Artigos por Lucas Simões

Quem não provou, certamente já ouviu falar na uva Tannat. Nos últimos anos diversos consumidores de vinhos se renderam aos encantos da intensa casta européia. De origem francesa, seu nome revela muito de sua identidade, onde Tannat faz referência direta aos marcantes e numerosos taninos, que ganham o coração daqueles que adoram vinhos de personalidade forte. 

Continue a leitura e conheça mais sobre a uva Tannat e suas características!

Continuar lendo

É impossível falar sobre alguns tipos de alimento e não pensar em tradição no consumo e na fabricação. O vinho é um ótimo exemplo disso. Os chás também podem ser citados. Mas, afinal, você já parou para pensar na importância de um azeite bom para muitas pessoas?

Em algumas nações, como Brasil, Portugal, Chile, Itália e França, o azeite é um item indispensável na cozinha. Ele participa tanto da preparação real de pratos variados quanto da sua finalização, dando aquele toque especial que só a alta gastronomia pode proporcionar.

No Brasil, a sua utilização vem crescendo cada vez mais. Por isso, saber escolher um azeite bom para os seus preparos culinários — e até para a finalização daquela saladinha tão saudável — é algo fundamental. Confira, então, dicas importantes para lidar com essa questão. Boa leitura!

Continuar lendo

O suco de uva é uma excelente opção para hidratar e manter o bom funcionamento do corpo. Além de ser uma bebida saborosa e que combina com qualquer época do ano, o suco integral da fruta oferece uma variedade de benefícios para a saúde. Entre os responsáveis por essas propriedades positivas estão os bioflavonoides, os taninos, diversas vitaminas, minerais e o resveratrol — substância presente na casca da uva que protege o alimento contra o ataque de fungos.

O suco integral de uva é um ótimo aliado da saúde em todas as fases da vida. Ao contrário dos produtos industrializados e vendidos em caixas, ele é elaborado utilizando a fruta inteira, incluindo casca e semente. Isso garante que todas as propriedades serão aproveitadas e estarão presentes no líquido. A bebida não contém álcool e pode ser consumida por crianças.

Entenda melhor a seguir quais são os principais benefícios do consumo regular do suco integral de uva.

Continuar lendo

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

Para comemorar essa data em grande estilo, confira alguns rótulos especiais.

Continuar lendo

A magia da gastronomia e da harmonização de vinhos e pratos está nas inúmeras possibilidades de combinações que criam novos sabores e resultam em experiências sensoriais inesquecíveis.

Você já imaginou, por exemplo, degustar um queijo gorgonzola acompanhado de um vinho doce? Acredite, fica delicioso! Achou interessante? Confira no post 10 dicas deliciosas de harmonização de vinhos.

Continuar lendo

O mês de dezembro é sempre cheio de comemorações, e a virada do ano é uma das mais esperadas. Seja por tradição ou superstição, essa época vem carregada de rituais de passagem e simbolismos. Para entrar no novo ano com o pé direito, as pessoas recorrem a várias tradições, como pular sete ondas, usar as cores da sorte e também apreciar um bom espumante na festa de Réveillon.

Neste post listamos alguns dos melhores espumantes para o réveillon. Continue a leitura e saiba qual é a melhor maneira de harmonizá-los na hora de servir.

Continuar lendo

É indiscutível que o clima natalino modifica nossos gostos e formas de agir, nos tornando mais afetivos e mostrando que pequenos momentos são de extrema importância. Estar junto de amigos e familiares, compartilhando o alimento e com o acompanhamento de bons vinhos, são prioridade na ceia natalina, que independente do prato ou rótulo escolhido o verdadeiro propósito é unir pessoas.

Entretanto, vamos admitir que uma mesa farta, repleta de delícias, torna o momento mais convidativo. E se além de uma saborosa refeição conseguirmos selecionar vinhos tão bons quanto os pratos escolhidos, a experiência se tornará memorável.

Continuar lendo

O que faz um vinho se tornar uma bebida harmoniosa e de sabor notável são os elementos indispensáveis que o compõem. O álcool, o tanino e a acidez, por exemplo, são componentes que estruturam e trazem personalidade a um rótulo.

Mas, você sabe como perceber a acidez no vinho? Conhece sua importância? Continue a leitura e aprenda tudo sobre essa particularidade do delicioso néctar da uva!

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!