados em concursos nacionais ou internacionais, não é? Por acaso você ficou imaginando como funcionam as competições que selecionam os melhores rótulos do planeta?

Pois no post de hoje vamos saciar um pouquinho da sua curiosidade contando para você tudo sobre o maior evento de degustação de espumantes do mundo, o Effervescents Du Monde.

Acompanhe-nos e fique por dentro do que acontece nos bastidores dessa premiação importantíssima do universo enológico!

Saiba o que é o Effervescents Du Monde

O concurso cujo nome quer dizer “espumantes do mundo”, em português, acontece anualmente na França — onde mais? — e chega à sua 15ª edição em 2017. Ele é organizado pelo Lycée Le Castel, uma escola tradicional de gastronomia e hotelaria da cidade de Dijon, na região da Borgonha.

Com foco em princípios como a qualidade, a diversidade e o rigor metodológico, o objetivo da competição vai muito além de fornecer a consumidores como você e eu uma listinha dos melhores espumantes do mundo.

Dica: Ponto Nero conquista medalha de ouro em premiação francesa

Na verdade, o que eles visam é, principalmente, a valorização dos esforços feitos por produtores de todo o globo, incentivando a pesquisa científica em vinicultura e a difusão do conhecimento sobre espumantes.

Destacar a riqueza e a diversidade de garrafas de todos os países participantes também faz parte das ambições do concurso, que geralmente conta com uma variedade bem diversificada de produtores entre os candidatos.

Entenda como os espumantes são avaliados

Para garantir a confiabilidade de suas premiações, cumprindo com os objetivos mais amplos propostos pela organização, o concurso vai muito além do que se pode imaginar. Isso significa que não é uma festa em que qualquer um se inscreve para passar o dia provando espumantes e registrando opiniões aleatórias em uma folhinha de papel.

Longe disso: o Effervescents Du Monde utiliza métodos bastante rígidos ao longo do evento. Os membros do júri, por exemplo, são selecionados com extremo cuidado e precisam passar por uma reavaliação a cada ano se quiserem continuar fazendo parte da banca.

Passar no processo de seleção não é moleza. A comissão do Lycée Le Castel leva em conta desde informações básicas — como o histórico acadêmico e profissional dos candidatos e suas experiências anteriores —  até dados avançados, como o perfil sensorial individual e o tipo de treinamento em degustação que os possíveis jurados receberam.

Durante o evento, é seguido o padrão de qualidade ISO 9002, para competições internacionais de vinhos, assim como os critérios mundialmente aceitos para a pontuação das bebidas. Como se não bastasse, o concurso ainda:

  • considera tanto aspectos visuais (a espuma) quanto táteis (as bolhinhas — ou perlage) dos espumantes;

  • limita o número de espumantes degustados pelos jurados para garantir sua precisão em cada uma das avaliações;

  • busca as condições ideais de degustação (a velocidade com que cada prova acontece é regulada e são tomadas providências para atingir o máximo de isolamento sensorial, de modo que nada afete a percepção dos jurados);

  • processa os resultados digitalmente — eles são protegidos por vários mecanismos de segurança.

Dica: Espumante: o que é perlage?

Resumindo: a qualidade dos espumantes provados no Effervescents e a fidelidade de seus resultados são coisas levadas extremamente a sério pelos organizadores. É justamente por esse motivo que o parecer obtido por eles é considerado confiável, digno de ser endossado e acompanhado por profissionais e amantes da enologia nos cinco continentes.

Conheça os critérios para participar

Produtores de todas as regiões que quiserem entrar na competição e ter a chance de aparecer com seus espumantes entre os melhores do mundo precisam enviar suas amostras com mais ou menos um mês de antecedência para a escola Le Castel.

Além de mandar pelo correio 6 garrafas de 750 ml de cada vinho que competirá, os produtores devem incluir no pacote uma ficha técnica com os seguintes dados:

  • método de fermentação usado;

  • a região de origem;

  • a idade da safra;

  • o tamanho e a densidade da plantação;

  • a época de colheita;

  • o tipo de maturação.

CASA VALDUGA MARIA VALDUGA BRUT VINTAGE CASA VALDUGA 130 ESPUMANTE BRUT NS GRAN EXTRA BRUT 

Clique nas imagens acima e veja mais detalhes dos espumentes Casa Valduga!

A próxima exigência é um boletim de análise do lote das garrafas enviadas, a ser elaborado na hora do engarrafamento e contendo informações como:

  • o teor alcoólico do espumante;

  • o pH da bebida;

  • sua acidez;

  • a quantidade de açúcares;

  • a quantidade de sulfitos, entre outros.

Depois disso, é só pagar a taxa de inscrição e ficar na expectativa até o dia do evento, que normalmente acontece em novembro.

Dica: Qual o papel do teor alcoólico presente no vinho?

Veja os rótulos top 10 de 2016

No site do Effervescents Du Monde você pode conferir todos os resultados das competições realizadas desde 2003. No ano passado, foram mais de 500 espumantes degustados por cerca de 100 jurados, contando com a participação de produtores de 24 países.

Dentre todas as amostras avaliadas, apenas 34 rótulos foram premiados com medalha de ouro, enquanto 145 chegaram à medalha de prata.

Os campeões, nas 10 primeiras posições do ranking foram:

  1. O Crémant d'Alsace Bestheim Grand Prestige, um espumante rosé de 2014, produzido pela Bestheim, da França.

  2. O Champagne d'Armanville Brut, da francesa Chassenay d'Arce.

  3. O Crémant de Bourgogne Veuve Ambal Grande Réserve Brut, feito pela vinícola francesa Veuve Ambal.

  4. Um espumante português, o Alentejo Doc Cartuxa Evora Reserva Bruto, de 2010, da Fundação Eugénio de Almeida.

  5. Mais um Champagne, o Pierre Moncuit Vieilles Vignes Nicole Moncuit Brut, numa safra bem envelhecida, de 2005, assinado pela Champagne Pierre Moncuit.

  6. Outro francês, o Crémant de Bourgogne Levert Frères Blanc de Noir Brut, safra de 2014, da Compagnie Vinicole de Bourgogne.

  7. O rosé italiano Radegonda Spumante Rosato Brut, de 2015, da vinícola Terre di San Venanzio Fortunato.

  8. Mais um francês, o Champagne Bardoux Père et Fils Blanc de Blancs Brut (Premier Cru), de 2010, produzido pela Champagne Bardoux Père et Fils.

  9. O espanhol Valencia Do Estrella de Murviedro Frizzante, da Bodegas Murviedro.

  10. O brasileiro (isso mesmo!), o Ponto Nero Blanc de Blancs Brut, da Domno do Brasil.

PONTO NERO BLANC DE BLANCS BRUT GOLDEN CONCEPTUAL EDITION 

Clique na imagem acima e adquira o espumante brasileiro que está entre os 10 melhores rótulos do mundo!

E então, gostou de conhecer um pouquinho sobre como acontece o maior concurso de espumantes do planeta? Continue de olho no nosso blog para ficar por dentro de outros tipos de premiações enológicas e assine nossa newsletter aqui embaixo para não perder mais nenhum post!

Clique no banner abaixo e conheça todos os produtos disponíveis no e-commerce da Famiglia!

Conheça todos os produtos disponíveis no e-commerce da Famiglia!




Por
04/07/2017


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!