Artigos por Lucas Simões

O universo da enologia é repleto de termos bastante particulares. Às vezes, nem o enófilo mais estudioso consegue dar conta de todos eles. Um desses termos trata das denominações de origem, que apesar de ser uma nomenclatura bastante comum no mundo dos vinhos, muitas pessoas não sabem do que se trata.

Neste texto nós vamos te explicar o que são as denominações de origem, como elas foram criadas e qual sua influência na qualidade dos vinhos. Se você tem interesse em saber mais, continue acompanhando!

Continuar lendo

Os temperos e especiarias fazem parte da nossa história há bastante tempo. Muito antes de Cabral chegar por aqui, os europeus já haviam desbravado o Oriente em busca de ervas aromáticas, pimentas e corantes. O uso em massa desses ingredientes se espalhou por todo mundo, e hoje quase ninguém faz um prato sem dar aquele toque especial com algum tempero de sua preferência. 

Para não errar na hora da harmonização, veja agora como combinar uma boa taça de vinho com alimentos condimentados!

Continuar lendo

Você já deve ter reparado que as pessoas mais experientes na degustação de vinhos seguem uma série de etapas para avaliar a bebida, não é mesmo? Isso acontece porque, para realmente apreciar o exemplar, é necessário conseguir identificar suas principais características

Criamos este conteúdo para ajudar você a desenvolver e usar cada um dos seus sentidos na hora de apreciar vinhos. Preparado? Então vamos lá!

Continuar lendo

Você já deve ter ouvido alguém falar que todo champanhe é espumante, mas que nem todo espumante é champanhe. Frase clássica do mundo do vinho, a afirmação se faz verdadeira porque, como você também já deve saber, para ter a nomenclatura francesa, o produto deve ser da região homônima. Afinal, estamos falando de uma Apelação de Origem Controlada (AOC) que é das mais tradicionais e rígidas do mundo.

Mas você sabia que, além de champanhe, há outras denominações mundo afora para a bebida de Dom Perignon? Na Espanha, por exemplo, o espumante Cava é o mais famoso de todos. Ficou curioso? Acompanhe este post e descubra a história, o método de produção e todos os demais detalhes sobre esse vinho delicioso!

Continuar lendo

Do cultivo da uva à prateleira do mercado, a elaboração do vinho passa por uma série de etapas extremamente importantes para a qualidade final da bebida. Como uma obra de arte, todas as etapas da vinificação são fundamentais, como o processamento da matéria-prima, fermentação alcoólica, maturação em barricas de carvalho e demais processos, até o momento de seu engarrafamento. 

Muitas vezes passando desapercebido, o envase correto é essencial para que a bebida de Baco seja realmente digna de agradar até os deuses. Não sabe como é feito o engarrafamento? Acompanhe este post e descubra!

Continuar lendo

Bebida mais famosa de todos os tempos e presente desde os primórdios das civilizações, o vinho hoje está presente em praticamente todo o planeta, sendo classificado em Velho Mundo e Novo Mundo. Encontramos excelentes produtos em vários países, desde os mais tradicionais como França e Itália, até os mais modernos, como Austrália e Brasil.

Mas você sabe o que são, afinal, uvas autóctones? Sabia que elas podem ser, por vezes, a melhor expressão de uma região produtora? Para conhecer a história dessas castas e a força que elas possuem junto a enófilos do mundo inteiro, confira o abaixo o material exclusivo que a Casa Valduga preparou para você!

Continuar lendo

Enólogos, enófilos e sommeliers, claro, realizam esses rituais em contextos apropriados, sem estardalhaço. Resta, porém, a dúvida: será que esse gestual todo é mesmo necessário? Em que ele melhora a experiência do vinho? E mais: o que eu posso fazer para degustar melhor minha próxima garrafa?

Para ajudar você a sanar essas e outras questões relativas à degustação de vinhos, a Casa Valduga preparou este material com tudo o que você precisa saber para tirar o máximo proveito da sua adega sem se tornar o enochato do grupo. Confira!

Continuar lendo

Cada um dos fatores que atuam no resultado final de um vinho esconde muitas possibilidades e, para quem está começando a mergulhar no mundo dos vinhos, entender os motivos que geram todas essas diferenças pode ser um tanto complicado.

Pensando nisso, preparamos este post para explicar como é possível que vinhos da mesma região tenham aromas, cores e sabores distintos. Preparado? Acompanhe!

Continuar lendo

No Brasil, os chamados vinhos suaves ou doces ainda sofrem muito preconceito, sendo associados a bebidas de baixa qualidade e que têm a oferecer pouco mais do que uma ressaca memorável na manhã seguinte.

Para ajudar você a quebrar esse preconceito e expandir as possibilidades da sua adega, preparamos este material com tudo o que você precisa saber para se deliciar com alguns dos melhores vinhos já produzidos. 

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!