Chá preto: saiba o que é e quais são os benefícios


Chá preto: saiba o que é e quais são os benefícios

O chá-preto é uma bebida muito famosa por ajudar a emagrecer. O que pouca gente sabe é que, assim como o chá branco e o chá-verde, ele é feito a partir da planta Camellia sinensis. Apesar do nome, não apresenta coloração preta, mas sim um tom que tende para o marrom avermelhado.

A bebida se destaca pela grande quantidade de cafeína. Por isso, muitas pessoas optam por essa opção para ficarem com mais energia ao longo do dia. Além disso, o chá-preto tem ação antioxidante, melhora o humor e previne doenças do coração e cerebrais degenerativas.

Continue a leitura e conheça mais sobre essa bebida e os seus benefícios!

O que é o chá-preto?

O chá-preto é obtido a partir dos brotos e das folhas mais velhas da Camellia sinensis. A diferença para as outras bebidas está na forma como ele é elaborado. Nesse caso, a erva é colhida e passa pelo processo de murchar — que dura de 12 a 20 horas. Em seguida, é enrolada à mão ou em máquinas especiais.

Depois, a planta segue para a etapa de oxidação, na qual as folhas e brotos se modificam em contato com o oxigênio. Nessa fase são produzidos dois tipos de polifenóis que dão cor e sabor à bebida. Dessa forma, o chá adquire coloração avermelhada e sabor característico, além de aumentar o seu tempo de conservação. Quanto mais longo for esse processo, mais suave será no paladar.

Como esse método de preparo resulta em uma fermentação maior, o chá-preto tem ação antioxidante menor do que a dos demais chás, além de maior quantidade de cafeína. Quando a oxidação finaliza, as folhas são secas e seguem para o envase.

O chá-preto é uma bebida suave, com muitas notas de defumado, cacau, madeira e tabaco. Alguns apresentam outros sabores, como cranberry e hibisco, que trazem notas frutadas e complementadas por nuances florais. Essa mistura garante combinações leves e equilibradas.

Dica: Conheça os 8 principais benefícios do consumo de chás

Quais nutrientes estão presentes na bebida?

Por ter grande quantidade de cafeína, o chá-preto deve ser consumido com moderação, pois pode provocar insônia. A vantagem é que essa substância tem propriedades estimulantes, fomentando o pleno funcionamento do cérebro, diminuindo a sensação de cansaço e sonolência ao longo do dia.

A cafeína também ajuda na digestão, pois aumenta a produção de ácidos digestivos. Além disso, a ação termogênica do composto, aliado a uma alimentação saudável, estimula a queima de gorduras e auxilia no emagrecimento.

O chá-preto conta também com flavonoides — compostos com alta propriedade antioxidante que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. Eles atuam diminuindo o colesterol ruim (LDL) e também apresentam ação anti-inflamatória. Porém, essa versão tem uma quantidade de polifenóis menor do que o chá-verde e o chá branco.

A L-teanina é outra substância importante presente nos chás. O aminoácido age no cérebro e aumenta os níveis de dopamina, serotonina e ácido gama aminobutírico (GABA), neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento.

Por fim, o chá-preto conta com taninos, também possuindo ação antioxidante. Estes composto também são amplamente encontrados nos vinhos tintos, reafirmando os já conhecidos benefícios que diversas bebidas podem nos proporcionar. 

Quais são os seus benefícios?

Com tantos nutrientes, é de se esperar que o chá-preto tenha muitos benefícios para a saúde. Confira, a seguir, algumas vantagens de consumir a bebida regularmente, mas sempre com moderação.

Ajuda a emagrecer

O chá-preto é muito associado com o emagrecimento. Sua principal relação com a perda de peso está na cafeína, substância que, como vimos, acelera o metabolismo e facilita a queima de gordura.

Outro ponto importante é que a bebida apresenta bons níveis de catequina — um polifenol com forte ação antioxidante. A substância ajuda a reduzir o apetite e também atua na diminuição de gorduras no organismo.

Uma xícara de chá-preto tem, em média, apenas duas calorias. Por isso, se você deseja manter o peso, é importante que a bebida seja consumida sem a adição de açúcar. Ela também atua como um poderoso diurético e, por isso, diminui o inchaço causado pela retenção de líquidos.

Protege o cérebro

A degeneração do cérebro é um processo natural que acontece, em geral, por inflamações e pela oxidação das células cerebrais causadas por radicais livres. Por ter polifenóis, o chá-preto age neutralizando esse problema.

Sua potente ação antioxidante é a responsável por proteger o cérebro e outros órgãos, como a pele. Além disso, a cafeína presente em altos níveis aumenta o fluxo sanguíneo cerebral e estimula a atenção e a concentração.

Previne doenças cardiovasculares

Manter o controle do colesterol LDL é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Quando o corpo não produz esse hormônio corretamente aumenta-se o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.

O consumo regular de chá-preto ajuda a controlar esse colesterol, graças aos polifenóis presentes na bebida. Além disso, a cafeína tem influência na dilatação dos vasos sanguíneos e evita ataques cardíacos, por exemplo.

Aumenta a imunidade

Os taninos presentes no chá-preto são benéficos porque garantem a saúde do sistema digestivo e ainda têm a capacidade de combater vírus como os responsáveis pela gripe, disenteria e hepatite. Além disso, a bebida tem efeito antibacteriano.

A catequina, por exemplo, ajuda a reduzir a incidência de tumores e o desenvolvimento de doenças como o câncer. O chá também contém antígenos, substâncias que elevam a imunidade do corpo e diminuem a frequência do aparecimento de problemas de saúde.

Dica: Casa Madeira amplia portfólio de chás gelados

Traz energia

Como já mencionamos, a cafeína do chá-preto funciona como um estimulante e pode servir como substituto do café. Além disso, existe uma substância encontrada apenas no chá: a teofilina. Esse composto estimula o sistema respiratório, rins e coração, mantendo o organismo saudável e com bastante energia.

O chá-preto pode ser consumido quente ou frio, de preferência entre as refeições. Isso porque algumas substâncias presentes na bebida atrapalham a absorção de certos nutrientes, como o ferro. Também não é recomendado ingerir o chá durante a noite, pois a cafeína pode dificultar o sono.

Gostou de saber mais sobre o chá-preto? Quer experimentar uma bebida de qualidade e com sabor surpreendente? Então acesse o nosso site e não deixe de conhecer os nossos produtos!




Por
16/11/2018

Enólogo, Sommelier e Embaixador da Marca.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!