Uvas

O estado do Rio Grande do Sul é  o maior produtor de uvas finas do país, superando 870 mil toneladas este ano. Mas na hora de escolher um rótulo gaúcho, você sabe quais castas dão origem aos melhores vinhos? Afinal, cada cepa se adapta melhor a um clima e solo.

Se você ainda tem dúvidas, acompanhe o post! Nele, vamos contar quais as principais uvas produzidas em solo gaúcho

Continuar lendo

Bebida mais famosa de todos os tempos e presente desde os primórdios das civilizações, o vinho hoje está presente em praticamente todo o planeta, sendo classificado em Velho Mundo e Novo Mundo. Encontramos excelentes produtos em vários países, desde os mais tradicionais como França e Itália, até os mais modernos, como Austrália e Brasil.

Mas você sabe o que são, afinal, uvas autóctones? Sabia que elas podem ser, por vezes, a melhor expressão de uma região produtora? Para conhecer a história dessas castas e a força que elas possuem junto a enófilos do mundo inteiro, confira o abaixo o material exclusivo que a Casa Valduga preparou para você!

Continuar lendo

Cada um dos fatores que atuam no resultado final de um vinho esconde muitas possibilidades e, para quem está começando a mergulhar no mundo dos vinhos, entender os motivos que geram todas essas diferenças pode ser um tanto complicado.

Pensando nisso, preparamos este post para explicar como é possível que vinhos da mesma região tenham aromas, cores e sabores distintos. Preparado? Acompanhe!

Continuar lendo

Quando o assunto é vinho, as primeiras castas que vêm à cabeça são as populares Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay? Todas elas dão origem a rótulos deliciosos e cheios de personalidade, porém, que tal inovar um pouco e dar chance para novas uvas?

Novos produtores e vinícolas de renome estão reavaliando seus conceitos sobre a Petit Verdot, dando a ela a oportunidade de mostrar suas qualidades.

Confira abaixo as características dessa uva e como ela dá origem a vinhos excepcionais!

Continuar lendo

Se você é enófilo ou simplesmente gosta de apreciar um bom vinho, provavelmente tem como objetivo experimentar as diferentes variedades de rótulos disponíveis no mercado, correto? O que nem todo mundo sabe, é que uma mesma uva pode produzir tanto vinho branco quanto vinho tinto — estando tudo ligado ao modo de produção e à identidade da vinícola.

No artigo de hoje, você vai conhecer quais são as 13 uvas mais tradicionais na produção de vinho.

Continuar lendo

Não é preciso ser um enólogo ou um profundo conhecedor de vinhos para saber que a qualidade da safra de uva de um determinado ano influencia — e muito! — a excelência dos vinhos produzidos. 

Entretanto, como a cada ano a safra de uva é influenciada por diferentes fatores, no post de hoje, trouxemos informações preciosas sobre o que você pode esperar para a safra de uva 2017 da Casa Valduga! Vamos lá?

Continuar lendo

O debate entre vinhos do Novo e do Velho Mundo acontece há bastante tempo, e a verdade é que podemos encontrar rótulos de alta qualidade oriundos de ambas as partes, onde muitas vezes são elaborados com a mesma variedade de uva. Um dos exemplos mais famosos são os vinhos da uva Malbec, amplamente difundida em solo argentino.

Para conhecer mais sobre a história da Malbec, como ela chegou à América Latina e como ela resulta em vinhos de qualidade notável, acompanhe-nos ao longo deste artigo!

Continuar lendo

Oriunda da Espanha, a uva Tempranillo é muito utilizada na elaboração de vinhos tintos. Devido à sua boa adaptação aos diferentes climas e solos, ela tem sido cultivada em diversos países no último século, como na Argentina, Austrália, Estados Unidos e África do Sul.

Quer conhecer outras particularidades da uva Tempranillo e dos seus rótulos? Então continue a leitura!

Continuar lendo

Se você é um bom degustador de vinhos, é comum que esteja sempre buscando conhecer novos aromas e variedades para sofisticar o seu paladar, não é mesmo? E, na tentativa de encontrar os melhores exemplares, mais cedo ou mais tarde, é inevitável que você acabe se deparando com a nobre e saborosa uva Carménère.

Continue a leitura e saiba os 5 fatos mais importantes sobre a peculiar uva Carménère. 

Continuar lendo

Que Merlot e Cabernet Sauvignon são as duas uvas tintas mais usadas no mundo na produção de vinho, você talvez já saiba. Mas, por acaso, conseguiria diferenciar uma da outra?

Antes de propor esse desafio, vamos passar uma “cola” bem completa com tudo o que você precisa saber sobre a uva Merlot, sua origem, principais características e dicas de harmonização! Quer ver? Então, fique de olho!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!