Curiosidades

Quer aprender mais sobre vinhos e ter oportunidades incríveis de conhecer vários tipos da bebida? Então, participar de uma confraria de vinho é uma ótima opção. Ela se trata de um grupo de pessoas que se reúnem para degustar os rótulos e trocar informações e experiência desse mundo tão fantástico.

Não conhece ninguém para formar esse tipo de irmandade com você? Não tem problema! Aposte nas confrarias online, que trazem muitos benefícios para quem é apaixonado por vinhos. Quer saber mais sobre elas? Então, continue a leitura, pois, neste post, contamos 8 vantagens de ser membro. Confira!

Continuar lendo

O mês de dezembro é sempre cheio de comemorações, e a virada do ano é uma das mais esperadas. Seja por tradição ou superstição, essa época vem carregada de rituais de passagem e simbolismos. Para entrar no novo ano com o pé direito, as pessoas recorrem a várias tradições, como pular sete ondas, usar as cores da sorte e também apreciar um bom espumante na festa de Réveillon.

Neste post listamos alguns dos melhores espumantes para o réveillon. Continue a leitura e saiba qual é a melhor maneira de harmonizá-los na hora de servir.

Continuar lendo

Um país relativamente novo na tradição de viticultura, mas com uma produção de qualidade — não é à toa que a África do Sul está entre as 10 maiores regiões produtoras de vinho em todo o mundo, correspondendo a 4,5% da produção mundial. São, aproximadamente, 340 vinícolas e 4200 produtores, tornando esse mercado altamente importante para a economia do país.

O clima temperado, propício para o plantio de vinhedos, foi um dos aliados principais para aumentar o potencial desse país e despontá-lo como um dos maiores produtores de vinho do mundo. Também, fatores históricos favoráveis também trouxeram benefícios para esse fim.

Para você que é apaixonado por vinho, vamos trazer um pouco da essência dessa história de sucesso. Vamos apresentar também as principais uvas cultivadas na região e, para os interessados, indicaremos onde você poderá comprar o melhor da produção desse país.

Ao final deste guia completo, você terá se encantado ainda mais pelo vinho sul-africano! Então, aproveite a leitura e saiba mais sobre esse tema!

Continuar lendo

A viticultura é um estudo abrangente do cultivo das vinhas, compondo diversas curiosidades sobre vinhos e todo o seu processo. Por isso, reunimos algumas delas, abordando cada etapa.

Investir em conhecimento sobre a elaboração dos vinhos é uma prática comum e interessante para os enófilos. Entender como a qualidade da uva é afetada a partir das condições climáticas, do solo, do manejo e dos sistemas de condução, aumenta a percepção visual, intelectual e gustativa.

A seguir, veremos quais são as curiosidades sobre vinhos e viticultura. Assim, você poderá compartilhar com os amigos enquanto degustam uma bebida de qualidade, além de conhecer melhor o processo desde o cultivo até a elaboração. Tenha uma ótima leitura!

Continuar lendo

Quem está despertando o interesse em conhecer a fundo o universo de uma das bebidas mais apreciadas no mundo todo sempre tem muitas dúvidas. Por isso, nada é melhor que buscar informações sobre vinho para iniciantes.

O desafio pode ser grande, mas a evolução do conhecimento e do paladar vem com tempo e estudo. Para ajudá-lo nessa missão, trouxemos algumas dicas que colaborarão para o seu aprendizado, fazendo com que você possa transformar as suas degustações de vinhos em experiências incríveis. Ficou curioso? Continue a leitura e confira!

Continuar lendo

No início do século XVI, os primeiros exemplares da uva Vitis vinifera chegaram na Argentina junto dos seus colonizadores. Porém, só em 1551 o cultivo se espalhou por toda a região. O solo e as condições climáticas ao redor dos Andes favoreceram a agricultura dos vinhedos e, atualmente, os vinhos argentinos são apreciados em todo o mundo.

No noroeste da Argentina, a região de Cafayate apresenta tradição e uma excelente reputação no mundo da viticultura. A pequena cidade está localizada na província de Salta e é famosa pelos vinhedos mais elevados do mundo, com mais de 1.500 metros de altitude. 

As condições ambientais da região fazem com que a produtividade das videiras seja baixa, o que gera pouca quantidade de uvas, mas com excelente qualidade. As principais castas produzidas são Cabernet Sauvignon, Syrah, Malbec e Torrontés. Continue a leitura e saiba mais sobre os vinhos argentinos de Cafayate!

Continuar lendo

Há alguns anos cientistas relacionam vinho e saúde. A bebida, que antes era degustada apenas com a intenção de sentir o prazer de seus sabores e aromas, agora também é consumida para trazer inúmeros benefícios ao organismo. Aliás, você sabe exatamente quais são?

O que se fala, genericamente, é que uma taça de vinho tinto por dia faz bem para o coração, e isso é verdade. Porém, existem muito mais vantagens no consumo regular dessa bebida. Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura, pois, neste guia completo, contamos tudo o que você precisa saber. Confira!

Continuar lendo

Poucas coisas são tão boas como vinhos. Filmes são bons exemplos! Agora, dificilmente existirá combinação tão perfeita como filmes sobre vinhos. Um par ideal que deixa qualquer produção cinematográfica elegante e refinada e faz os nossos momentos de lazer serem muito mais agradáveis.

Se você gosta de vinhos e filmes e, principalmente, dos dois ao mesmo tempo, vai adorar esta seleção de 26 filmes que souberam fazer um casamento incrível entre a bebida divina e a sétima arte.

Continuar lendo

Não existe nada melhor do que chegar em casa após um dia de trabalho e assistir à televisão enquanto degusta uma boa taça de vinho, certo? A combinação pode ficar ainda melhor quando escolhemos boas séries sobre vinhos.

Pensando na perfeita combinação entre séries e vinhos, preparamos este artigo para você aproveitar o momento em grande estilo. Boa leitura.

Continuar lendo

Nada se compara a uma degustação quando o objetivo é reconhecer as castas, as texturas e os aromas — o desenvolvimento de memória sensorial se destaca entre os apaixonados pelas bebidas fermentadas a partir da uva. Porém, você já pensou que ouvir podcasts sobre vinhos pode lapidar seu conhecimento?

Além de aprender técnicas, curiosidades e histórias relacionadas à cultura do vinho, você pode tornar a rotina mais leve e interessante ao se entreter com áudios dedicados a um tema tão prazeroso.

Continue a leitura e conheça 4 podcasts, entre opções nacionais e internacionais, que vão lhe ajudar a desbravar o assunto e ter boas dicas para compartilhar com os amigos.

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!