Você já deve ter realizado harmonizações de pratos com seus rótulos preferidos, não é? E posso dizer que a harmonização foi com um prato salgado. Acertei? Então, e se eu disser a você que há a possibilidade de realizar harmonizações incríveis entre vinho e chocolates?
Por mais que a dupla tenha suas divergências, existe a possibilidade de harmonizar vinho e chocolate para agradar todos os paladares. Para você conhecer um pouco mais sobre essa dupla, separamos alguns cuidados para que você tenha na hora de tentar realizar esta harmonização romântica.
Como combinar o vinho e o chocolate?
Antes de tudo, deve-se saber qual chocolate será servido na intenção de harmonizar. Chocolate amargo, ao leite, branco, recheio de frutas, nozes, castanhas, etc. Um ponto muito importante é saber a região de onde vem o chocolate, tendo em vista que no Brasil o chocolate ao leite leva em média 25% de cacau e na Europa a lei exige pelo menos 35% de cacau. O que acaba variando bastante a relação do sabor.
Tenha início com um chocolate mais amargo
A maior dificuldade na combinação de vinho e chocolate meio amargo é referente a presença marcante do açúcar e a gordura do chocolate. A combinação envolve as papilas gustativas assim dificultando a percepção dos outros sabores.
O preferível é começar com chocolates que possuam 50% a 70% de cacau. Nestes casos, o ideal é o acompanhamento de um vinho seco para que os taninos de ambos (cacau também possui taninos) se complementem.
O ideal são vinhos encorpados, aromáticos, teor alto de álcool. Como o foco é o chocolate com maior concentração de cacau, damos como sugestão nosso Vinho Tinto Seco Terroir Cabernet Sauvignon pelo vinho ter passagem em barricas de carvalho, com paladar amadeirado, deixará a combinação especial.
Seguindo para o chocolate ao leite
O chocolate ao leite tem por característica ser doce e gorduroso, devido à baixa concentração de cacau e alta de açúcar e em nossos produtos Brasileiros, a gordura vegetal também acompanha. Desta maneira acaba que a combinação fica mais complicada para agradar ao paladar.
Para que fique equilibrado o sabor do chocolate ao leite que destaca sua doçura, o ideal é o acompanhamento de um vinho tinto leve, frutado e com baixo teor alcoólico, como por exemplo nosso Vinho Tinto Seco Origem Merlot. Mostra-se vivo ao olfato, com predominância de frutas vermelhas e negras como framboesa e ameixa. Um aroma fino e elegante.
Com este tipo de chocolate vale você testar seu paladar e verificar o qual se adapta melhor, pois, ele pode ser muito relativo de pessoa para pessoa.
Combinação com chocolate branco
O chocolate branco é doce e macio devido ao açúcar, manteiga de cacau e leite que estão presente na composição. Diferente dos outros tipos de chocolate a harmonização ideal para este produto requer um vinho/espumante doce também, para assim equilibrar o sabor do chocolate, bem como a acidez e limpar o paladar engordurado presente.
O ideal é realizar a harmonização com um Moscatel da variedade Moscato Giallo. Fica a pergunta: A combinação não irá ficar doce demais? De forma alguma, um complementa o sabor do outro e assim teremos uma combinação excelente.
Chocolate zero açúcar? Tem combinação?
Para você que tem preferência por chocolates zero açúcar devido a sua rotina, saiba que tem sim como realizar uma harmonização juntamente com eles. O ideal para este tipo de chocolate é apostar em espumantes Brut, Extra Brut ou Nature devido à baixa concentração de açúcar que ambos possuem, acredito que você harmonizando com nosso espumante 130 Brut tradicional você possuirá uma experiência única e ideal para o momento.
E aí, gostou do conteúdo envolvendo chocolates e o mundo do vinho? Parece complicado realizar a combinação ideal até realizarmos a mesma. A combinação perfeita entre vinho e chocolate existe sim e é aquela que você mais gostar!
Cada paladar é único e os resultados podem ser diferentes para cada um. Não tenha medo de arriscar novas técnicas, ouse e aventure-se até encontrar algo que lhe surpreenda. Mas não se esqueça: vinho e chocolate podem harmonizar perfeitamente!