Decanter: como e quando utilizá-lo?


Decanter: como e quando utilizá-lo?

Quem gosta de vinhos com certeza já viu alguém servindo a bebida em um recipiente de vidro bem diferente de uma garrafa. Trata-se de um decanter, algo que a princípio pode parecer apenas um jarro que concede um jeito charmoso de servir o vinho, mas que na verdade possui algumas funções bem interessantes.

O recipiente é utilizado desde a antiguidade, e muitos especialistas afirmam que ele tem papel fundamental para aflorar as melhores características do sabor e aroma dos vinhos.

Provavelmente você deve estar se perguntado quando e como usar corretamente o decanter, e é isso que vamos explicar neste post. Confira agora como usá-lo corretamente!

Para que serve o decanter?

decanter foi criado para otimizar a experiência de degustação do vinho. Ele pode ser feito em diversas formas e materiais, porém, seu modelo tradicional  apresenta uma base bem espaçosa e é feito de vidro. Suas duas principais funções são: auxiliar na decantação dos pequenos sedimentos que ficam depositados no fundo das garrafas e facilitar a oxigenação do vinho.

Hoje em dia, a maioria dos vinhos passam por processos de filtragem e clareamento, mas é comum encontrar sedimentos em vinhos mais antigos. O uso do decanter ajuda a separar esses sedimentos, fazendo com que o vinho seja servido sem a interferência das impurezas.

Já em relação à oxigenação da bebida, a estrutura da peça permite que o vinho “respire”, um fator importante para realçar seus aromas e o paladar. Os sabor e o bouquet do vinho se ampliam e desenvolvem com o decanter, por isso a peça é tão utilizada por especialistas.

Dica: Decanter: como conservá-lo em casa?

Quando usar?

A decantação normalmente é feita nos vinhos tintos, pois o processo contribui de forma positiva ao paladar. Lembre-se: não são apenas os vinhos envelhecidos que podem se beneficiar do uso do decanter. Vinhos jovens com poder de guarda também podem ser depositados para realizar a abertura de aromas e garantir uma apreciação ainda mais intensa.

 Alguns especialistas defendem que absolutamente todos os fermentados podem passar pelo decantador e assim obter algum ganho na hora da degustação, porém não existe nenhuma regra absoluta para a decantação.

Como usar?

O processo de decantação varia de acordo com o vinho, ou seja, depende se é uma bebida envelhecida ou um exemplar jovem. No caso de um vinho mais novo, que são mais ácidos, a decantação acelera o processo de maturação. A exposição ao oxigênio faz com que a bebida “se abra”, suavizando a sensação dos taninos no nosso paladar.

Em um caso como esse, é aconselhável usar um decanter de forma plana, base larga e orientação horizontal, obtendo assim o máximo de contato entre o vinho e o oxigênio

A decantação exige um pouco de tempo para os vinhos mais jovens, por isso, em um jantar, você pode optar por começar com vinhos mais leves ou até mesmo um espumante, enquanto o vinhos se abre para o prato principal. 

Já para a decantação de um vinho envelhecido é preciso colocar a garrafa em posição vertical dias antes de ser servido, assim, todos os resíduos irão ficar concentrados no fundo da garrafa. Você também pode deixar o vinho na horizontal até colocá-lo no decanter, dessa forma os resíduos não se misturam tanto e o processo de decantação é facilitado.  

Depois de aberta a garrafa, limpe o gargalo e passe o vinho para o decantador lentamente. Tome cuidado para que a bebida passe pelas paredes do decanter, não despeje goles diretamente no fundo do recipiente. É possível usar uma fonte de luz embaixo da garrafa para visualizar os resíduos, o que facilita ainda mais o despejo da bebida. Pare apenas quando os primeiros resíduos surgirem no fundo.

Adquira os vinhos da Famiglia, clicando no banner abaixo!

Adquira os vinhos a Famiglia

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os decanters, é só preparar o jantar, escolher um bom rótulo e surpreender os amigos!

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de curtir a página da Casa Valduga no Facebook para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre vinhos e gastronomia!




Por
26/09/2017


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!