Vinhos e alimentos vegetarianos: é possível harmonizar?


Vinhos e alimentos vegetarianos: é possível harmonizar?

Existe uma noção equivocada sobre harmonização de vinhos que impede muitas pessoas de consumirem a bebida com frequência. É o mito de que vinhos e alimentos vegetarianos não podem ser harmonizados. O fato por trás dessa história é o hábito de combinar os vinhos com as carnes dos pratos.

A verdade é que a escolha pela bebida perfeita é feita a partir do sabor prevalente do prato. O que comumente é a carne. Mas, se isso fosse verdade, como os vegetarianos poderia apreciar vinhos?

Para ajudar a derrubar esse mito e provar que a harmonização com alimentos vegetarianos é possível, preparamos um artigo completo. Continue por aqui e aprenda!

Dica: Guia de compra de vinhos: como não errar na escolha?

Preparo dos alimentos vegetarianos com vinho

O primeiro passo para desmistificar a harmonização de vinhos com alimentos vegetarianos é derrubar a ideia que essas bebidas devem ser apreciadas apenas no momento da refeição. Elas também são ingredientes de preparo e têm um grande poder de transformar o sabor dos pratos.

Um exemplo clássico é a necessidade de usarmos uma ou mais taças de vinho ao preparar um risoto. Ele não apenas equilibra o sabor de todos os outros ingredientes, mas também dá textura e aroma à receita. Nesse caso, considere os tintos intensos e com a quantidade perfeita de amargor.

Harmonização de vinhos com queijos

O segredo para harmonizar vinhos com queijos está basicamente na relação entre o sabor do queijo e o quão pronunciada é a bebida. Por exemplo, queijos fortes e maturados — como o Gruyère, o Mont d'Or e o Parmesão — funcionam bem com tintos encorpados e com bastante personalidade, como o Cabernet Sauvignon e o Syrah.

Um encontro perfeito entre queijo e um bom vinho branco é a combinação do queijo de cabra fresco com os Chardonnay. Além disso, esse tipo de queijo também pode ser harmonizado com um Sauvignon Blanc ou Pinot Grigio. Especificamente, essas duas últimas uvas serão escolhas certeiras, se acompanhadas de queijos salinos, como o fetta.

VILLA-LOBOS CABERNET SAUVIGNON QUINTA SÃO JOÃO BATISTA RESERVA SYRAH LEOPOLDINA TERROIR CHARDONNAY 375ML ANTOINE MOUEIX AOC BORDEAUX BLANC ARGENTO PINOT GRIGIO  

Clique nas imagens acima e confira os detalhes dos produtos!

Tempero com ervas frescas ou não

A simples menção da harmonização de vinhos com ervas frescas já pode assustar algumas pessoas. Entretanto, a verdade é que são diversos os rótulos que oferecem perfeitas combinações com elas. O segredo é evitar os taninos. Por isso, procure opções de Merlot, Malbec, Chardonnay e Pinot Noir.

Por outro lado, os vinhos podem ser usados no preparo dos pratos. Nesse caso, também é importante evitar os taninos, uma vez que eles podem ofuscar os sabores da receita. Além dos já mencionados Merlot e Malbec, adicione à lista os Syrah e o Carménère.

Dica: O que são os taninos e por que eles são tão importantes?

Combinação com aspargos, cítricos ou ovos

Ainda mais aterrorizante que a harmonização com ervas é aquela feita com aspargos, alimentos cítricos ou até ovos. A verdade é que o equilíbrio aqui é fundamental.

Para os ovos, assim como para os cítricos, é importante levar em consideração o modo de preparo e os temperos usados. Isso porque eles são alimentos dominantes, que deixam pouco espaço para os vinhos.

A resposta para essa harmonização é encontrar o equilíbrio. Quando o preparo deixa o sabor dos ovos, limão e aspargos muito pronunciados, prefira outras bebidas. Porém, se eles forem sutis, vale apostar nos outros paladares do prato para escolher o vinho perfeito.

A harmonização entre vinhos e alimentos vegetarianos é possível. Desde os brancos mais suaves, até os tintos encorpados. O segredo para isso é entender qual o sabor mais pronunciado entre todos os ingredientes do prato e, a partir disso, pensar na bebida ideal.

Clique no banner abaixo e conheça todos os produtos do e-commerce da Famiglia!

Conheça todos os produtos da Famiglia

Se você gostou desse texto e quer saber mais sobre vinhoscurta a nossa página no Facebook. Garantimos conteúdo original e em primeira mão para você!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!