Curiosidades

A Itália é um país de muitas tradições. Cercado por uma densa história repleta de perdas e conquistas, o povo italiano é bastante apegado a suas raízes. Por conta disso, essa nação é conhecida mundialmente por sua excelência na gastronomia, arte, arquitetura e vários outros âmbitos. O mesmo vale, é claro, para os vinhos italianos.

Ainda que seja muito comum associarmos os vinhos aos franceses — que, sem dúvidas, também se destacam muito nessa produção —, a Itália é o principal produtor da bebida no mundo, à frente de todas as outras nações. Não é para a menos: todas as regiões do país têm o clima e solo perfeitos para garantir a colheita de incríveis uvas.

Pensando nisso, preparamos um artigo que mostrará para você os principais aspectos dos vinhos italianos. Falaremos, ao longo de nossa conversa, sobre as suas características, regiões produtoras, tipos de classificação e muito mais. Tudo pronto? Então, boa leitura!

Continuar lendo

É impossível falar sobre alguns tipos de alimento e não pensar em tradição no consumo e na fabricação. O vinho é um ótimo exemplo disso. Os chás também podem ser citados. Mas, afinal, você já parou para pensar na importância de um azeite bom para muitas pessoas?

Em algumas nações, como Brasil, Portugal, Chile, Itália e França, o azeite é um item indispensável na cozinha. Ele participa tanto da preparação real de pratos variados quanto da sua finalização, dando aquele toque especial que só a alta gastronomia pode proporcionar.

No Brasil, a sua utilização vem crescendo cada vez mais. Por isso, saber escolher um azeite bom para os seus preparos culinários — e até para a finalização daquela saladinha tão saudável — é algo fundamental. Confira, então, dicas importantes para lidar com essa questão. Boa leitura!

Continuar lendo

Depois de tantos anos, já não sabe mais o que dar de presente de dia das mães? A verdade é que é preciso inovar para continuar agradando aquela que nos criou, que sempre esteve ao nosso lado e que nos ama incondicionalmente. 

Por isso, para ajudá-lo na missão de comprar aquele presente incrível de dia das mães, preparamos uma lista com 4 opções inovadoras, que vão surpreender qualquer tipo de mãe. Acompanhe para ter ideias! 

Continuar lendo

Mesmo que você não seja um especialista em enologia, provavelmente já escutou por aí que não se deve consumir um vinho imediatamente após abri-lo. Antes é preciso expor a bebida ao ar, processo que se convencionou chamar de "respiração do vinho".

Mas o que é esse processo e como ele atua em um vinho? Todos os vinhos precisam "respirar" antes de serem consumidos? Como fazer um vinho "respirar" de maneira adequada?

Continuar lendo

Por ser uma bebida amplamente consumida em todo o mundo, não é de se estranhar que as pessoas desenvolvam teorias sobre o vinho que nem sempre condizem com a realidade. Por isso, esclarecemos alguns mitos sobre o vinho que todo apreciador precisa desmistificar.

Todos nós temos nossas vinícolas e estilo preferido, mas um bom enófilo não pode se deixar limitar por isso. Afinal, existe um universo de sabores desconhecidos que estão à sua espera.

Assim, quando for degustar sua taça na companhia de amigos, você pode esclarecer estas questões e demonstrar a todos que, além de bom gosto para a bebida, você também tem muito conhecimento sobre o assunto. Confira!

Continuar lendo

O cacau é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo, ainda que não seja em sua forma in natura. Fruto do cacaueiro, esse vegetal é responsável direto pela produção do chocolate, sendo a sua matéria-prima. Por conta de sua relevância econômica, cultural e gastronômica, temos o que chamamos de Dia do Cacau para comemorar a existência dessa iguaria. 

Rico em substâncias importantes e vitaminas essenciais, o cacau ajuda a trazer uma sensação de felicidade aos consumidores (pois é abundante em serotonina), diminui a sensação de cansaço, ajuda na concentração e pode até mesmo ser benéfico para a saúde do sistema cardiovascular.

Em meio a tantos benefícios e ao sabor maravilhoso dessa fruta e de seus derivados, nada mais justo do que comemorarmos o fato dela existir, certo? A seguir, conversaremos melhor sobre o Dia do Cacau, suas particularidades e como harmonizar vinhos com as delícias preparadas com essa fruta. Boa leitura!

Continuar lendo

O suco de uva é uma excelente opção para hidratar e manter o bom funcionamento do corpo. Além de ser uma bebida saborosa e que combina com qualquer época do ano, o suco integral da fruta oferece uma variedade de benefícios para a saúde. Entre os responsáveis por essas propriedades positivas estão os bioflavonoides, os taninos, diversas vitaminas, minerais e o resveratrol — substância presente na casca da uva que protege o alimento contra o ataque de fungos.

O suco integral de uva é um ótimo aliado da saúde em todas as fases da vida. Ao contrário dos produtos industrializados e vendidos em caixas, ele é elaborado utilizando a fruta inteira, incluindo casca e semente. Isso garante que todas as propriedades serão aproveitadas e estarão presentes no líquido. A bebida não contém álcool e pode ser consumida por crianças.

Entenda melhor a seguir quais são os principais benefícios do consumo regular do suco integral de uva.

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!