Vinhos

O processo de vinificação consiste na transformação do suco das uvas em vinho. Antes de estar disponível para o consumo, o "líquido dos Deuses" passa por diversas etapas para que de fato seja denominado vinho e de maneira geral, todos os momentos são importantes e modificam fortemente as características finais da bebida.

A vinificação é um trabalho milenar que tem se aperfeiçoado ao longo do tempo, principalmente nos últimos 100 anos. Continue a leitura a seguir e conheça os passos básicos do processo de vinificação. Acompanhe!

Continuar lendo

Escolher os melhores vinhos para cada situação pode ser um desafio, mesmo para enófilos experientes. Afinal, são tantas castas, tantos terroirs diferentes, uma infinidade de aromas, texturas e sabores a nossa escolha.

Para ajudar você a sempre escolher os melhores vinhos, seja para um jantar ou para apenas degustá-los, nós preparamos este guia com tudo o que você precisa saber ao levar um rótulo para casa. 

Continuar lendo

Embora o consumo de vinho seja bastante associado ao inverno, à versatilidade da bebida permite que ela também seja degustada em outras estações do ano. Um bom exemplo é o vinho frisante, uma excelente opção para desfrutar em dias com clima quente.

Essa bebida leve, com uma pequena carbonatação, pode ser apreciada em brunches, almoços ao ar livre e pode ser o complemento ideal para seu momento de descontração entre amigos. Saiba mais sobre essa variedade logo abaixo.

Continuar lendo

Com o dia dos pais se aproximando, não poderíamos deixar de sugerir alguns dos melhores rótulos do mercado — e, claro, pensados especialmente para cada perfil de pai. As opções satisfazem desde os mais tradicionais e conservadores até os mais tranquilos e caseiros, passando pelos modernos e empreendedores.

Para tanto, preparamos uma seleção dos tipos de vinho que serão escolhas certeiras. Quer descobrir qual é a garrafa mais adequada de acordo com o perfil do seu pai? Leia este artigo até o final!

Continuar lendo

Fundamental para todos os estilos de vinho, a acidez é um dos elementos mais importantes da bebida. É ela que dará frescor e vivacidade, além de auxiliar na harmonização com diversos pratos e servir como um dos principais conservantes naturais do vinho. E os principais compostos responsáveis por dar essa característica ao vinho são três ácidos encontrados naturalmente nas uvas: o tartárico, o málico e o cítrico.

Se você ainda não ouviu falar desse componente, não perca este post, pois vamos explicar todos os detalhes que você precisa conhecer!

Continuar lendo

Se tornar um enófilo pode parecer uma tarefa um pouco complicada. São diversas terminologias e conceitos que fazem parte do mundo da enologia e que você precisa conhecer se é um amante da bebida. Sommelier, terroir, gran reserva, cuvée e outros são termos que em um primeiro momento assustam, mas cujos conceitos não são tão difíceis assim.

Se você quer saber mais, continue acompanhando esse post!

Continuar lendo

O universo da enologia é repleto de termos bastante particulares. Às vezes, nem o enófilo mais estudioso consegue dar conta de todos eles. Um desses termos trata das denominações de origem, que apesar de ser uma nomenclatura bastante comum no mundo dos vinhos, muitas pessoas não sabem do que se trata.

Neste texto nós vamos te explicar o que são as denominações de origem, como elas foram criadas e qual sua influência na qualidade dos vinhos. Se você tem interesse em saber mais, continue acompanhando!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!