Como remover manchas de vinho facilmente?


Como remover manchas de vinho facilmente?

Embora existam regras de etiqueta para evitar alguns desencontros e pequenos desastres, devemos estar sempre preparados para imprevistos. Por esse motivo, nós daremos algumas dicas de como remover manchas de vinho que caem das taças e atingem os tecidos da sua casa.

As “vítimas” mais recorrentes são as roupas brancas, as toalhas de mesa e os guardanapos de pano. Entretanto, mais do que ao tecido, você precisa estar atento ao tipo de vinho e à rapidez para efetuar a remoção. Confira!

Seja rápido

Limpar a mancha quando ela ainda estiver recente vai tornar sua tarefa menos trabalhosa. Para isso, basta remover, inicialmente, o excesso de vinho com um papel toalha e depois lavar a peça com um pouco de água quente e sabão. A temperatura vai ajudar a diluir a mancha com maior rapidez.

Dica: 3 melhores tipos de vinhos para servir na ceia de Natal

Sal para as emergências

Caso você não possa retirar a toalha de mesa no momento do acidente, por exemplo, coloque uma espessa camada de sal. Isso vai evitar que a mancha se espalhe, pois o sal é capaz de absorver parte do vinho presente no tecido, reduzindo o trabalho posterior.

Cada vinho, um caso

Os vinhos têm diferentes composições químicas e, portanto, produzem diferentes reações com os tecidos. Repare que os mais suaves são mais fáceis de serem removidos, enquanto os mais encorpados costumam dar mais trabalho.

Para a nossa sorte, existem algumas técnicas caseiras que podem funcionar na hora do desespero.

Clique no banner abaixo e adquira o seu vinho favorito da Famiglia Valduga!

Adquira os vinhos da Famiglia!

Água oxigenada e sabão

O poder oxidante da água oxigenada somado à ação desengordurante do sabão (ou detergente) resulta em uma ótima combinação para a retirada de manchas de vinho tinto. Misture os dois produtos em uma mesma proporção e dilua em um pouco de água.

Depois, com uma esponja limpa, passe um pouco da solução sobre a mancha e deixe agir. Repita a operação quantas vezes forem necessárias e, após isso, lave a roupa normalmente.

Mas atenção: caso a roupa seja colorida, não aplique a água oxigenada. Isso pode manchar o tecido de uma vez por todas!

Vinho branco e bicarbonato de sódio

Por incrível que pareça, o vinho branco pode ser um aliado contra as manchas de vinho tinto. Isso porque ele vai ajudar a diluí-la, mesmo que esteja seca.

Coloque um pouco de vinho branco sobre a região atingida. Em seguida, acrescente bicarbonato de sódio, umedeça com água e deixe reagir por algumas horas. Depois, é só lavar a peça normalmente.

Dica: Tudo sobre vinhos: conheça os tipos de rolhas e seus efeitos

Cuidado: vinho branco também pode manchar

Nós sempre estamos com medo das gotas de vinho tinto e nos esquecemos de que o vinho branco também pode manchar. Entretanto, estas podem ser removidas imediatamente com um pano molhado ou com um pouco de água com gás.

Nesse caso, você pode utilizar também o sabão com a água oxigenada, caso a mancha esteja seca há muito tempo.

Agora você sabe que, definitivamente, é possível remover as manchas de vinho dos tecidos! Esteja sempre atento às regras de etiqueta para que essas situações indesejadas não aconteçam.

Conhece alguma outra técnica para remover manchas de vinho? Compartilhe conosco nos comentários!

Clique no banner abaixo e conheça todos os produtos da Famiglia!

Conheça todos os produtos da Famiglia!




Por
18/08/2017

A visão vanguardista, o design elegante, a alta tecnologia aplicada e,acima de tudo,os valores da família marcam a construção desta empresa. O esforço contínuo é um dos maiores orgulhos da família, que hoje consolida a Casa Valduga como a marca líder no segmento de vinhos e espumantes de luxo.

Oferecerecendo ao consumidor, vinhos, espumantes e serviços de alta qualidade, desenvolvendo oportunidades de negócios, proporcionando prestígio e experiências inovadoras, em um ambiente familiar e com sustentabilidade.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!