Que atire a primeira pedra quem nunca organizou uma festa de final de ano e, no final, percebeu que ainda havia bebida suficiente para fazer um outro evento.
Na hora de comprar as bebidas, é comum as pessoas exagerarem na quantidade por medo de não ter o suficiente. E, vamos combinar, mesmo que seja possível guardar para outra ocasião, ninguém quer gastar mais do que o necessário para garantir uma festa inesquecível para os seus convidados, não é?
Para te ajudar no cálculo de bebidas para sua festa de final de ano, elaboramos esse post com algumas dicas com o que deve ser ser considerado para que não falte nem sobre bebida. Vamos lá?
O perfil dos convidados
A primeira coisa que você deve levar em conta na hora de realizar o cálculo da quantidade de bebidas é o perfil dos seus convidados. Eles preferem vinho? Cerveja? Todos os convidados bebem bebidas alcoólicas? Este é um dos fatores mais importantes na hora de definir quais tipos de bebidas devem ser escolhidas.
O cardápio da festa de final de ano
Uma boa festa não é feita apenas de bebidas, não é mesmo? Ao elaborar o cardápio de bebidas, é imprescindível ter em mente quais serão os pratos servidos. Afinal, harmonia é a chave do sucesso. Normalmente, quanto mais opções forem oferecidas, maior será a chance de agradar a todos.
A quantidade de pessoas e a duração do evento
Existe uma relação média de quantidade de bebida por pessoa que pode servir como guia na hora das compras, mas ela é afetada diretamente pela duração do evento. Normalmente os eventos têm duração aproximada de 4 horas, e para efeito de exemplificação, utilizaremos um evento com esta duração como base.
Tenha em mente que a relação que vamos apresentar abaixo é uma média de consumo, que você pode e deve adaptar às especificidades da sua festa de fim de ano de acordo com os critérios que apresentamos acima.
Quantidade de bebida por pessoa
- 4 taças de espumante;
- 2 copos de água;
- 2 coquetéis de frutas;
- 3 copos de sucos;
- 4 copos de cervejas artesanais.
Quantidade de bebida a cada 5 pessoas
- 2 garrafas de vinho;
- 3 garrafas de cerveja artesanal;
- ½ garrafa de whisky.
Se a sua festa de final de ano tiver uma duração aproximada de 8 horas, por exemplo, basta que você duplique esses valores para fechar a sua conta.
As sugestões para a festa de final de ano
Em qualquer tipo de evento, o ideal é que você tenha em seu cardápio pelo menos um tipo de vinho tinto, um branco e um espumante. Para que você não fique perdido entre os milhares de rótulos existentes, seguem sugestões de cada um deles para serem servidos nessa ocasião:
- Casa Valduga Mundvs Chile Cabernet Sauvignon: complexo, equilibrado e de acidez moderada, esse vinho tinto é fácil de agradar ao paladar de diversos convidados e harmoniza muito bem com carnes vermelhas, queijos e massas de molhos condimentados.
- Casa Valduga Identidade Terroir Gewurztraminer: com acidez e álcool equilibrados, é um vinho branco frutado de corpo leve e refrescante, onde a intensidade da fruta é perceptível. Vai garantir a harmonização com frutos do mar, saladas, carnes brancas e pescados.
- Casa Valduga Arte Tradicional 12 Meses: de acidez moderada e notas frutadas, esse espumante refrescante é composto de 60% Chardonnay e 40% Pinot Noir. Apresenta perlage fino e persistente e um incomparável aroma de frutas tropicais e pão tostado.
- Cerveja Leopoldina Pilsner: do tipo pale lager é uma cerveja clara, de baixa fermentação, que se diferencia pelo equilíbrio entre o malte e lúpulo. A coloração dourada e a refrescância fazem dessa a mais pedida entre todas as cervejas. Apresenta aromas de notas florais e levemente maltadas. Por sua versatilidade harmoniza bem com diversos pratos.
Com uma carta abrangendo esses itens, é impossível não agradar até o mais exigente dos convidados!
Para fugir do tradicional, por que não apostar em um Clericot Tropical à base de vinho branco? Ou quem sabe no Black Velvet, drink muito fácil de fazer, bastando misturar 3/4 (75 ml) de taça do Arte Tradicional 12 meses com 1/4 (25 ml) de cerveja artesanal.
Servir drinks à base de vinhos não só reduzirá sua lista de compras como também ampliará seu cardápio. É uma situação ganha-ganha.
Seguindo estas dicas, planejar sua festa de final de ano vai se tornar uma atividade muito mais simples e menos dispendiosa. Se você gostou do nosso post e quer saber mais sobre o assunto, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook!